Os impactos do 5G no atendimento ao cliente

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A evolução tecnológica está em toda parte, mais ainda no setor de telecomunicações, com a chegada da quinta geração de rede. Com isso, para quem presta serviços, é preciso ficar atento aos efeitos do 5G no atendimento ao cliente.

Essa foi uma das principais novidades tecnológicas de 2022 e, no próximo ano, a tendência é causar uma revolução ainda maior. Assim, além de acelerar as soluções omnichannel, essa tecnologia promete levar a um ambiente de agilidade, inteligência e integração.

Neste post, você confere o que é a tecnologia 5G de redes móveis e banda larga, e como essa tecnologia vai impactar o atendimento ao cliente!

O que é o 5G?

A tecnologia 5G é uma evolução nas gerações de redes móveis, chegando à quinta versão com a promessa de maior conectividade. Com o 5G, a área de serviço de rede se divide em outras áreas menores, denominadas células.

Em cada célula há dispositivos móveis conectados à internet e à rede telefônica por ondas de rádio. Seu diferencial está na largura da banda, que permite velocidade de download de até 10 gigabits por segundo.

Com maior alcance e mais veloz, a tecnologia 5G permite uma interconexão simultânea e estável entre equipamentos e dispositivos. Dessa forma, aos poucos, a rede 5G vai se consolidando no Brasil como uma solução de melhorias.

De acordo com uma pesquisa realizada pela IDC Latin America, consultoria de mercado, 84% dos brasileiros acreditam na transformação da forma de acesso à internet a partir do 5G.

Primeiramente, para funcionar, o dispositivo móvel deve ser compatível com a tecnologia 5G, valendo também para o chip, caso tenha. As recomendações são as mesmas tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica — pequenas, médias e grandes empresas.

No ambiente corporativo, via wifi, todos os equipamentos como tablets, notebooks e computadores podem ser acessados de forma remota conectados ao ponto principal de conectividade, que é o smartphone.

Quais são os benefícios do 5G no atendimento ao cliente?

Dentro da cultura omnichannel, de multicanais de atendimento, o 5G pode melhorar muito o relacionamento com os clientes. Afinal, a conexão irrestrita e simultânea entre múltiplos dispositivos viabiliza um atendimento rápido em qualquer canal escolhido.

Com a nova tecnologia de rede, pequenas e médias empresas vão poder pensar em alternativas de uso de ferramentas para melhorar a experiência do cliente no atendimento — uma conectividade fixa e móvel que favorece, inclusive, o uso de aplicativos.

Os recursos da rede 5G fortalecem ainda mais a aplicação da Inteligência Artificial (IA) em canais como chat e whatsapp, que aceitam as operações de bot. Além de aprender mais rapidamente o comportamento dos clientes, o robô conseguirá cruzar informações, otimizar formas de atendimento e reconhecer preferências.

Imagine os impactos positivos do 5G no atendimento ao cliente considerando a velocidade e eficiência da entrega. Enquanto a tecnologia 4G tem uma velocidade aproximada de 33 Mbps, a 5G alcança até 10 Gbps de uma forma ímpar.

Essa velocidade, comprovadamente ampliada, encoraja e impulsiona os empreendedores a investirem em soluções personalizadas, tendo em vista a satisfação do cliente.

As empresas de prestação de serviços dependem da rapidez de acesso a dados para responder aos clientes com a mesma agilidade. Vale salientar as questões de segurança, levando em conta as normas impostas pela LGPD, já que a tecnologia 5G garante uma transmissão mais segura de dados.

O suporte mais efetivo e personalizado aos clientes, que é o sonho de muitos negócios, pode se tornar realidade com o 5G no atendimento. Como resultado, a comunicação maciça de interconexão baseada na Internet das Coisas (IoT) fará com que a rede 5G atinja uma grande escala com latência mínima.

As vantagens são evidentes, sobretudo para o varejo, com operações diárias de vendas, o que demanda múltiplos canais de atendimento. Acima de tudo, um sistema inteligente e automatizado vai ajudar, inclusive, a priorizar os atendimentos mais rentáveis, aumentando as previsões de faturamento. 

Disponibilidade do 5G no Brasil

Como a tecnologia 5G ainda não está disponível em todo o Brasil, dá tempo de as empresas se prepararem para 2023. A expectativa é de ampliação para todas as regiões e estados brasileiros, mas a quinta geração de rede está disponível somente em cinco capitais: 

  • Brasília (DF);
  • Belo Horizonte (MG);
  • João Pessoa (PB);
  • Porto Alegre (RS);
  • São Paulo (SP).

O 5G no atendimento ao cliente estabelece um novo padrão de relacionamento, elevando o grau de confiabilidade do público. Por isso, ciente dos benefícios de contar com essa tecnologia, não perca tempo e busque meios de oferecer múltiplos canais ao seu público. 

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