Veja 5 ações para melhorar o atendimento em 2023

Sumário

Na reta final de um ano repleto de desafios para manter os negócios ativos, é hora de pensar nas melhorias do atendimento em 2023. Acima de tudo, a satisfação do cliente, independentemente do setor ou segmento de mercado, é essencial para manter o público fidelizado.

As melhorias nascem de uma análise profunda sobre os possíveis erros já cometidos, o cenário atual e as tendências de relacionamento. Portanto, antes de promover mudanças, o primeiro passo é traçar um paralelo entre o que foi realizado e o que se almeja para o futuro.

Foi pensando nisso que abordamos neste post a importância da postura do gestor, ao mesmo tempo trazemos dicas para deixar o atendimento da sua empresa ainda melhor em um ano que promete ser revolucionário! Boa leitura!

Qual é o papel do gestor de atendimento?

Uma equipe capacitada e preparada para atender qualquer perfil de cliente deve ser conduzida por um gestor que conheça bem os desafios da área. Mais que isso, alguém que transmita segurança e tranquilidade em momentos de conflitos e dificuldades.

Se até bem pouco tempo o atendimento do call center era promovido por uma central telefônica, agora precisa inovar com as soluções digitais. Em outras palavras, o papel do gestor é garantir que a equipe seja capaz de absorver novas ferramentas sem comprometer a qualidade do atendimento.

Em um mundo cada vez mais dominado por aplicações de inteligência artificial, o gestor deve amparar a equipe para lidar com essas demandas. Por exemplo, os chatbots, agentes virtuais que imitam os agente humanos em suas interações de atendimento.

Nesse sentido, o que parecia o fim da atuação dos atendentes nada mais é do que um ganho de tempo. Com a absorção tecnológica de pequenos atendimentos sem grande relevância, os atendentes são liberados para se dedicarem a etapas mais importantes.

Cabe ao gestor acompanhar de perto as transições e implementações impostas à área de atendimento nos últimos anos. Todavia, as empresas que desejam se manter competitivas e rentáveis precisam cuidar do presente, com um olhar apurado no futuro, promovendo mudanças que façam real sentido para o negócio.

Como melhorar o atendimento em 2023?

Já ouviu o ditado “nada é tão bom que não possa ser melhorado”? Assim é o atendimento ao cliente, que tem sempre algo para ser incorporado. Sabemos que o ano novo é sempre um ponto de partida para refletir sobre as possibilidades de melhorias.

Entretanto, nem sempre o que é aplicável a uma empresa pode ter impacto positivo em outra, ainda que pertençam ao mesmo segmento. Para definir ações e estratégias que levem a mudanças no atendimento em 2023 é preciso cautela.

De dentro para fora e de fora para dentro, uma avaliação panorâmica sobre as perspectivas para a área traz maior dimensão do que pode ou não dar certo na sua empresa. Assim, para ajudar, listamos 5 dicas de como você pode fazer esse processo!

1. Faça um balanço do atendimento em 2022

Nessa altura já é possível tecer impressões de como foi o atendimento da sua empresa ao longo do ano. Para auxiliar você nesse tópico, aqui vão alguns pontos de análise: 

  • número de atendimentos realizados em 2022 comparados ao ano de 2021;
  • nível de satisfação do cliente apurado nas pesquisas correspondentes;
  • número de reclamações de clientes;
  • perdas de clientes sob alegação de mau atendimento;
  • captação de novos clientes por meio de indicações.

Esses são apenas alguns exemplos, mas você pode acrescentar outros tantos, conforme o atendimento realizado na sua empresa. A partir dessas respostas será possível traçar um plano de ação que inclui melhorias significativas e consistentes.

2. Esteja atento aos vários perfis de consumidor

Dependendo do seu tipo de negócio, o perfil do público pode variar a todo momento, como acontece nas áreas da saúde, educação e outras prestações de serviço. Pode não parecer, mas o público idoso anda tão ou mais digital que a geração millennial.

