WhatsApp: conheça suas versões e precificação

Sumário

O WhatsApp tem se tornado uma ferramenta cada vez mais popular entre as empresas que desejam estabelecer uma comunicação mais próxima e efetiva com seus clientes. Afinal, 94% dos entrevistados de uma pesquisa da Mobile Time alegaram que acessam o aplicativo diariamente.

Atualmente, o Brasil só fica atrás da Índia, país mais populoso do mundo, em número de contas no WhatsApp. Sendo assim, é latente a necessidade de investir na ferramenta como canal de atendimento ao cliente e vendas. Recentemente, o aplicativo anunciou testes de novas funcionalidades que prometem impactar positivamente o relacionamento entre as contas business e seus usuários.

Clientes e empresas estão de olho nessas melhorias e você precisa se atualizar. Continue a leitura e entenda as vantagens de usar a plataforma oficial e garantir a satisfação do seu time de atendimento e, principalmente, dos seus consumidores.

O WhatsApp e suas versões

Antes de tudo, é importante falarmos sobre as atuais versões do WhatsApp para uso empresarial e pessoal. São elas: 

  • App para cliente do WhatsApp;
  • App WhatsApp Business;
  • Plataforma do WhatsApp Business.

App para cliente do WhatsApp

É a versão mais conhecida, adotada para uso pessoal, presente em 99% dos celulares brasileiros, conforme aponta a pesquisa Opinion BOX 2022, referência em dados de mensageria no Brasil.

Lançado em 2009 e vendido ao Facebook em 2014, o aplicativo permite que os usuários enviem mensagens de texto, voz, imagem, vídeo e arquivos para outros usuários do aplicativo em todo o mundo.

O uso é gratuito e pode ser acessado tanto via smartphone quanto na versão Web. O usuário pode realizar enquetes, criar comunidades com número ilimitado de pessoas e compartilhar localização em tempo real.

Um dos recursos mais utilizados, sobretudo durante a pandemia de Covid-19, as chamadas de vídeo se popularizaram e hoje é possível conversar ao mesmo tempo com até 32 pessoas em um grupo.

A criptografia de ponta a ponta é um dos fatores de segurança que protegem a privacidade do usuário e permitem, por exemplo, a realização de transações bancárias.

Parece simples, mas o WhatsApp revolucionou as comunicações, rompeu fronteiras e não para de evoluir e se adequar às necessidades dos usuários.

App WhatsApp Business

Ele já foi chamado de WhatsApp Business, porém, foi renomeado recentemente e ganhou o nome de App WhatsApp Business. É indicado para pequenos negócios que contam com um baixo fluxo de atendimento. 

Sua versão é bem parecida com a de uso pessoal, cujo acesso é feito via app no celular, porém, conta com alguns recursos úteis para as empresas, como as respostas automáticas (boas-vindas e ausências), geolocalização da empresa, acesso ao catálogo de produtos, carrinho de compras e a possibilidade de finalizar a compra com cartão de crédito e débito.

O uso também é gratuito. Apesar das limitações de algumas funcionalidades, o App WhatsApp Business é uma excelente opção para a automatização do atendimento. Porém, é importante ter atenção quanto às políticas de uso, para não ter o número bloqueado ou até mesmo banido pela META.

Veja mais sobre o banimento de contas

Plataforma WhatsApp Business

A Plataforma do WhatsApp Business é o nome dado pela META para o uso comercial da versão oficial do WhatsApp para atendimento em negócios. A META não apenas é dona do Facebook e Instagram, como também gerencia e estabelece regras de uso e precificação para o aplicativo.

Essa versão é mais robusta, com funcionalidades abrangentes que podem ser integradas a plataformas de atendimento multicanal, como o Escallo. 

Com a Plataforma WhatsApp Business é possível: 

  • enviar mensagens em massa;
  • realizar ações de confirmação de agenda;
  • integrar com chatbots;
  • automatizar e personalizar conversas;
  • usar recursos interativos como botões e menus inteligentes.

Diferentemente das versões já mencionadas aqui, a Plataforma WhatsApp Business é paga. As cobranças são realizadas conforme modelos de categorias de conversa previamente estabelecidas e aprovadas pela META: autenticação, utilidade e marketing. Cada tipo de conversa tem um valor específico que varia conforme o país.

Conheça as regras de uso e modelos de precificação

Com a Plataforma WhatsApp Business você: 

  • fica em conformidade com as políticas do Facebook/Meta;
  • não corre risco de bloqueio do número;
  • não corre risco de banimento;
  • não precisa usar celular para realizar as interações;
  • tem mais segurança com os dados dos seus clientes. 

É inegável que o WhatsApp está se consolidando cada vez mais como uma ferramenta importante para as empresas que desejam estabelecer uma comunicação efetiva com seus clientes, contribuindo significativamente para o sucesso de seus negócios.

Parceria Escallo e META

O Escallo é parceiro oficial da META para a prestação dos serviços de mensageria no WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram, integrando os principais e mais importantes canais de atendimento ao cliente em uma só tela. 

Além de maior confiabilidade na interação com os seus clientes, a parceria Escallo e META possibilita:

  • mais rapidez na interação com o cliente;
  • aumento na produtividade;
  • mais autonomia para o cliente com o autoatendimento;
  • acesso a relatórios de conversas em tempo real;
  • acesso ao histórico de atendimentos;
  • checagem dos principais indicadores de atendimento;
  • realização de pesquisas de satisfação.

Atualmente, gerenciar toda a comunicação da sua empresa e ter uma visão amplificada do seu negócio são vantagens inegociáveis para os gestores de atendimento de todos os portes e segmentos.

É inegável que o WhatsApp é uma ferramenta valiosa para melhorar a experiência do cliente, fortalecer o relacionamento e fidelizar. Como resultado, já conquistou seu espaço entre os clientes e as empresas, oferecendo diversas vantagens a ambos, como permitir que os clientes interajam com as marcas a qualquer momento e de qualquer local.

Conheça as melhorias que a união Escallo e Plataforma WhatsApp Business podem promover no seu atendimento.

Plataforma Escallo
Veja também:
Blog Futurotec | Conteúdos criativos e exclusivos Saiba tudo sobre governança, tecnologia, criatividade e outros assuntos do meio corporativo no nosso Blog.
Você também pode gostar

Sumário

Compartilhe

Não perca nenhuma novidade! Assine nossa newsletter.
Não mandaremos spam!
REVOLUCIONE SEU ATENDIMENTO

Sumário

Obrigado 👏🏻 por assinar 🎉 nossa newsletter! 🥳