O que você precisa saber sobre o Telegram no atendimento ao cliente

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Já faz um tempo que o Telegram no atendimento ao cliente passou a ser uma solução eficiente e não apenas um paliativo em casos de pane do WhatsApp. Com recursos similares ao aplicativo pioneiro, cada vez mais ganha espaço no mundo corporativo.

Mesmo sem grande popularidade, aos poucos vai surgindo como uma alternativa interessante a ser explorada tanto pelas empresas quanto pelos usuários. Trata-se de uma ferramenta barata, de qualidade, fácil de usar e que pode também se tornar mais um canal de atendimento.

O objetivo deste post é traçar um panorama sobre o aplicativo e mostrar como você pode usar o Telegram no atendimento ao cliente. Continue lendo para conferir a importância de ampliar o leque de comunicação online e como aproveitar os diferenciais da ferramenta!

Por que explorar o Telegram como ferramenta de comunicação?

O Telegram é um aplicativo mensageiro que tem, basicamente, as mesmas funções do WhatsApp, com algumas diferenças que falaremos adiante. Embora não seja tão popular e preferido pelos brasileiros, estudos apontam o crescimento do aplicativo.

É o caso do Panorama Mobile Time/Opinion Box, um conjunto de pesquisas que analisa a performance dos aplicativos no Brasil e mostra que o Telegram vem se consolidando como uma alternativa ao WhatsApp, não como substituto, mas para complementar a oferta de canais de comunicação.

Para as empresas, esse é mais um ganho no rol de possibilidades para os clientes entrarem em contato. De acordo com a pesquisa, há quem prefira o Telegram e seus recursos, o que é bom para o negócio, já que, assim, não se perderia atendimento por falta de opção para os mais variados perfis de público.

Quais são os diferenciais do aplicativo em relação ao WhatsApp?

Não há como negar que os dois aplicativos têm propósitos e funções semelhantes. No entanto, o Telegram dispõe de algumas funcionalidades diferenciadas que agregam valor e, talvez, sejam motivos do seu notável crescimento no mercado brasileiro.

Selecionamos alguns diferenciais do Telegram que você pode explorar e aproveitar em suas estratégias de comunicação e alcance dos usuários:

  • canais de transmissão — sem limite de números por canal, você pode criar quantos canais desejar e incluir o maior número possível de pessoas pertencentes ao seu público-alvo, entre visitantes, consumidores e clientes;
  • bot de atendimento — os robôs pré-programados são uma simulação da interação humana e podem agilizar diversos atendimentos por botões interativos, que não exigem a participação de um atendente humano;
  • personalização — o Telegram tem um design mais arrojado, com opções para alteração do plano de fundo em praticamente todas os espaços do aplicativo;
  • opções de compartilhamento — o tamanho máximo dos arquivos enviados pelo Telegram é de 2GB, sendo que seu armazenamento na nuvem é vitalício e o conteúdo pode ser acessado em diferentes dispositivos.

Como usar o Telegram no atendimento ao cliente?

Considerando o comportamento do consumidor na atualidade e sua preferência pela interação virtual, o Telegram figura como um canal eficiente para atender os clientes — os gestores mais atentos já estão incluindo o aplicativo em seu sistema de atendimento.

Seja aqueles que já têm uma central, seja quem está migrando para o atendimento digital e online, o Telegram não pode ficar de fora do planejamento. Veja como implementar o aplicativo no atendimento ao cliente!

Perfil para a empresa

O Telegram ainda não tem uma conta Business, o que não impede a criação de um perfil personalizado, com o nome e a foto da empresa. Além disso, é possível inserir o link do site ou blog para acesso rápido dos clientes aos conteúdos mais relevantes.

Canais de transmissão

Uma vantagem do Telegram é que ele permite a criação de canais de transmissão sem restrição da quantidade de número de participantes. Assim, você pode criar diversos canais conforme o perfil de clientes e estratégias da empresa — atração, fidelização, retenção — para direcionar e personalizar o conteúdo das mensagens.

Além de abrir mais um espaço para interação, nas transmissões é possível manter seu público sempre atualizado com informações, promoções e novidades. Mas, atenção, é fundamental solicitar antes a autorização para envio dessas mensagens, para não incomodar um usuário que não deseja receber esse tipo de contato.

Bots do Telegram no atendimento ao cliente

A experiência do cliente tem a ver com a satisfação que, por sua vez, está vinculada às facilidades de comunicação, agilidade no atendimento e resolução de problemas. Em alguns casos, o cliente só precisa tirar uma dúvida ou confirmar um agendamento.

Nem sempre é preciso aguardar na fila de atendimento ou falar com um atendente, por isso, os bots são mecanismos cada dia mais requisitados e efetivos. Com a ajuda da inteligência artificial, a semelhança com a interação humana é incrível e elimina aquela sensação de atendimento robotizado.

No Telegram, esse recurso também está disponível e, por meio de uma plataforma multicanal, você pode personalizar todo o cardápio de opções da sua empresa.

Da confirmação de horário, solicitação de segunda via de um boleto até que seja necessário falar com um atendente, a versão bot pode absorver demandas menores e deixar a equipe livre para os atendimentos mais complexos.

Integração de canais

Assim como o WhatsApp, o Telegram funciona perfeitamente integrado a outros canais de atendimento, como central telefônica, chatweb, SMS, e-mail e messenger. Com a ajuda do Escallo, plataforma completa de atendimento multicanal, você pode facilmente integrar todos os canais de atendimento, o que inclui o Telegram.

Nossa solução é especializada na integração dos mais importantes canais de comunicação e personalização das funcionalidades, adequando às necessidades da empresa. Dessa forma, todos os diferenciais do aplicativo são incorporados e utilizados para tornar o atendimento ainda mais produtivo e eficiente.

Como você viu, os dois aplicativos se complementam, sobretudo, nos diferenciais de recursos e funcionalidades. O Telegram no atendimento ao cliente é mais uma forma que seu público tem de entrar em contato, o que é bom, pois, assim, cada pessoa pode escolher o canal por onde deseja ser atendido.

Se você gostou do post e está em busca de uma solução integrada de interação ágil e personalizada, entre agora mesmo em contato com a gente para conhecer todas as funcionalidades do Escallo e como podemos ajudar no crescimento do seu negócio!

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