5 dicas para melhorar a taxa de satisfação dos pacientes da sua clínica

satisfacao-dos-pacientes
6 minutos para ler
gestão de atendimento

Na área da saúde, a percepção que o público tem do atendimento e dos serviços prestados tem grande importância. Então, atingir a satisfação dos pacientes em uma clínica significa que o local conseguiu entregar o que eles esperavam.

Contudo, fazer isso nem sempre é uma tarefa fácil, pois exige uma análise de vários aspectos que ajudam a entender quais são as expectativas do público. Em alguns casos, é necessário implementar mudanças e ações que contribuem para o aumento da taxa de satisfação.

Pensando nisso, separamos 5 dicas que ajudarão você a gerenciar sua clínica de maneira eficiente e com foco na satisfação dos pacientes. Continue a leitura do post!

1. Ofereça um atendimento humanizado

O termo atendimento humanizado tem sido bastante usado em diversas áreas que precisam estabelecer um contato direto com o público. Esse tipo de assistência envolve uma comunicação ágil e direcionada para atender às necessidades do paciente. Ou seja, a equipe atua de forma conjunta para melhorar a experiência daqueles que utilizam os serviços do estabelecimento, oferecendo um atendimento personalizado.

Conhecer o seu público é um dos pontos principais ao implementar um atendimento humanizado e garantir a satisfação dos pacientes. Quando a equipe trata a pessoa de maneira especial e demonstra a importância dela para a clínica, fica mais fácil estabelecer um relacionamento amigável e de confiança.

Assim, alguns recursos podem ajudá-lo nesse sentido, como softwares e sistemas que integram dados dos pacientes. Com isso, você consegue ter acesso às principais informações do indivíduo e, então, fornecer um bom atendimento tanto na sala de espera quanto em outros procedimentos.

Priorize um atendimento rápido e implemente recursos que automatizam processos da clínica, pois isso contribuirá para a agilidade e diminuirá o tempo de espera.

2. Tenha uma equipe motivada e engajada

Os pacientes têm contato direto com a equipe que atua na clínica, e o atendimento prestado por ela faz toda a diferença na satisfação do público. Por isso, invista no treinamento do time e forneça orientações sobre as ferramentas utilizadas no dia a dia. Também, incentive todos a realizarem um atendimento humanizado, focado nos interesses e nas necessidades do paciente.

Além disso, cuide da satisfação dos profissionais e construa um ambiente de trabalho colaborativo e feliz. Sabemos o quão importante é ter um local em que a equipe esteja motivada e engajada com os objetivos da clínica para ter bons resultados. Portanto, é fundamental treinar constantemente os colaboradores e promover interações que ajudam a torná-los mais unidos e motivados.

3. Aplique pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação funcionam como um termômetro que analisa se os pacientes estão satisfeitos com os serviços oferecidos na clínica ou não. Por meio desse recurso, você consegue verificar vários pontos que criam um panorama, ou seja, é possível entender o que precisa ser ajustado e, ainda, os aspectos positivos.

O NPS (Net Promoter Score) é um sistema que avalia a percepção do cliente sobre um negócio. Da mesma forma, ele pode ser aplicado na área da saúde para entender como está sendo a experiência do paciente na clínica.

Logo, é um método simples e rápido de detectar o posicionamento do público. Ele tem como base a pergunta: “em uma nota de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa clínica a um amigo/conhecido?”. Com esse questionamento, você já identifica como está a taxa de satisfação do paciente e, a partir disso, é capaz de desenvolver estratégias e mudanças positivas.

De acordo com a nota fornecida por cada pessoa, é feita uma avaliação. O ideal é alcançar notas 10 ou 9, pois elas indicam que o paciente é um promotor da clínica, isto é, ele tem uma excelente experiência e divulga sua opinião positiva a outros.

4. Use a tecnologia

O uso de tecnologia é uma maneira de otimizar o tempo de atendimento e garantir mais eficiência nos demais processos da clínica. Assim, muitos serviços podem ser automatizados, o que facilita o contato com o paciente e gera mais rapidez em várias etapas, desde o agendamento de consultas até a entrega de resultados.

Existem recursos que ajudam no gerenciamento da clínica e que oferecem funcionalidades importantes, como integração de dados, controle financeiro e automatização da agenda. O prontuário eletrônico também é uma ferramenta que auxilia no dia a dia, já que os profissionais têm um panorama completo sobre o histórico do paciente e podem fornecer um atendimento mais completo e personalizado.

5. Tenha um ambiente adequado

A estrutura física também contribui para a satisfação dos pacientes, sendo um aspecto que precisa ser pensado com foco no bem-estar daqueles que usam o local.

A recepção é o primeiro contato entre a clínica e o público, então, o espaço deve ser aconchegante e com itens que ajudam a tornar o tempo de espera mais tranquilo. Dessa maneira, determinados itens, como televisão, revistas, chás e água são alguns dos elementos que fazem o paciente se sentir confortável e bem recepcionado.

Opte por uma decoração que ajude a tornar o ambiente mais tranquilo e que transmita a sensação de aconchego. O recomendado é apostar em tons mais claros e detalhes simples que harmonizam entre si.

Fazer isso é importante para que o paciente se sinta bem no espaço, além de criar um relacionamento mais próximo com a clínica e aumentar as taxas de satisfação.

Outro ponto é a estrutura quanto aos equipamentos e aos itens utilizados em procedimentos e consultas. Contar com produtos de qualidade e que sejam eficientes é essencial para atender à demanda sem oferecer risco à saúde.

Além disso, a agilidade dos equipamentos e de outros itens utilizados transmite mais segurança ao público e a credibilidade da clínica aumenta.

A satisfação do paciente é fator relevante para o crescimento da clínica. Sem uma boa experiência do público fica difícil alcançar a fidelização e, consequentemente, vários aspectos da gestão serão prejudicados. Por isso, é importante constantemente verificar como está a percepção das pessoas em relação aos serviços ofertados e fazer os ajustes caso necessário. Aprimorar suas estratégias envolvendo o contato com os pacientes colabora para o sucesso da clínica.

O que achou do conteúdo? Leia também sobre como engajar seus colaboradores para melhorar a satisfação dos pacientes!

Praticas para gerenciar sua clínica
Plataforma Escallo
Você também pode gostar

9 thoughts on “5 dicas para melhorar a taxa de satisfação dos pacientes da sua clínica

Deixe um comentário