Você precisa conhecer essas 4 tendências para clínicas

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Na área da saúde, quem deseja sair à frente da concorrência precisa buscar diferenciais. Isso quer dizer que, conhecer as principais tendências para clínicas médicas e de diagnóstico por imagem pode colocar um negócio em vantagem competitiva.

A pandemia cresceu e com ela os desafios de muitos empreendedores e gestores para manter seus negócios ativos. Mesmo para quem atua na saúde, atrair e reter pacientes é um dos principais objetivos em tempos tão difíceis.

Mas, afinal, o que são tendências? Neste post, você vai entender o conceito e por que é tão importante ficar de olho no que surge de inspiração ou novidade. Continue lendo e veja 4 das principais tendências para clínicas que você não pode deixar de conferir!

O conceito e a importância de acompanhar as tendências na área da saúde

Se você pesquisar nos dicionários, encontrará para o significado de tendência algo como aquilo que influencia alguém a seguir por um caminho determinado ou agir de uma forma específica.

Assim, no cenário empresarial, tudo o que é considerado tendência está propenso a chamar a atenção das pessoas e agregar valor a um negócio. Logo, é algo que pode ser bom, se utilizado ou implementado de modo adequado.

O sentido de tendência está associado a novidades e, na saúde, muitas mudanças ocorreram nos últimos anos. A tecnologia é uma das grandes responsáveis por transformações que melhoraram os serviços das clínicas e a relação com os pacientes.

Embora os serviços médicos sejam ainda a principal motivação de procura dos pacientes, todos os outros serviços servem para somar esforços em busca da preferência do público da clínica.

Portanto, as tendências podem ser estratégias para oferecer uma experiência única de encantamento, a ponto de o paciente não desejar ser cuidado em outra clínica. Da primeira interação até as consultas e procedimentos, é fundamental surpreender e impactar positivamente.

Mesmo não sendo a retenção de pacientes uma tarefa fácil, com as ferramentas certas, equipes engajadas e um olhar especial sobre as tendências é possível traçar um caminho de sucesso e fidelização a partir de práticas inovadoras.

As tendências para clínicas médicas e de diagnóstico por imagem

As tendências são como novidades e estão se consolidando no mercado, ganhando forma. Muitas clínicas ainda não aderiram à maioria delas pela falta de entendimento, estrutura ou por não encontrarem razão para fazer mudanças.

É nesse contexto que você, empreendedor visionário, deve atuar para vencer seus concorrentes — identificar entre as tendências aquelas que fazem sentido para o seu negócio e estudar os meios para implementar o quanto antes. Trouxemos 4 das mais importantes e atuais tendências da área da saúde. Confira!

1. Adaptação à LGPD

A LPGD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), que passou a vigorar a partir de setembro de 2020, determina que nenhum estabelecimento está autorizado a fazer coleta, utilização ou armazenamento de dados sem que o usuário tenha ciência e permita uma dessas ações.

Mesmo com o vigor, as empresas terão até agosto de 2021 para se adaptarem a essa nova realidade. Essa é uma tendência para não apenas ficar de olho, mas adotar medidas práticas, pois quem for pego descumprindo as regras poderá ser penalizado, sujeito a sanções pesadas, como a multa de até 2% do faturamento. 

A preparação exige uma revisão geral nos processos e em como eles são executados. Em cada atendimento, os pacientes devem ser notificados sobre a finalidade de uso dos dados, concordando ou não que eles sejam coletados, tratados e armazenados.

Caso o paciente não autorize o uso de dados, cada vez que ele interagir com a clínica será como a primeira vez, devendo o atendente coletar e tratar as informações, novamente, sem armazená-las, a menos que o paciente permita.

Além de rever os processos, treinar a equipe e conscientizar sobre a LGPD pode assegurar melhor adaptação. Os atendentes precisam compreender o aspecto legal da questão para evitar erros que acarretem problemas judiciais.

2. Atenção concentrada na experiência do cliente

Certamente, você já ouviu falar na experiência do usuário e na preocupação que as empresas devem ter para que ela seja o mais agradável possível. Por mais que seja difícil associar o sentido de agradável ao ambiente médico, é preciso pensar na satisfação do cliente.

Uma clínica médica ou por diagnóstico de imagem, mesmo vinculada à saúde e a momentos de fragilidade das pessoas, não deixa de ser um negócio e de enxergar o paciente como alguém crucial para o faturamento e o sucesso da empresa.

Por isso, em todos os setores, tipos de serviços e contatos, o paciente deve ser colocado no centro e receber atenção total. É importante que ele se sinta acolhido, ouvido e, sobretudo, perceba os esforços da clínica para resolver seus problemas, não importando se de menor ou maior proporção.

Apesar de a relação médico-paciente ter um peso relevante na garantia de uma boa experiência, para ser completa todos os outros serviços da clínica devem apresentar níveis elevados de qualidade, desde o primeiro contato, passando pelas burocracias, até os resultados.

3. Marketing médico

Embora não seja apontado, necessariamente, como uma novidade, trouxemos o marketing médico para a lista, pois ainda são poucos os profissionais que se utilizam dessa estratégia para atrair pacientes e aumentar o fluxo da clínica.

As redes sociais, cada dia mais, favorecem o aumento da visibilidade e, quando um perfil médico é bem gerenciado, pode imprimir autoridade e aproximar potenciais pacientes — há sempre alguém em busca de informações confiáveis em relação à saúde.

Com a pandemia e a necessidade de isolamento social, muitos profissionais tiveram de repensar suas estratégias para se manterem ativos na mente dos pacientes. Dessa forma, médicos e profissionais especializados têm, agora, um nicho que pode ser amplamente explorado.

4. Foco total no atendimento do cliente

Essa é uma das tendências mais importantes e de maior impacto na relação dos pacientes com uma clínica médica. É por esse motivo que deixamos para o final, ou seja, para fechar com chave de ouro um assunto que precisa interessar a gestores empenhados em fazer da sua clínica a melhor da área da saúde.

É essencial cuidar do atendimento desde o primeiro contato e não somente quando o paciente chega à clínica. Todo cliente tem uma jornada e um ciclo de vida em relação à empresa prestadora de serviços.

Durante o atendimento, é preciso manter os olhos fixos no cliente, evitando a todo custo que ele se sinta arrependido da escolha. Os impactos originados pela pandemia já são grandes o suficiente para que você tenha problemas com o atendimento.

Solução multicanal

Lembra quando falamos no início sobre a tecnologia e como ela pode ser aliada de uma clínica médica? Imagine se você puder disponibilizar diversos canais de interação e contato para seus pacientes. 

Com uma solução multicanal, essa é uma tendência que já se tornou realidade. O paciente pode escolher o canal por onde deseja ser atendido — WhatsApp, chat web, site, central telefônica — com a mesma interação e padronização características da clínica.

Essa é uma forma inteligente de desenvolver uma escuta ativa, eliminar as longas filas de espera e evitar a perda de clientes por mau atendimento. Ao contar com uma plataforma integrada, que permite centralizar todo o atendimento, será possível, inclusive, gerir a qualidade do trabalho da equipe. 

As pessoas estão, agora, conectadas, utilizando a virtualidade para agilizar seus contatos e agendamentos, deixando a parte presencial apenas para as consultas e exames médicos — uma economia de tempo e dinheiro para todos. 

Outro aspecto que salienta a importância dessa tendência é que uma solução tecnológica, voltada para o atendimento ao cliente, consegue monitorar e acompanhar todas as interações. Assim, caso seja necessário, o gestor pode intervir e fazer correções em tempo hábil. 

Mais do que tendências para clínicas, esses são vislumbres de sucesso para o seu negócio. Agora, cabe a você, como gestor, a decisão de reformular seus processos, treinar suas equipes e viabilizar a contratação de uma solução automatizada com funcionalidades multicanais.

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