É fundamental identificar seu público majoritário, além dos canais e formas de atendimento preferidos por ele. Não deixe de lado aqueles que são minoria, mas foque em quem pode gerar atendimentos mais produtivos e rentáveis — adequar é dizer que você se preocupa em atender bem, não importa o perfil do cliente.

3. Fique de olho nas multimídias e redes sociais

Embora seu foco principal ainda seja promover a interação pessoal, as redes sociais cada vez mais são usadas para fins corporativos. Isso porque aproveitar o ambiente para interagir e apresentar seus produtos e serviços é algo muito comum na atualidade.

Dos famosos Instagram, Facebook e WhatsApp, redes em ascensão estão dividindo a atenção dos usuários e seguidores. Competindo com notável expressividade estão o TikTok e o Telegram, mostrando que há espaço para todos.

Em 2023 é bem possível que as empresas vão explorar ainda mais as redes sociais para se comunicarem com consumidores e clientes. Nada mais relevante do que aproveitar o hype e estar exatamente onde o cliente estiver, para não ficar atrás da concorrência.

4. Tome ciência da curva de crescimento do autoatendimento

O autoatendimento é um canal que ganhou abrangência, sobretudo, durante a pandemia, já que as pessoas tiveram de respeitar as regras de isolamento. A versatilidade imposta ao call center acelerou o processo de aplicação da inteligência artificial, que já era tendência no atendimento. 

Seja por meio do chat disponível no site, seja no WhatsApp, seja no Telegram, os menus inteligentes (URA) oferecem respostas práticas para perguntas e dúvidas que não carecem de um atendente — um formato que deve se consolidar no atendimento em 2023.

Caso a sua empresa ainda não tenha aderido às soluções e ferramentas tecnológicas no atendimento, considere para o próximo ano. Na nova Lei do SAC, a multicanalidade passa a ser obrigatória, assim como a disponibilidade de horário 24h por dia, 7 dias por semana. 

Uma adequação necessária para quem não quiser ser penalizado deixando de cumprir os requisitos previstos. Sem contar as exigências da Lei de Proteção de Dados (LGPD), que aborda as questões que envolvem o uso, tratamento e armazenamento de dados.

5. Considere o metaverso como uma tendência real

Você certamente já ouviu falar desse termo, mas talvez não saiba como funciona e pode impactar na área de atendimento. Surgido nos anos 90, o conceito é relativamente novo para a maioria das pessoas que quer entender como funciona na prática.

O metaverso promove uma integração entre os mundos, real e virtual, com vivências digitais, porém, com interferência física. Ainda não é possível determinar como o conceito será efetivamente utilizado no atendimento de muitas empresas, mas é uma tendência que vale acompanhar e se preparar para investir em breve.

Como você pode ver, as melhorias no atendimento estão associadas a movimentos naturais que vão de encontro à tecnologia. Assim, como influenciador, o gestor é figura crucial para mostrar às equipes que a tecnologia é uma aliada e não uma surrupiadora de empregos.

Contudo, as pessoas continuam sendo essenciais e úteis dentro de um mercado em que a tecnologia agrega valor e potencializa a capacidade de serviços. Os sistemas e aplicações inteligentes só vão proporcionar mais bem-estar no ambiente de trabalho — um coletivo de ações e estratégicas para melhorar o atendimento em 2023 e evidenciar a sua marca.

Se você gostou deste post e deseja saber de todas as atualizações sobre a área de atendimento, aproveite para acompanhar a gente nas redes sociais. Estamos no Instagram e LinkedIn sempre com novidades!

Plataforma Escallo
Veja também:
Blog Futurotec | Conteúdos criativos e exclusivos Saiba tudo sobre governança, tecnologia, criatividade e outros assuntos do meio corporativo no nosso Blog.
Você também pode gostar

Sumário

Compartilhe

Não perca nenhuma novidade! Assine nossa newsletter.
Não mandaremos spam!
REVOLUCIONE SEU ATENDIMENTO

Sumário

Obrigado 👏🏻 por assinar 🎉 nossa newsletter! 🥳