Os agentes virtuais podem melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência operacional

Atendente virtual com IA pode aumentar a experiência do cliente

Sumário

A transformação digital trouxe consigo inúmeras inovações, sendo uma das mais significativas para empresas que dependem de call centers a implementação de agentes virtuais. Clínicas médicas, provedores de internet, previdências privadas, entre outros setores, podem se beneficiar enormemente ao adotar essa tecnologia.

Neste artigo, discutiremos a importância de ter um agente virtual em sua empresa e como ele pode revolucionar seu atendimento ao cliente.

Multiplique seus atendimentos: a solução para atender mais clientes em menor tempo

O volume de chamadas recebidas por call centers pode ser avassalador, e a capacidade humana tem seus limites. Mesmo com uma equipe bem treinada, atender muitas pessoas simultaneamente é um desafio. A demora no atendimento gera insatisfação, e clientes frustrados podem abandonar a empresa em busca de melhor serviço.

Com agentes virtuais, é possível atender a um número significativamente maior de clientes em um período de tempo muito menor. Esses bots são programados para realizar várias tarefas ao mesmo tempo, reduzindo drasticamente o tempo de espera. Além disso, com mais tempo disponível, sua equipe pode se concentrar em atividades mais produtivas, aumentando a eficiência operacional da empresa. Em última análise, uma maior produção se traduz em maior lucratividade.

Simplificando o atendimento: eficiência desde o primeiro contato

Transferências e repetições irritantes são comuns no atendimento ao cliente em call centers. Após a transferência dos dados para o atendente virtual, passar as informações para cada atendente humano é comum. Repetir a dúvida ou problema para cada atendente também é regra.

Com o uso de bots, o processo de atendimento ao cliente se torna muito mais eficiente e satisfatório. O primeiro contato é, geralmente, conduzido pelo bot, permitindo que o cliente realize o autoatendimento de maneira rápida e prática. Quando necessário, o bot realiza o pré-atendimento e direciona o cliente ao agente humano adequado, otimizando o tempo de todos os envolvidos. A finalização do atendimento, incluindo pesquisas de satisfação, pode ser gerida pelo bot, garantindo um feedback valioso para a empresa. Essa abordagem não apenas melhora a experiência do cliente, como também maximiza a eficiência operacional o que resulta em um atendimento mais eficaz e ágil.

Atendimento contínuo: disponibilidade 24/7

Um dos grandes diferenciais dos agentes virtuais é a capacidade de fornecer atendimento ininterrupto. Diferentemente dos humanos, que necessitam de descanso e estão sujeitos a horários de trabalho, os bots estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso é especialmente útil para empresas que têm clientes em diferentes fusos horários ou que oferecem serviços essenciais, como clínicas médicas e provedores de internet.

Personalização e precisão

Os agentes virtuais podem ser programados para oferecer um atendimento personalizado. Com base em dados históricos e preferências do cliente, os bots podem antecipar necessidades e oferecer soluções precisas. Essa personalização melhora significativamente a experiência do cliente e pode aumentar a fidelidade e satisfação.

Redução de custos

Implementar agentes virtuais pode representar uma redução significativa nos custos operacionais. Menos recursos humanos são necessários para atender um grande volume de chamadas, e os bots podem resolver muitos problemas sem a necessidade de intervenção humana. Isso permite que a empresa aloque seus recursos de forma mais eficiente e invista em outras áreas estratégicas.

 

O Escallo engloba todos os canais e mídia, como Whatsapp, Instagram Direct, Facebook Messenger e Chat Web. O Escallo é a solução Omnichannel da Futurotec, perfeita para empresas que buscam uma gestão eficiente de atendimentos. Além de se conectar com ferramentas de CRM e software de gestão para melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência da empresa.

Com ele, é possível enviar mensagens automatizadas, confirmar agendas e enviar arquivos em PDF, áudio ou link.  Experimente o Escallo Social agora e melhore sua comunicação com os clientes!

Conclusão

O sucesso de qualquer empresa depende essencialmente de um excelente atendimento ao cliente. Portanto, a adoção de agentes virtuais não é mais uma opção, mas sim uma necessidade para empresas que desejam se manter competitivas e oferecer um atendimento ao cliente de excelência, contudo, para setores como clínicas médicas, provedores de internet, previdências privadas e outros que dependem de call centers, os bots representam uma solução poderosa para melhorar a eficiência, reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente.

Plataforma Escallo
Veja também:
Blog Futurotec | Conteúdos criativos e exclusivos Saiba tudo sobre governança, tecnologia, criatividade e outros assuntos do meio corporativo no nosso Blog.
Você também pode gostar

Sumário

Compartilhe

Não perca nenhuma novidade! Assine nossa newsletter.
Não mandaremos spam!
REVOLUCIONE SEU ATENDIMENTO

Sumário

Obrigado 👏🏻 por assinar 🎉 nossa newsletter! 🥳