Social selling: entenda o conceito e tire suas dúvidas

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Social selling é um termo já difundido no mercado, mas muitas empresas desconhecem a aplicação e o significado. Com o crescimento das redes sociais como canal de negócios, seu uso é fundamental para as estratégias de marketing e vendas. 

A transformação digital e a mudança no comportamento do consumidor fortalecem a necessidade de uso dessa ferramenta. Afinal, se construir um relacionamento confiável e duradouro já é difícil no espaço físico, o desafio é ainda maior no ambiente online.

Ficou interessado em saber o que é e como funciona o social selling? Continue lendo para entender as vantagens dessa proposta e conferir os passos para implementar de forma eficiente na sua empresa!

O que é o social selling?

Grosso modo, podemos dizer que o social selling é, naturalmente, uma evolução das estratégias de vendas, porém, voltadas para o ambiente online. Nesse sentido, seu principal objetivo é oportunizar ou aumentar as vendas nas redes sociais, com a construção de um relacionamento sólido.

Para isso, é preciso incluir no planejamento de marketing digital suas técnicas capazes de gerar proximidade e confiança. A intenção é captar leads e consumidores com perfil de clientes da empresa, desenvolvendo uma credibilidade gradativa.

O social selling não tem pressa de fechar uma venda, pois valoriza cada etapa do funil de vendas. Assim, é possível conduzir, nutrir e evoluir o lead por uma caminho com chances maiores de decisão a favor da empresa.

A aplicação da estratégia tem como missão aumentar o potencial de atração, conversação e fidelização dentro das redes de maior relevância. Na chamada venda social, o contato aparentemente despretensioso com os consumidores, aos poucos desencadeia para o reconhecimento do valor da marca. 

É a partir daí que o social selling adota uma postura mais persuasiva, para convencer o consumidor a fazer negócio com a empresa. A essa altura, o lead ou consumidor já se identifica com empresa e se percebe como futuro cliente.

Quais são as vantagens desse conceito?

O social selling ganhou mais projeção com a ampliação da internet e acesso democratizado aos mais variados perfis de público. Com isso, as empresas têm um alcance maior a todos os consumidores, não importa a condição financeira ou social, por exemplo. 

A comunicação e interação se estabelecem com aqueles leads e consumidores com grandes chances de conversão. Dessa forma, o uso do social selling aumenta a proximidade, trazendo benefícios para o negócio. Selecionamos algumas dessas vantagens!

Vendas em ciclos mais curtos

A humanização é um dos princípios do social selling na interação com o consumidor-alvo, por isso, é provável que as vendas aconteçam mais rápido. Embora sem pressa, o efeito reverso ocorre exatamente porque o cliente não se sente pressionado. 

Desde o início ele se enxerga como importante para a marca, deixa-se envolver e trocar informações de valor para a estratégia. Aos poucos, ele será conduzido pelo funil de vendas de forma sutil, mostrando interesse pelos produtos e serviços — uma oportunidade ímpar para o fortalecimento dos laços.

Aprofundamento nas dores dos clientes

Quando se fala em estreitar o relacionamento é praticar uma escuta ativa para compreender as necessidades e desejos dos leads, consumidores e clientes. Além de colocar o cliente no centro do negócio, o aprofundamento permite encontrar soluções mais adequadas individualmente. 

Nesse contexto, o social selling possibilita personalizar o atendimento, criando diferenciais competitivos importantes. Afinal, quem não gosta de ser atendido pelo nome e ter um registro de conversas anteriores para não precisar repetir informações básicas novamente?

Fidelização dos clientes ativos

Tudo bem que o foco principal da venda social é captar novos clientes, ou seja, investir no relacionamento com os leads até que eles sejam parte da carteira. No entanto, serve também para manter os clientes existentes engajados, satisfeitos e cada vez mais fiéis à marca.

Além de preservar e unificar a qualidade do atendimento dispensado a todo o público da empresa, os clientes ativos se tornam promotores naturais. Pode até ser que sejam eles os fortalecedores da imagem para aqueles leads abordados nas redes sociais.

