Plataforma de atendimento para clínica: como funciona e por que investir?

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gestão de atendimento

A área da saúde requer um bom atendimento, seja de forma pública, seja de forma privada, como é o caso das clínicas. A experiência do paciente, para ser agradável, deve corresponder ou até mesmo superar as expectativas.

Uma plataforma de atendimento para clínica pode ser o diferencial que você procura para o seu negócio, o que justifica o investimento. Contar com um serviço automatizado é assegurar entregas de valor para proporcionar uma experiência diferenciada.

O objetivo deste post é mostrar o quanto uma plataforma de atendimento pode ser eficiente para a sua clínica. Continue lendo para saber como funciona o sistema e quais os pontos de impacto de uma solução como essa!

Como funciona uma plataforma de atendimento para clínica?

Você pode estar se perguntando: como uma ferramenta tecnológica pode ser usada em um ramo em que o atendimento humanizado está cada vez mais difundido? Pois é exatamente nesse contexto que entra o serviço de atendimento automatizado.

Embora a ida a uma clínica se dê por razões pessoais, de prevenção ou cuidados com a saúde, existe um processo burocrático que não pode ser desconsiderado. Serviços como marcação de consultas, agendamento de exames e orientações sobre procedimentos, por exemplo, podem ser automatizados.

Com isso, toda pessoa — prospect ou cliente — que entrar em contato com a clínica, deixará de enfrentar filas ou demora prolongada no atendimento. A automatização confere mais autonomia ao cliente e menos desgaste no relacionamento.

Quais são os impactos gerados por uma plataforma de atendimento na sua clínica?

Um sistema automatizado possibilita um atendimento mais ágil, personalizado e direcionado conforme a necessidade de cada cliente. Caso seja alguém que ainda não foi atendido na clínica, é possível filtrar sua busca e conduzir a um atendimento específico.

Já para aqueles que são pacientes ou estão em algum tipo de tratamento, será ainda mais fácil identificar pelo número chamado e assegurar que não haja um tempo longo de espera. Reconhecer um cliente pelo nome em seu momento de fragilidade confere à clínica uma imagem positiva para quem é atendido.

Onde é possível melhorar os procedimentos da clínica ao implementar uma plataforma de atendimento? Veja os principais impactos!

Automatização no atendimento

Sem a necessidade de intervenção humana, a plataforma consegue fazer uma gestão inteligente das filas de atendimento, monitorando os atendentes que estão disponíveis — o atendimento será realizado exatamente dentro do que o cliente/paciente necessita.

Em caso de chamadas perdidas, a ferramenta gera uma notificação, retornando o contato automaticamente. Dessa forma, a clínica não corre o risco de perder clientes ou deixar um paciente insatisfeito por falta de retorno.

Redução do no-show

Muitos pacientes acabam se esquecendo que fizeram um agendamento na clínica para determinada data. Assim, para evitar os problemas frequentes de no-show, o sistema cria um lembrete automático e envia ao paciente agendado.

A confirmação pode ser enviada por mensagem no WhatsApp, por exemplo. Com o serviço realizado pelo sistema, é possível reduzir a necessidade de mão de obra e gerar dados estatísticos para acompanhar os resultados.

Atendimento multicanal

O uso dos diversos canais de comunicação está cada vez mais frequente e abrangente. Com a plataforma, sua clínica poderá também adotar os diversos meios de contato para que o paciente escolha de que forma deseja falar com a clínica.

Com um sistema integrado por telefone, WhatsApp, Facebook, Chat Web, entre outros, o paciente será atendido de forma eficiente. Além disso, caso ele tenha iniciado o atendimento pelo telefone e queira dar continuidade no WhatsApp, a interface inteligente permite acessar as informações desde o início.

Atendimento Multicanal

Monitoramento da qualidade do atendimento. 

Quantos e quais são os clientes satisfeitos com o atendimento? A plataforma de atendimento para clínica oferece uma gestão por indicadores de forma confiável. Os resultados podem ser visualizados e comparados em quase 100 tipos diferentes de relatórios.

Todos os atendimentos são gravados, com pesquisas de encerramento ao final da chamada. Assim, essa medida proporciona mais segurança sobre o atendimento dos operadores — caso se detecte a necessidade de novas orientações, serão feitas com base em informações mensuráveis.

Como você pode perceber, a plataforma de atendimento para clínica, apesar de se tratar de uma solução tecnológica, vai aproximar seus clientes e pacientes por meio da personalização — uma forma inteligente de gerenciar o contato.

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4 thoughts on “Plataforma de atendimento para clínica: como funciona e por que investir?

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