Sociedade 5.0: inteligência e tecnologia

6 minutos para ler

A evolução humana e a evolução tecnológica caminham juntas. Tanto que novos conceitos surgem a cada novo passo. Desta vez, falaremos da sociedade 5.0, que está cada dia mais conectada. 

O avanço da tecnologia visa dar agilidade às nossas tarefas do cotidiano. Ao mesmo tempo, são criados novos modelos e termos de sociedade para promover o bem comum e uma nova organização social.

Mas você sabe o que significa sociedade 5.0? Sabe quais são suas características e como as empresas devem se preparar para atender esse perfil de público? Essas e outras dúvidas é o que responderemos neste artigo. Então, fique com a gente e continue a leitura!

O que é sociedade 5.0?

Sociedade 5.0 é um termo utilizado para conceituar um novo modelo de organização social. Seu objetivo é utilizar as tecnologias da indústria 4.0 em prol do bem-estar do planeta e das pessoas.

Além disso, o desenvolvimento tecnológico deve ser centrado no ser humano. Ou seja, usar big data, internet das coisas (IoT) e inteligência artificial (IA) para criar soluções tecnológicas a favor das pessoas.

O termo surgiu no Japão, em 2016, e foi apresentado no ano seguinte na Alemanha. A proposta é ter uma aproximação entre o mundo real e o virtual para solucionar problemas econômicos e sociais.

Em outras palavras, o modelo visa criar cidades conectadas. Isso significa implementar a tecnologia nas mais diversas áreas para proporcionar facilidade e eficiência ao público. Dessa forma, teríamos soluções tecnológicas integradas nos segmentos:

  • indústria;
  • varejo;
  • saúde;
  • transporte;
  • segurança pública.

Para entender melhor, veja como foi a evolução da sociedade até agora:

  • sociedade 1.0 — vivia um estilo nômade, focado na caça;
  • sociedade 2.0 — desenvolvimento da agricultura e criação de animais;
  • sociedade 3.0 — quando houve a primeira revolução industrial a partir do surgimento de motores a vapor;
  • sociedade 4.0 — era da informação, com o advento do computador e da internet.

Quais são os pilares da sociedade 5.0?

Como vimos até aqui, o bem-estar do ser humano é o principal objetivo dos avanços tecnológicos na sociedade 5.0. Portanto, a implementação desse modelo de vida se sustenta com pilares importantes.

Os quatro principais que falaremos a seguir são:

  • sustentabilidade;
  • qualidade de vida;
  • inclusão;
  • abertura.

Sustentabilidade

Sustentabilidade significa sustentar ou conservar um processo ou sistema. Logo, o seu conceito trata da forma como as pessoas devem agir em relação ao meio ambiente. É isso que esse pilar da sociedade 5.0 defende.

Seu objetivo é promover a diminuição do desperdício de comida e a melhoria dos índices ambientais. Além disso, viabilizar o desenvolvimento de tecnologias para o bem-estar social e o meio ambiente. 

Esse modelo de sociedade busca diminuir ou eliminar a degradação de ecossistemas. Com isso, reduz as chances de extinção de espécies, alterações climáticas e uso de materiais poluentes.

Qualidade de vida

Quando falamos em qualidade de vida, logo pensamos em conforto, facilidade, segurança, saúde, entre outros aspectos. Nesse pilar, o propósito da sociedade 5.0 é facilitar a rotina das pessoas. 

Mais do que isso, busca deixar as cidades mais seguras, reduzir os impactos globais e incentivar a melhoria da saúde. No âmbito profissional, há o objetivo de promover ambientes de trabalho menos estressantes e levar o trabalhador para tarefas mais intelectuais.

Inclusão

Sabemos que muitos lugares ainda não têm acesso a tecnologias já consideradas básicas, como internet e telefonia. Logo, eles ficam ainda mais distantes de receber recursos avançados. 

Diante disso, esse pilar tem por objetivo levar a tecnologia para localidades remotas e pessoas que não têm acesso pelas condições econômicas. Assim, o propósito da sociedade 5.0 é criar soluções acessíveis a todos para promover igualdade.

Abertura

Entender a necessidade do outro é fundamental para o desenvolvimento de tecnologias que suprem possíveis carências. Afinal, como vimos até aqui, o objetivo é gerar bem-estar às pessoas.

Portanto, esse pilar defende a participação da sociedade na criação de ideias e projetos. Dessa forma, não se limita apenas a empresários, cientistas ou especialistas.

Como se preparar para atender esse perfil de público?

Já conseguimos entender que o conceito de sociedade 5.0 é promover a presença da tecnologia na nossa rotina. Como consequência disso, teremos ampla acessibilidade, com pessoas mais inteligentes, exigentes e que desfrutem da qualidade de vida.

Portanto, tais mudanças já exigem das empresas sua modernização e transformação digital. Ou seja, para que a sociedade 5.0 alcance seus objetivos, é preciso que os processos dos negócios se tornem mais eficientes e rápidos. Além disso, que tenham menos erros, custos baixos e foco em dados.

Na área de atendimento ao cliente, por exemplo, a inteligência artificial já atua na evolução do setor e, como consequência, da sociedade. Ela dá aos sistemas a autonomia de tomar decisões sem haver interferência humana.

Além da IA, o atendimento ao cliente deve conter outras tecnologias, como analytics, big data e machine learning. Isso porque há um grande volume de dados disponível atualmente. 

Dessa forma, é preciso fazer uma análise desses dados para entender o comportamento do consumidor da sociedade 5.0. A partir dos levantamentos e das tecnologias, a área de atendimento ao cliente conseguirá entregar respostas eficientes ao público.

O chatbot, por exemplo, é uma ferramenta já muito utilizada por várias empresas. Ele nada mais é do que um software programado para conversar com as pessoas de forma automatizada.

Essa é uma das soluções que utiliza a inteligência artificial como base de desenvolvimento. Além disso, o robô passa por um processo de evolução a partir da análise de interação entre as pessoas. Assim, é possível oferecer um atendimento humanizado de forma automática. 

Como vimos, a tendência é que, na sociedade 5.0, as pessoas se beneficiem ainda mais da tecnologia. Afinal, o objetivo é promover o bem-estar e dar mais qualidade de vida ao ser humano. 

Para isso, é preciso que haja também uma mudança na mentalidade da população, não só uma evolução tecnológica. Outro fator importante é que as empresas estimulem iniciativas de digitalização.

Que tal começar a fazer parte da sociedade 5.0 agora? Automatize o setor de atendimento ao cliente na sua empresa e ofereça mais agilidade ao seu consumidor. Entre em contato com a gente pelo WhatsApp ou acesse o nosso site para conhecer o Escallo!

Siga nossas redes sociais: FacebookInstagramLinkedInYouTube e WhatsApp!

Plataforma Escallo
Você também pode gostar

Deixe um comentário