O cliente de longa data também quer saber das novidades e melhorias, ter acesso a produtos e serviços recém-implementados. Como resultado, a fidelização melhora as taxas de retenção e, consequentemente, a credibilidade e visibilidade da empresa.

Como implementar o social selling na sua empresa?

A expansão das redes sociais como canal corporativo fez com que a venda social voltasse aos holofotes do mercado. No entanto, como toda ferramenta comercial, deve ser usada de modo estratégico, pensando nos recursos disponíveis e no público que será abordado. 

Trouxemos alguns passos que vão ajudar você no planejamento e na aplicação da estratégia para vender mais e melhorar os resultados da sua empresa!

Entenda o perfil do seu público

Para fazer uma abordagem apropriada e dar continuidade ao relacionamento é essencial se conectar com quem pode se tornar um cliente. Por exemplo, se o seu negócio é uma clínica médica, não adianta fazer social selling com quem está em busca de um pacote de internet. 

Além disso, com uma persona bem-definida, conhecendo as principais características, dores e necessidades, será mais fácil imprimir um tom de voz e linguagem adequados. O modo de dialogar com a população idosa é bem diferente das pessoas que pertencem à geração dos millennials.

Invista nas redes sociais certas

Onde está o seu público de elevado potencial de conversão? Uma estratégia de sucesso é aquela que consegue alcançar as pessoas certas. Isso quer dizer que nem todas as redes sociais são indicadas para você implementar o social selling. 

De nada adianta intensificar a comunicação no Instagram se o maior público da sua empresa interage pelo WhatsApp. Com uma interação mais abrangente, pode ser necessário criar estratégias diferentes para cada tipo de rede.

Mantenha o relacionamento

Dissemos desde o início que o social selling é uma estratégia de construção do relacionamento com leads, consumidores e clientes. Portanto, tenha o cuidado de entrar na vida do seu público e se manter presente, caso contrário, ele irá direto para a concorrência. 

As redes sociais têm como característica forte a interação imediata, com respostas práticas e objetivas. Logo, jamais deixe um consumidor ou cliente sem respostas, uma vez que a confiança se estabelece na reciprocidade.

Como a tecnologia pode ajudar?

Em relação ao relacionamento na web, contar com a ajuda da tecnologia na comunicação pelas redes sociais é imprescindível. Portanto, um sistema multicanal é tudo o que você precisa para implementar o social selling de modo efetivo. 

O Escallo é uma plataforma multicanal que serve aos mais diversos propósitos de atendimento, entre eles, as estratégias de social selling. Lembra quando falamos da humanização para aprofundar o relacionamento? 

As funcionalidades do sistema permitem atender por meio dos mais variados canais digitais chatbot, whatsapp, site — 24h por dia, sete dias por semana. As interações por bot com aplicações da Inteligência Artificial (IA) eliminam a necessidade do atendente sem, contudo, perder a humanidade.

Enquanto isso, os agentes humanos são direcionados para atendimentos rentáveis, de leads mais avançados no funil de vendas. O Escallo é capaz de absorver diversas demandas de atendimento, inclusive, nas redes sociais, dando todo o suporte necessário à equipe de atendentes. 

Respeitando as normas da LGPD sobre o uso, tratamento e armazenamento de dados, o software foi desenvolvido para criar históricos. Assim, as respostas àqueles leads qualificados são mais ágeis, o que aumenta e muito as chances de conversão. 

O social selling abrange um conjunto de estratégias que une pessoas, soluções e aplicações em torno das projeções de relacionamento ideal com o público-alvo. Ou seja, nunca o conceito foi tão importante em um cenário dominado pela virtualidade e eficaz na proposta do marketing digital, de trazer o público cada vez mais para perto. 

Se você gostou do post e considera unir tecnologia e estratégias de relacionamento para aumentar suas conversões, entre em contato agora mesmo para conhecer o Escallo e todas as funcionalidades que podem contribuir para esse objetivo!

Plataforma Escallo
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