Tecnologia na saúde: 5 inovações que você precisa conhecer!

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Quando se fala em tecnologia na saúde é normal pensar em procedimentos médicos de alta performance, auxiliados pela inteligência artificial. Entretanto, os avanços tecnológicos beneficiam também as áreas de gestão e operação das clínicas, hospitais e laboratórios.

As inovações não param e, cada vez mais, promovem melhorias significativas na prestação de serviços ao aprimorar os processos e oferecer uma experiência diferenciada e satisfatória aos clientes e pacientes.

O objetivo deste post é refletir sobre a atuação da tecnologia na saúde e apresentar as novidades e tendências do mercado. Continue lendo e veja 5 inovações importantes que você não pode deixar de conferir e implementar no seu negócio!

O papel da tecnologia na área da saúde

A evolução tecnológica alcançou patamares que, em um passado não muito distante, parecia algo inimaginável e visto apenas nos filmes futuristas. Contudo, ser atendido por um robô com as mesmas características de uma pessoa e interagir para solicitar serviços já é uma realidade no dia a dia da área médica.

Essa é apenas uma das contribuições da tecnologia para o segmento da saúde. Além dos diversos equipamentos de última geração utilizados em procedimentos e cirurgias, as soluções tecnológicas foram desenvolvidas para dinamizar e aprimorar os processos burocráticos.

Com isso, gradualmente, negócios como clínicas, hospitais e laboratórios podem se valer de estratégias e recursos digitais. Tudo isso ao utilizar as inovações tecnológicas como ferramentas de gestão para se destacar em um mercado competitivo e complexo, como a área da saúde.

As 5 principais inovações tecnológicas na área da saúde

Quando falamos em inovação e tecnologia na saúde nos referimos às tendências do mercado, sobre soluções que ajudam a tornar o atendimento e os serviços mais eficientes e ágeis.

O comportamento do público, no geral, mudou diante da transformação digital e da possibilidade de resolver uma infinidade de problemas sem sair de casa. Fazer agendamentos, confirmar procedimentos e conferir resultados de exames são burocracias minimizadas pela virtualidade.

Para exemplificar a atuação da tecnologia na saúde, trouxemos as 5 principais inovações tecnológicas voltadas para o segmento, que vale a pena você conferir e viabilizar para a sua empresa!

1. Telemedicina

Se no âmbito social as conversas virtuais são comuns em aplicativos e ambientes de bate-papo, no corporativo as soluções despontam como tendência para facilitar a comunicação entre clientes, profissionais e empresas.

A telemedicina — atendimento médico à distância por meio da tecnologia — é umas inovações que desperta interesse e desconfiança, ao mesmo tempo. Se, por um lado, pessoas estão acostumadas a se deslocar para consultas, por outro, a comodidade de ser atendido pelo médico sem precisar sair de casa pode ser bastante atrativa.

Para clientes com acompanhamento contínuo e de rotina, consultar um médico por videoconferência utilizando a tela do computador ou do smartphone é um benefício, pois em muitos casos, os encontros são rápidos e sem muitas intercorrências.

Do outro lado, o médico terá acesso aos dados e exames dos seus clientes e pacientes para, então, fechar um diagnóstico mais preciso, emitir laudos completos e, assim, determinar o melhor tipo de tratamento.

2. Prontuário eletrônico

Imagine que os clientes e pacientes já não precisam mais se deslocar com um grande volume de resultados de exames e procedimentos a cada vez que forem a uma consulta médica diferente.

O prontuário eletrônico é uma solução tecnológica criada para centralizar e concentrar as informações médicas dos pacientes em um ambiente virtual, em que só as pessoas autorizadas por login e senha terão acesso, como os médicos e técnicos de imagem.

Com isso, as impressões não serão necessárias, evitando gastos com papel, assim como os receituários que, quando feitos à mão, podem apresentar erros ou divergências quanto ao nome e dosagem dos medicamentos.

Um atendimento mais ágil e completo — esse é o objetivo do prontuário eletrônico para a área médica ao armazenar, digitalmente, o maior número de dados possível sobre um paciente, e de forma prática e privada acessar as informações necessárias.

3. Software de gestão

Para que um negócio seja bem-sucedido é fundamental fazer um gerenciamento completo e eficiente das atividades, que envolvem desde o atendimento até as salas dos consultórios médicos.

O software de gestão é uma das inovações de maior impacto na área médica. Muitos gestores entendem do negócio, considerando as especialidades, mas pecam ao cuidar dos processos e das burocracias, sobretudo administrativas e financeiras.

Uma solução integrada permite a visualização de todas as operações em um mesmo ambiente, otimizando a gestão de processos para melhor controle e acompanhamento em tempo real.

Além de melhorar a comunicação entre as equipes, a rotina tende a uma operação mais transparente, baseada em dados, que favorece o fluxo das atividades e a tomada de decisão do gestor.

Os departamentos — atendimento, administrativo, compras, financeiro, gestão de pessoas — são primordiais para manter a confiabilidade e visibilidade da unidade de saúde no conceito dos seus clientes.

4. Plataforma de atendimento multicanal

A área de atendimento é um capítulo à parte, com papel de grande relevância na trajetória da tecnologia na saúde. É no atendimento que se inicia o contato e o relacionamento entre o público e a empresa médica.

Na era digital, a central telefônica já não comporta o volume de chamadas ou a falta de opções para o público acostumado com a virtualidade. É preciso inovar e aderir ao atendimento multicanal de estratégia omnichannel.

Uma plataforma de atendimento multicanal vai proporcionar um atendimento rápido, ágil e minimizar as filas de espera. A solução pode integrar diversos canais como telefonia, chatbot, WhatsApp e Messenger do Facebook, além de criar para a sua empresa uma identidade única dos atendimentos, não importando o canal utilizado no contato.

A inovação tecnológica estimula as empresas a criarem facilidade de atendimento para seus clientes onde eles estiverem, e superar as expectativas para atrair, reter e fidelizar o público-alvo.

5. Business Intelligence

Os dados são verdadeiras preciosidades para qualquer tipo de negócio. O BI (Business Intelligence) ou Inteligência de Negócios tem como princípio básico a coleta e análise de dados para auxiliar a gestão na tomada de decisão.

A infinidade de dados gerados diariamente em decorrência das operações e atividades se perderia facilmente se não fosse a intervenção precisa do BI para filtrar e selecionar os dados mais importantes, para serem transformados em informações confiáveis.

Com o Business Intelligence é possível mapear e mensurar o atendimento e identificar as estratégias que mais surtiram efeito, auxiliando, inclusive, na criação de campanhas de divulgação de serviços ou imagem do negócio.

A tecnologia na saúde tem sido cada vez mais importante para todas as áreas do segmento e, se você deseja ser destaque em um cenário tão competitivo, considere investir em soluções inovadoras, evitando a desatualização e a perda de espaço mercadológico.

Ficou surpreso com as diversas possibilidades de revolucionar o seu negócio com inovação e tecnologia? Aproveite então a visita em nosso blog, saiba como funciona a nossa plataforma de atendimento para a área da saúde e como ela pode favorecer o seu negócio!

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