Tecnologia na saúde: 5 inovações que você precisa conhecer!

Tecnologia na Saúde
7 minutos para ler

Quando se fala em tecnologia na saúde é normal pensar em procedimentos médicos de alta performance, auxiliados pela inteligência artificial. Entretanto, os avanços tecnológicos beneficiam as áreas de gestão e operação das clínicas, hospitais e laboratórios.

As inovações não param e, cada vez mais, promovem melhorias significativas na prestação de serviços ao aprimorar os processos e oferecer uma experiência diferenciada e satisfatória aos clientes e pacientes.

O objetivo deste post é refletir sobre a atuação da tecnologia na saúde e apresentar as novidades e tendências do mercado. Continue lendo e veja 5 inovações importantes que você não pode deixar de conferir e implementar no seu negócio!

O papel da tecnologia na área da saúde

A evolução tecnológica alcançou patamares que, em um passado não muito distante, parecia algo inimaginável e visto apenas nos filmes futuristas. Contudo, ser atendido por um robô com as mesmas características de uma pessoa e interagir para solicitar serviços, já é uma realidade no dia a dia da área médica.

Essa é apenas uma das contribuições da tecnologia para o segmento da saúde. Além dos diversos equipamentos de última geração, utilizados em procedimentos e cirurgias, as soluções tecnológicas foram desenvolvidas para dinamizar e aprimorar os processos burocráticos.

Com isso, gradualmente, negócios como clínicas, hospitais e laboratórios podem se valer de estratégias e recursos digitais, utilizando as inovações tecnológicas como ferramentas de gestão para se destacar em um mercado competitivo e complexo, como a área da saúde.

5 inovações tecnológicas na área da saúde

Quando falamos em inovação e tecnologia na saúde, nos referimos às tendências do mercado, se tratando de soluções que ajudem a tornar o atendimento e os serviços mais eficientes e ágeis.

O comportamento do público, no geral, mudou diante da transformação digital e da possibilidade de resolver uma infinidade de problemas sem sair de casa. Fazer agendamentos, confirmar procedimentos e conferir resultados de exames são burocracias minimizadas pela virtualidade.

Para exemplificar a atuação da tecnologia na saúde, trouxemos as 5 principais inovações tecnológicas voltadas para o segmento, que vale a pena você conferir e viabilizar para a sua empresa!

1. Telemedicina

Se no âmbito social as conversas virtuais são comuns em aplicativos e ambientes de bate-papo, no corporativo as soluções despontam como tendência facilitar a comunicação entre clientes, profissionais e empresas.

A telemedicina — atendimento médico à distância por meio da tecnologia — é umas inovações que desperta interesse e desconfiança, ao mesmo tempo. Se por um lado, pessoas estão acostumadas a se deslocar para consultas, por outro, a comodidade de ser atendido pelo médico sem precisar sair de casa pode ser bastante atrativa.

Para clientes com acompanhamento contínuo e de rotina, consultar um médico por videoconferência utilizando a tela do computador ou do smartphone é um benefício, pois em muitos casos, os encontros são rápidos e sem muitas intercorrências.

Do outro lado, o médico terá acesso aos dados e exames dos seus clientes e pacientes para então fechar um diagnóstico mais preciso, emitir laudos completos e, assim, determinar o melhor tipo de tratamento.

2. Prontuário eletrônico

Imagine que os clientes e pacientes já não precisem mais se deslocar com um grande volume de resultados de exames e procedimentos, a cada vez que forem a uma consulta médica diferente.

O prontuário eletrônico é uma solução tecnológica criada para centralizar e concentrar as informações médicas dos pacientes em um ambiente virtual, onde só as pessoas autorizadas por login e senha terão acesso, como os médicos e técnicos de imagem.

Com isso, as impressões não serão necessárias, evitando gastos com papel, assim como os receituários que, quando feitos à mão, podem apresentar erros ou divergências quanto ao nome e dosagem dos medicamentos.

Um atendimento mais ágil e completo — esse é o objetivo do prontuário eletrônico para a área médica ao armazenar, digitalmente, o maior número de dados possível sobre um paciente, e de forma prática e privada acessar as informações necessárias.

3. Software de gestão

Para que um negócio seja bem-sucedido é fundamental fazer um gerenciamento completo e eficiente das atividades, que envolvem desde o atendimento até as salas dos consultórios médicos.

O software de gestão é uma das inovações de maior impacto na área médica. Muitos gestores entendem do negócio, considerando as especialidades, mas pecam ao cuidar dos processos e das burocracias, sobretudo, administrativas e financeiras.

Uma solução integrada permite a visualização de todas as operações em um mesmo ambiente, otimizando a gestão de processos para melhor controle e acompanhamento em tempo real.

Além de melhorar a comunicação entre as equipes, a rotina tende a uma operação mais transparente, baseada em dados, que favorece o fluxo das atividades e a tomada de decisão do gestor.

Os departamentos — atendimento, administrativo, compras, financeiro, gestão de pessoas — são primordiais para manter a confiabilidade e visibilidade da unidade de saúde no conceito dos seus clientes.

4. Plataforma de atendimento multicanal

A área de atendimento é um capítulo à parte, com papel de grande relevância na trajetória da tecnologia na saúde. É no atendimento que se inicia o contato e o relacionamento entre o público e a empresa médica.

Na era digital, a central telefônica já não comporta o volume de chamadas ou a falta de opções para o público acostumado com a virtualidade. É preciso inovar e aderir ao atendimento multicanal de estratégia omnichannel.

Uma plataforma de atendimento multicanal vai proporcionar um atendimento rápido, ágil e minimizar as filas de espera. A solução pode integrar diversos canais como telefonia, chatbot, WhatsApp, Messenger do Facebook e criar para a sua empresa uma identidade única dos atendimentos, não importando o canal utilizado no contato.

A inovação tecnológica estimula as empresas a criarem facilidade de atendimento para seus clientes onde ele estiver e superar as expectativas para atrair, reter e fidelizar o público-alvo.

5. Business Intelligence

Os dados são verdadeiras preciosidades para qualquer tipo de negócio. O BI ou Business Intelligence, ou ainda Inteligência de Negócios, tem como princípio básico a coleta e análise de dados para auxiliar a gestão na tomada de decisão.

A infinidade de dados gerados, diariamente, em decorrência das operações e atividades, se perderia facilmente se não fosse a intervenção precisa do BI para filtrar e selecionar os dados mais importantes para serem transformados em informações confiáveis.

Com o Business Intelligence é possível mapear e mensurar o atendimento e identificar as estratégias que mais surtiram efeito, auxiliando, inclusive, na criação de campanhas de divulgação de serviços ou imagem do negócio.

A tecnologia na saúde tem sido cada vez mais importante para todas as áreas do segmento, e se você deseja ser destaque em um cenário tão competitivo, considere investir em soluções inovadoras, evitando a desatualização e a perda de espaço mercadológico.

Ficou surpreso com as diversas possibilidades de revolucionar o seu negócio com inovação e tecnologia? Aproveite então a visita em nosso blog, saiba como funciona a nossa plataforma de atendimento para a área da saúde e como ela pode favorecer o seu negócio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário