Guia prático do WhatsApp Business API

WhatsApp Business API
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Com o WhatsApp Business API sua empresa pode ter uma comunicação mais eficiente de maneira simples e descomplicada. Essa opção possibilita automatizar os atendimentos de seus clientes, proporcionando mais qualidade e agilidade para o setor de atendimento.

Com o advento da era digital, as redes sociais e os aplicativos de mensagens instantâneas passaram a ocupar um espaço considerável no tempo e na vida das pessoas ao redor do mundo.

Neste post, vamos explicar o que é o WhatsApp Business API, como funciona e quais são os benefícios desse serviço. Continue lendo e veja o passo a passo para implementar na sua empresa!

O que é e como funciona o WhatsApp Business API?

O WhatsApp Business API, solução desenvolvida pelo Facebook, facilita a comunicação entre as empresas de diversos portes, com os clientes dos mais variados segmentos.

A ideia é integrar o aplicativo de mensagens à uma plataforma digital — o serviço permite

que, em um único número, diversos agentes realizem um atendimento de qualidade ao mesmo tempo. 

Diferentemente do WhatsApp Messenger (versão tradicional), que utiliza um número móvel, o WhatsApp Business API pode atuar por um número fixo, o que faz com que uma empresa possa receber suas ligações e mensagens de texto no mesmo número fixo já conhecido pelos clientes. Ele também permite o registro de interações e atendimentos centralizado, possibilitando melhor gestão do contato. 

Assim como permite que o atendimento seja realizado por meio dos chatbots, sem a necessidade de um agente humano, para alguns serviços. O autoatendimento possibilita filtrar melhor o que o cliente deseja, com maior autonomia, sem precisar esperar na fila para ser atendido.

Autoatendimento

A grande vantagem do autoatendimento é a redução expressiva nas demandas para a equipe da central de atendimento. Veja alguns exemplos do que é possível oferecer com esse serviço:

  • confirmação de data e hora de agendamento;
  • visualização de preparos e orientações;
  • informações e baixa de laudo;
  • fornecimento de endereço da empresa e suas unidades;
  • divulgação de lançamento de produtos e serviços;
  •  habilitação provisória para liberar internet sem ter que falar com atendente;
  • solicitação de segunda via da fatura.

Atendimento e Pré-atendimento

O chatbot colhe informações sobre o atendimento pretendido para facilitar e agilizar o trabalho do agente, reduzindo o tempo médio de atendimento da central de relacionamento.

Com o WhatsApp Business API, seja no pequeno ou no grande volume de atendimentos,

o fluxo de interações e soluções será mais rápido e otimizado — uma oportunidade de evidenciar a eficiência da sua marca no mercado.

No WhatsApp Business API não há risco de bloqueio ou cancelamento da conta para empresas com práticas transparentes de utilização da ferramenta e que seguem, na íntegra,

as regras de uso determinadas pelo Facebook.

Quais os benefícios do WhatsApp Business API para o seu negócio?

Os benefícios do WhatsApp Business API vão além da entrega feita pela versão do

WhatsApp Business. Além da comunicação rápida e instantânea, a solução

possibilita uma quantidade ilimitada de atendentes no mesmo número de telefone

e a automatização do atendimento.

Além dessas, é possível identificar mais algumas vantagens significativas com o uso

da solução.

Geração de relatórios de atendimento

Os dados referentes a cada contato realizado, seja com clientes, seja com leads

interessados, são registrados e servem como indicadores de análise e criação de

estratégias para melhorias no atendimento ao cliente.

Com a plataforma, esses dados já não precisam ser coletados manualmente. Os relatórios são emitidos de acordo com as informações que você deseja visualizar — quantidade de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes, contatos recebidos em um período etc.

Possibilidade de conquistar o selo verde

O “selo verde” de autenticação do WhatsApp Business API é o atestado da segurança ao

usuário. Ele é a prova de que o número pertence à empresa e que todas as regras

são seguidas corretamente. O selo verde confere maior credibilidade ao seu

negócio e melhor referenciamento no mercado.

WhatsApp como canal de atendimento em um sistema omnichannel

 É possível integrar o WhatsApp Business API a uma plataforma de atendimento digital e assim centralizar todos os seus atendimentos.

Com o avanço da tecnologia, as pessoas têm preferido buscar atendimento por aplicativos de mensagem e, ao centralizar essas informações, seus atendentes terão um trabalho mais organizado, com informações em uma única tela e conseguirão otimizar melhor suas  demandas.

Passo a passo para ter uma conta WhatsApp Business API

A obtenção de uma conta corporativa com a solução de integração não é complexa, mas é

fundamental seguir todas as etapas para garantir um bom uso de todas as funcionalidades.  

Veja o passo a passo para incorporar o WhatsApp Business API ao seu negócio!

O primeiro passo para quem deseja utilizar a solução WhatsApp Business API é obter a aprovação do Facebook, cadastrando-se no Gerenciador de Negócios para verificação da conta.

Depois da verificação, com a aprovação liberada, a empresa deve coletar o Facebook Business Manager ID, que é o dado responsável pela criação da conta — WhatsApp Business Account. Basta acessar, no Gerenciador de Negócios, as Configurações do Negócio para fazer a coleta.

Depois que a conta estiver criada e aprovada, será necessário definir o nome (display name) e o número do contato no WhatsApp, selecionando no Gerenciador de Negócios a conta à qual você deseja vincular o número correspondente — todas as pessoas que desejarem entrar em contato com a sua empresa verão essas informações. 

Para implementar os serviços de automatização integrada e garantir maior eficiência e resultados no seu negócio, você pode contar com o Escallo — uma plataforma completa multicanal desenvolvida para revolucionar a área de atendimento.

Como você pode ver, as etapas são simples para ter um relacionamento inovador na sua empresa. São milhares de pessoas utilizando o WhatsApp no Brasil e seus clientes merecem esse diferencial de atendimento. 

Gostou do post e percebeu uma oportunidade de melhoria no atendimento da sua empresa? Entre em contato agora mesmo e saiba como o Escallo pode ajudar a escalar o seu negócio com um serviço como o WhatsApp Business API! 

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