Plataforma de atendimento para clínica: como funciona e por que investir?

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gestão de atendimento

A área da saúde requer um bom atendimento, seja de forma pública, ou seja de forma privada, como é o caso das clínicas. A experiência do paciente, para ser agradável, deve corresponder ou até mesmo superar as expectativas.

Uma plataforma de atendimento para clínica pode ser o diferencial que você procura para o seu negócio, o que justifica o investimento. Contar com um serviço automatizado é assegurar entregas de valor para proporcionar uma experiência diferenciada.

O objetivo deste post é mostrar o quanto uma plataforma de atendimento pode ser eficiente para a sua clínica. Continue lendo para saber como funciona o sistema e quais os pontos de impacto de uma solução como essa!

Como funciona uma plataforma de atendimento para clínica?

Você pode estar se perguntando como uma ferramenta tecnológica pode ser usada em um ramo onde o atendimento humanizado está cada vez mais difundido. Pois é exatamente nesse contexto que entra o serviço de atendimento automatizado.

Embora a ida em uma clínica se dê por razões pessoais, de prevenção ou cuidados com a saúde, existe um processo burocrático que não pode ser desconsiderado. Serviços como  marcação de consultas, agendamento de exames, orientações sobre procedimentos, por exemplo, podem ser automatizados.

Com isso, toda pessoa — prospect ou cliente — que entrar em contato com a clínica, deixará de enfrentar filas ou demora prolongada no atendimento. A automatização confere maior autonomia ao cliente e menos desgastes no relacionamento.

Quais são os impactos gerados por uma plataforma de atendimento na sua clínica?

Um sistema automatizado possibilita um atendimento mais ágil, personalizado e direcionado conforme a necessidade de cada cliente. Caso seja alguém que ainda não foi atendido na clínica é possível filtrar sua busca e conduzir a um atendimento específico.

Já para aqueles que são pacientes, ou estão em algum tipo de tratamento, será ainda mais fácil identificar pelo número chamado e assegurar que não haja um tempo longo de espera. Reconhecer um cliente pelo nome em seu momento de fragilidade, confere à clínica uma imagem positiva para quem é atendido.

Onde é possível melhorar os procedimentos da clínica ao implementar uma plataforma de atendimento? Veja os principais impactos!

Automatização no atendimento

Sem a necessidade de intervenção humana, a plataforma consegue fazer uma gestão inteligente das filas de atendimento, monitorando os atendentes que estão disponíveis — o atendimento será realizado exatamente dentro do que o cliente/paciente necessita.

Em caso de chamadas perdidas, a ferramenta gera uma notificação, retornando o contato automaticamente. Dessa forma, a clínica não corre o risco de perder clientes ou deixar um paciente insatisfeito por falta de retorno.

Redução do seu No-show

Muitos pacientes acabam esquecendo que fizeram um agendamento na clínica para determinada data. Para evitar os problemas frequentes de No-show, o sistema cria um lembrete automático e envia ao paciente agendado.

A confirmação pode ser enviada por mensagem no WhatsApp, por exemplo. Com o serviço realizado pelo sistema, é possível reduzir a necessidade de mão de obra e gerar dados estatísticos para acompanhar os resultados.

Atendimento Multicanal

O uso dos diversos canais de comunicação está cada vez mais frequente e abrangente. Com a plataforma, sua clínica poderá também adotar os diversos meios de contato para que o paciente escolha de que forma deseja falar com a clínica.

Com um sistema integrado, seja por telefone, WhatsApp, Facebook, Chat Web, entre outros, o paciente será atendido de forma eficiente. Caso ele tenha iniciado o atendimento pelo telefone e queira dar continuidade no WhatsApp, a interface inteligente permite acessar as informações desde o início.

Atendimento Multicanal

Monitoramento da qualidade do atendimento. 

Quantos e quais sãos os clientes satisfeitos com o atendimento? A plataforma de atendimento para clínica oferece uma gestão por indicadores, de forma confiável. Os resultados podem ser visualizados e comparados em mais de 97 tipos diferentes de relatórios.

Todos os atendimentos são gravados, com pesquisas de encerramento ao final da chamada. Essa medida proporciona maior segurança sobre o atendimento dos operadores — caso se detecte a necessidade de novas orientações, serão feitas com base em informações mensuráveis.

Como você pode perceber, a plataforma de atendimento para clínica, apesar de se tratar de uma solução tecnológica, vai aproximar seus clientes e pacientes por meio da personalização — uma forma inteligente de gerenciar o contato.

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Praticas para gerenciar sua clínica
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