Aprenda a fazer um planejamento estratégico para clínica médica de sucesso

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gestão de atendimento

Qualquer empresa que almeja o crescimento precisa de organização e planejamento. Na área da saúde, um bom planejamento estratégico para clínica médica é um importante alicerce da gestão para sucesso do negócio.

O alinhamento das estratégias às ações executadas é mais consistente quando há um planejamento. Ele permite ao gestor acompanhar o fluxo das atividades e processos, conduzindo o negócio ao seu principal objetivo.

Neste post, você vai saber qual a importância do planejamento estratégico para clínica médica e como desenvolvê-lo no seu negócio. Continue lendo e saiba quais os aspectos devem ser observados para constar em um bom planejamento!

O que é planejamento estratégico?

Trata-se de uma ferramenta para auxiliar a gestão a estabelecer procedimentos e ações que otimizem os processos e possibilitem visualizar as oportunidades, além de prever os riscos do negócio em médio e longo prazos.

Ele é usado para direcionar essas ações com base nas ocorrências diárias, permitindo que os gestores façam intervenções pontuais e em tempo hábil para corrigir falhas, conduzindo a performance da equipe e da clínica para ter mais sucesso.

Por que ele é tão importante para uma clínica médica?

A ideia do planejamento estratégico é criar uma visão futura do negócio e assegurar que os objetivos sejam alcançados com as atividades desempenhadas. Dessa forma, seja no contexto financeiro, seja na área de atendimento, o planejamento é essencial para assegurar o cumprimento das metas.

Uma boa gestão precisa tomar boas decisões e o planejamento é peça fundamental, pois além de potencializar os ganhos da clínica ao longo de um período, ajuda a prevenir e proteger o negócio de seguir um caminho que possa comprometer os resultados.

Como desenvolver um bom planejamento estratégico para o seu negócio?

Para cada tipo de negócio deve ser implementado um planejamento estratégico personalizado, baseado na realidade do mercado e particularidades da área. Em uma clínica médica, os pontos mais vulneráveis estão no atendimento e na satisfação dos pacientes.

A estrutura do planejamento deve levar em consideração os fatores mais relevantes para uma clínica médica. É preciso ter clareza sobre o que se espera do negócio e apontar as estratégias para ações que sejam, de fato, passíveis de sucesso.

Se você deseja desenvolver um planejamento estratégico para sua clínica médica, trouxemos algumas etapas que devem ser observadas com foco direcionado para os melhores resultados!

Definição do posicionamento e das diretrizes

A criação de objetivos e metas é importante, mas antes você deve saber onde deseja chegar com o seu negócio, ou seja, quais são os propósitos da sua clínica e como deseja alcançar ao longo da jornada.

Essa é uma pergunta que deve ser feita para alicerçar o desenvolvimento da missão, visão e valores, e definir o posicionamento da marca. A razão da existência, aliada à visão de onde chegar e os princípios utilizados, define as diretrizes e a identidade do negócio.

Análise dos pontos fortes e fracos

Qualquer tipo de negócio deve ser pensado levando em conta as possíveis interferências externas. Com isso, as forças internas podem ser fortalecidas com ações mais consistentes, para evitar impactos negativos.

Assim, caso não seja possível blindar a sua clínica de sofrer com as estratégias da concorrência, ao menos, tanto a equipe quanto a gestão estarão preparadas para adotar medidas e providências imediatas.

A análise dos pontos fortes e fracos permite uma visão mais ampla do negócio, com avaliação das oportunidades de melhorias e fragilidades do negócio. Esse processo permite mais clareza na percepção das vantagens, assim como das deficiências.

Planejamento das operações

A equipe deve saber o que fazer desde o início, para que as operações do dia a dia sejam realizadas de forma eficiente. É importante definir e organizar os processos de cada departamento, verificando a conexão entre as equipes para mais fluidez das atividades.

O ritmo de trabalho se torna mais dinâmico e ágil quando cada um sabe exatamente qual é o seu papel dentro da empresa. Para isso, a valorização, o treinamento e o estímulo ao senso de pertencimento são estratégias que devem constar no planejamento para serem usadas em momento oportuno.

A área de atendimento é uma das mais complexas em relação aos diferenciais e experiência positiva dos pacientes. Embora a preparação e capacitação das equipes sejam importantes, ter ferramentas é primordial caso você deseje se destacar no mercado.

Por isso, inclua no planejamento a aquisição e implementação de uma boa plataforma de atendimento, que ofereça mais comodidade na interação da clínica com o público. Você perceberá um ganho de eficiência no uso de uma solução tecnológica e integrada.

Revisão e aprimoramento dos processos

Pode ser que, decorrido um período, os processos precisem de novos direcionamentos. Nem sempre o que foi planejado é viável ou bem-sucedido em uma clínica médica.

Assim, os processos também devem passar por uma revisão e serem aprimorados ou modificados para maior efetividade. Exemplo disso são aqueles realizados manualmente, quando implementadas as soluções automatizadas — o modo de operacionalização deve acompanhar a mudança e evolução.

Mensuração dos resultados

Todo planejamento deve considerar a mensuração dos resultados para cada tipo de estratégia e ação implementadas. Em uma clínica médica, o tempo de espera na fila de atendimento, a satisfação dos pacientes e a prestação de serviços são aspectos para observar, verificando se a prática está equivalente ao que foi planejado.

O ponto positivo do planejamento é que não importa como e quando ele foi elaborado. A qualquer momento ele pode ser revisado, caso a gestão perceba pontos falhos ou de melhorias que merecem ser ajustados.

Vale ressaltar que elaborar e organizar o planejamento estratégico para clínica médica é uma decisão acertada da gestão que almeja o crescimento e sucesso do negócio. Por mais que a competitividade possa incomodar, com um plano consistente e bem-estruturado, certamente, sua empresa estará em vantagem.

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