Voicebot: entenda como o assistente virtual por voz pode fazer a diferença no seu atendimento

Sumário

O dinamismo do atendimento, com disponibilidade a qualquer hora do dia ou da noite, está cada vez mais popular graças às contribuições da Inteligência Artificial (IA). Com isso, além do chatbot, as empresas podem contar com os serviços do voicebot.

Com o objetivo de melhorar o fluxo de atendimento e dar vazão às demandas que não exigem interação com os atendentes, essa é mais uma alternativa para os consumidores e clientes — em vez de mensagens, a interação ocorre por voz.

Neste post, você vai entender melhor o que é o voicebot, como funciona, suas vantagens e diferenças para o chatbot e outras ferramentas automáticas. Continue lendo para entender se faz sentido para a sua empresa!

O que é e como funciona o voicebot?

Já faz um tempo que os sites contam com um recurso a mais de comunicação com os usuários, o chatbot. Por ele, as pessoas podem entrar em contato com a empresa 24 horas por dia, 7 dias por semana, para fazer agendamentos, deixar sugestões ou tirar dúvidas.

O assistente virtual por mensagens é programado para interagir de forma semelhante a um agente humano, trazendo respostas com base nas perguntas mais frequentes — quando o usuário digita palavras-chave, o bot reproduz uma série de soluções possíveis.

Para complementar esse serviço, agora existe também o voicebot, que mantém a mesma configuração do chat, porém com interação por voz.

Nele, as mensagens são pré-gravadas e armazenadas no banco de dados, com respostas de acordo com a escolha no menu de opções disponibilizadas no início da conversa. A voz é de um robô, mas que imita bem a de um humano, o que traz proximidade para o usuário.

Quais as vantagens de usar o voicebot?

Embora o atendimento por voicebot seja automático e predefinido, o banco de dados reúne diversas possibilidades de respostas, imprimindo mais fluidez para a chamada. Com o autoatendimento o usuário tem mais autonomia e liberdade para conduzir o teor da própria chamada.

As respostas são mais rápidas, simplificadas pelo automatismo e pela inteligência tecnológica, que consegue captar as principais necessidades dos usuários de acordo com o segmento, aplicar na voz por bot e solucionar problemas simples, como bloqueios e desbloqueios de serviços ou código de barras de uma fatura, entre outros.

Outra vantagem do voicebot é que o sistema entende todas as mensagens, até mesmo aquelas com algum ruído ou barulho, que não interferem na compreensão do que o usuário precisa, seja a digitação do CPF para informações, seja a segunda via de fatura, por exemplo.

Em caso de problemas mais complexos que não sejam resolvidos automaticamente, o próprio sistema se encarrega de redirecionar a chamada para o setor responsável. Um ganho de tempo para o cliente e de credibilidade para a empresa.

O voicebot também contribui para a redução de custos, uma vez que não é necessário manter um time grande de atendentes. Mesmo com o crescimento das demandas e aumento no número de clientes, com uma boa ferramenta é possível absorver o fluxo e manter o padrão de atendimento e os processos sob controle.

Por fim, a experiência do usuário pode ser transformada para melhor com as interações por voicebot. As palavras e expressões são familiares, o que deixa a conversa humanizada, eliminando o desconforto de falar com um robô.

Apesar de o chatbot ainda ser mais utilizado e conhecido, essa é uma alternativa que pode complementar as estratégias de atendimento. Junto com a URA inteligente, que é responsável pela estrutura do menu de possíveis perguntas, é um recurso que agrega valor ao negócio.

Como o voicebot funciona na plataforma Escallo?

O Escallo é uma plataforma multicanal completa de atendimento ao cliente, sendo o voicebot mais uma funcionalidade disponível para os variados segmentos — clínicas, laboratórios, hospitais, universidades, provedores de internet — com serviços que podem ser automatizados e personalizados.

Com a integração do call center aos outros canais de atendimento, o voicebot potencializa a resolução de problemas de um jeito prático, rápido e efetivo. Nossa proposta de atendimento está totalmente sustentada por uma estratégia omnichannel.

Isso quer dizer que o cliente pode iniciar um atendimento voicebot e finalizar direto no setor em uma mesma chamada. O Escallo permite que você esteja disponível para o seu público sempre que ele precisar, independentemente do canal escolhido.

O bom do Escallo é que, além de toda a estrutura de atendimento e autoatendimento, a plataforma tem um sistema completo de gerenciamento e otimização dos processos.

Dessa forma, o gestor do atendimento consegue acompanhar o desempenho do negócio e tomar decisões conscientes, utilizando indicadores personalizados, com dados importantes sobre os atendimentos realizados na central de atendimento ou site.

Com o voicebot você pode ampliar sua forma de atender clientes e facilitar a interação com aqueles que preferem o bom e velho telefone, mas buscam mais autonomia e rapidez na resolução dos problemas. A funcionalidade tem o mesmo dinamismo de uma conversa humana, mas com a praticidade de focar apenas no que é mesmo necessário.

Gostou do post? Que tal aproveitar a visita para conferir mais um conteúdo interessante, dessa vez com nossas 5 dicas para ter uma gestão de call center de sucesso!

Siga nossas redes sociais: FacebookInstagramLinkedInYouTube e WhatsApp!

Plataforma Escallo
Veja também:
Blog Futurotec | Conteúdos criativos e exclusivos Saiba tudo sobre governança, tecnologia, criatividade e outros assuntos do meio corporativo no nosso Blog.
Você também pode gostar

Sumário

Compartilhe

Não perca nenhuma novidade! Assine nossa newsletter.
Não mandaremos spam!
REVOLUCIONE SEU ATENDIMENTO

Sumário

Obrigado 👏🏻 por assinar 🎉 nossa newsletter! 🥳