Plataforma de atendimento ao cliente: 5 dicas de como escolher a melhor

Plataforma de atendimento ao cliente
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Uma plataforma de atendimento ao cliente é a base para assegurar um relacionamento ágil e assertivo com seu consumidor.

Sua área de atendimento precisa ter uma estratégia para integrar canais e ter um número satisfatório de interações positivas com todos que procuram pelo seu negócio.

A tecnologia é um ganho e desenvolve ferramentas inteligentes, capazes de agilizar e otimizar todas as etapas de atendimento de forma que o cliente seja o maior beneficiado e a empresa tenha resultados positivos. 

O objetivo deste artigo é mostrar a importância que uma plataforma tem para o atendimento ao cliente, e apresentar dicas de como escolher corretamente.

A leitura vai conduzir você a uma melhor decisão!

Importância da automatização no atendimento ao cliente

Com o advento da internet, diversas empresas que atuavam sem alguns recursos tiveram que se reinventar para entrar em competitividade com aquelas que, visionárias, passaram à frente, investindo em novas ferramentas.

É quase impossível imaginar a sobrevivência de um negócio, considerando o segmento e a área de atuação, sem recorrer à tecnologia. Por isso, a automatização no atendimento ao cliente se faz cada vez mais necessária para agilizar e padronizar os processos. 

Com isso, a empresa passa de processos manuais a uma segurança maior de dados, o que aumenta o potencial de conversão e fidelização em médio e longo prazo.

Isso quer dizer que uma plataforma de automação é uma ferramenta de grande importância para produzir informações e fazer com que elas circulem de forma correta entre os clientes e a equipe de atendimento.

5 critérios para escolha da melhor plataforma de atendimento ao cliente

Fatores para escolher a Plataforma de atendimento ao cliente

As plataformas são uma indicação para as empresas que estão em busca de otimizar a gestão e os processos para melhor atender seus clientes, mas como fazer essa escolha? 

Com tanta oferta de prestadores desse tipo de serviço no mercado, não é fácil tomar uma decisão, sem antes analisar alguns conceitos. Por isso, trouxemos 5 critérios para ajudar você a definir uma plataforma de atendimento ao cliente ideal para o seu negócio. 

1. Ser multicanal

O atendimento multicanal é uma realidade que muitas empresas já aderiram e colhem bons resultados. 

Neste modelo, por exemplo, o cliente pode se comunicar em diversos canais e o histórico ser registrado em todos eles. Dessa forma, o assunto será retomado pelo atendente, mesmo que se utilize, em ocasiões diferentes, mais de um canal para comunicação.

O fundamental do atendimento multicanal é que sua empresa estará sempre presente e apta a atender seu cliente onde ele estiver, com uma identidade única, independentemente do canal que ele optar por ser atendido.  

Atendimento Multicanal

2. Ser personalizável

É essencial avaliar o poder que a plataforma tem de ser adequada ao seu negócio. Em diversas situações, até que a implementação seja completa e atenda às necessidades da empresa, será normal fazer ajustes e o sistema deve oferecer esses recursos.

Saiba, por exemplo, se a plataforma é capaz de gerar indicadores personalizados que permitam o acompanhamento, análise e geração de informações confiáveis, para traçar um plano alinhado com as expectativas de faturamento.

3. Permitir integrações com CRM

O CRM – Customer Relationship Management é o sistema que faz a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Nele você pode inserir os dados cadastrais e todas as estratégias e práticas para uma melhor gestão e contato com o cliente.

O objetivo é de satisfação e fidelização, logo, é crucial que a plataforma de atendimento faça uma integração direta com o CRM em um diálogo rápido e transparente, para dar suporte à equipe de atendimento e colaborar para melhorar ainda mais o desempenho nas vendas.

4. Oferecer relatórios em tempo real

Os relatórios são o agrupamento de dados e informações de tudo o que acontece dentro da empresa, conforme são inseridos no software. A plataforma deve existir para evitar que você tenha que fazer perguntas a cada gestor responsável pelas áreas.

O sistema precisa disponibilizar as informações sobre o atendimento em tempo real e facilitar seu acompanhamento. Assim, suas decisões serão tomadas com base em um banco de dados único — integrado e centralizado no mesmo ambiente.

O fato é que, relatórios elaborados a partir das informações retiradas de um software têm mais chances de trazer informações consistentes e seguras. Apesar das operações passarem pela execução humana, os dados pré cadastrados reduzem os riscos de erros. 

5. Ter foco em negócio 

Esteja atento à importância que um fornecedor dá ao seu negócio. O que isso quer dizer? A preocupação da equipe desenvolvedora em entregar, estrategicamente, a cada cliente o valor que ele precisa para lucrar utilizando a plataforma.

Uma plataforma de atendimento ao cliente deve ter por trás uma equipe que entenda o segmento e, sobretudo, como funciona o atendimento na sua empresa para aplicar os recursos necessários à sua realidade. 

Todas essas dicas são aplicáveis em qualquer tipo de negócio e primordiais para quem deseja estar à frente da concorrência. No início deste post dissemos o quanto a tecnologia exerce influência direta nos resultados de uma empresa.

Considere não apenas essa afirmação para a escolha da sua plataforma de atendimento ao cliente, mas também a importância de uma parceria confiável. Antes de bater o martelo, procure saber, por exemplo, quais são as referências do fornecedor no mercado.

A autoridade sobre o desenvolvimento de uma plataforma de atendimento ao cliente, determina o controle e o suporte em casos de possíveis falhas ou necessidades de melhorias – busque uma parceira coerente e completamente voltada para o sucesso dos seus clientes. 

O Escallo é uma plataforma de atendimento ao cliente multicanal, desenvolvida pela Futurotec, que oferece todas essas características. Com ela, o atendimento da sua empresa ganhará em rapidez e agilidade, além de gerir o seu contact center de forma estratégica.

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