Você precisa parar de perder clientes por mau atendimento!

Parar de perder clientes
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O que será um mau atendimento na concepção dos clientes? Não dá para perder clientela sem investigar a fundo os motivos que levam as pessoas a deixar de se relacionar com a sua empresa, afinal, a insatisfação com o atendimento pode ser um dos motivos.

O atendimento é um dos principais responsáveis pela fidelização, por isso, deve ser priorizado para manter o negócio confiável e em destaque no mercado. Algumas ações estratégicas podem fazer total diferença na experiência do cliente.

Quer saber como evitar a perda de clientes por mau atendimento? Continue lendo e veja os erros que não podem ser cometidos, pois o impacto negativo na carteira pode ser irremediável!

A importância do atendimento para as empresas

O primeiro contato que os potenciais clientes têm com uma empresa acontece pelo atendimento, seja pessoalmente, por telefone ou qualquer outro canal disponibilizado. Oferecer excelência é demonstrar interesse, independentemente de saber o que a pessoa procura.

As melhores estratégias de Customer Experience (CX) ou experiência do cliente integram métodos de fidelização e retenção, com aprimoramento constante do atendimento, para causar uma boa impressão em todas as etapas do relacionamento.

É preciso avaliar todos os aspectos da área de atendimento e ofertar disponibilidade. Tratar o cliente com afeição e proximidade, compreender seus problemas e propor soluções são formas de dizer o quanto ele é importante para a empresa.

Com isso, a cada interação e serviço prestado, os laços vão se fortalecendo para criar um relacionamento duradouro em que o cliente, naturalmente, passa a se comportar como um promotor natural da sua marca, ou seja, indicando para todos à sua volta.

Principais erros que as empresas precisam deixar de cometer

Uma empresa pode levar muito tempo para construir sua imagem, mas pode abalar sua reputação dependendo do tipo de atendimento que oferece. As redes sociais têm um alcance que podem colaborar para a proliferação de mensagens negativas publicadas pelos clientes.

Alguns equívocos contribuem para o rompimento de uma parceria que poderia dar muito certo. Se você deseja parar de perder clientes, precisa parar também de cometer esses erros que trazemos a seguir.

Não estar disponível em todos os canais

Em tempos de tecnologia avançada, redes sociais, experiência omnichannel, interação por aplicativo ou chat e não marcar presença na maioria dos canais de comunicação é perder a oportunidade de atrair um número cada vez maior de clientes.

As necessidades e preferências do consumidor devem ser atendidas prontamente, por isso, disponibilizar meios de comunicação efetiva com a empresa, proporciona maior segurança na hora de escolher um prestador de serviços.

Escolha canais eficientes de interação como WhatsApp, Messenger do Facebook e chat web, para atuar em conjunto com o call center para dinamizar e otimizar o atendimento.

Ser distante do seu público

Ter uma relação distanciada com os clientes pode causar um afastamento natural, pois eles se sentem pouco importantes para a empresa. É preciso criar proximidade, entender as razões do contato e vivenciar a dor do seu público.

Imagine que seu cliente espera encontrar uma atmosfera acolhedora, com tom amigável e receptivo. A competitividade é um estímulo para o desenvolvimento de um atendimento humanizado, mesmo quando houverem interações automatizadas.

Deixar o cliente sem atendimento

As filas de espera ou a falta de retorno são problemas que muitas empresas enfrentam por não disponibilizar o canal adequado de atendimento ou equipe capacitada para respostas ágeis e precisas.

A satisfação do cliente depende da segurança que ele sente em relação à empresa e da presteza em solucionar as questões apresentadas por ele. Um cliente ignorado baterá à porta da concorrência e, se encontrar abrigo, não pensará duas vezes para deixar sua empresa, mesmo gostando dos serviços.

Não personalizar o atendimento

Atender com cordialidade, chamar o cliente pelo nome, ter em mãos o histórico de atendimentos e serviços, propor soluções imediatas — essas são algumas ações personalizadas para manter o cliente mais próximo e fidelizado.

A personalização do atendimento deve considerar as necessidades e expectativas dos clientes. Quanto mais você e todos na empresa conhecerem do cliente, mais ele se sentirá especial ao receber um tratamento diferenciado.

Para que isso aconteça, é preciso treinar a equipe, ter ferramentas adequadas e estabelecer formas de atendimento personalizado em todos os canais. Assim, o cliente pode iniciar o contato por WhatsApp e finalizar por telefone sem ter impactos negativos..

Deixar sua equipe sobrecarregada

Uma equipe com sobrecarga de trabalho, além de demonstrar cansaço, baixa motivação e pouca energia para o trabalho, não se manterá eficiente para oferecer um atendimento de excelência.

A tendência é realizar um suporte mediano, contribuindo para a insatisfação dos clientes. Equipes que realizam inúmeros atendimentos diários, sem recursos e registros para busca futura de histórico, estão propensas a cometer erros e impactar negativamente o cliente.

O consumidor percebe quando do outro lado se encontra alguém que não está conectado aos propósitos da empresa. A entrega de valor será comprometida, o que leva à perda de clientes por falta de engajamento dos funcionários.

Como melhorar esses aspectos? Disponibilize recursos e ferramentas que facilitem o trabalho e a rotina da equipe de atendimento. Logo, você verá um desempenho melhor, maior produtividade e crescimento do negócio.

Com um atendimento de excelência, sua empresa vai parar de perder clientes e voltar a atrair o público desejado. Mas, não se esqueça de manter a comunicação sempre alinhada, preparar e capacitar as equipes, conhecer a fundo cada cliente e utilizar as ferramentas adequadas.

Não existe uma fórmula ideal para parar de perder clientes, mas se você começar seguindo as dicas deste post, alcançará bons resultados. O melhor caminho para um bom atendimento é colocar os clientes no centro do negócio e mostrar a cada novo atendimento o valor que ele tem para a sua empresa.

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