O que você precisa saber sobre o PABX virtual

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Se você ainda não conhece o PABX virtual, precisa se atualizar sobre o quanto este pode ser um recurso diferenciado para o seu negócio. As contribuições da tecnologia associadas a aplicações da inteligência artificial trouxeram impacto positivo para o sistema de telefonia.

Com ele, você pode ter um único número com vários ramais, o que gera economia e maior controle financeiro. O atendimento é individual e os ramais se comunicam entre si, podendo, inclusive, ser o sistema adaptado para o trabalho remoto.

Neste post, você vai entender melhor sobre o funcionamento do PABX virtual e quais são as vantagens para o negócio. Continue lendo e veja as possibilidades de integrar essa solução ao que você já tem na sua empresa!

O que é e como funciona o PABX virtual?

É a versão avançada do PABX analógico, ou seja, a tecnologia digital está por trás de todas as suas funcionalidades. É uma solução mais dinâmica, que traz agilidade e mais eficiência para o dia a dia de empresas que realizam um grande volume de atendimentos.

Seu funcionamento pode ocorrer tanto em nuvem quanto integrado ao sistema já existente na empresa. Na área médica, o PABX virtual é ideal para clínicas, hospitais e laboratórios, uma vez que consegue absorver a grande demanda de chamadas.

Com um único número é possível realizar diversos atendimentos por meio dos ramais que o sistema comporta. Eles distribuem as chamadas de acordo com a disponibilidade do atendente ou setor que o cliente deseja contato.

Os recursos de um PABX virtual são mais amplos, considerando as facilidades de gerenciamento virtual de todo o fluxo de atendimento. Do atendimento automático com funcionalidades URA à gravação das conversas, tudo pode ser acompanhado por meio de um sistema integrado.

Quais são as vantagens de um PABX virtual?

Os benefícios de usar um PABX virtual vão além da satisfação dos clientes devido à qualidade do atendimento. Para a unidade de saúde, enquanto empresa, os ganhos são significativos. Veja as principais vantagens!

Comunicação unificada

Imagine poder gerenciar todos os dispositivos e meios de comunicação em um só ambiente. Com o PABX virtual integrado a um sistema ou plataforma, será mais fácil padronizar o atendimento, imprimindo mais personalidade às chamadas. 

Entre ligações telefônicas, recebimento e envio de mensagens, acompanhamento e controle dos  atendimentos, a unificação gera ganho de tempo e eficiência. Isso porque o PABX virtual permite a comunicação entre todos os mecanismos de interação com os pacientes.

Redução dos gastos

Além de precisar de apenas um número para o PABX virtual, os ramais são integrados, permitindo uma comunicação interna sem custo adicional para a empresa. Isso quer dizer que não haverá cobrança para cada número contratado — assinatura, tarifas, minutagem excedente — como acontece na versão analógica. 

Outro ponto de vantagem é que esse tipo de PABX permite que a equipe trabalhe fora da empresa, remotamente, com direcionamento para um aparelho smartphone, por exemplo. Assim, caso seja estratégico ou necessário, é possível reduzir custos com locomoção e despesas fixas, mantendo os colaboradores em home office.

Acompanhamento de métricas

Os números não mentem, por isso, os indicadores e relatórios são tão importantes para qualquer tipo de negócio. Um sistema integrado permite a criação de métricas que façam sentido, para que o gestor tenha embasamento consistente na tomada de  decisões. 

De modo geral, o acompanhamento tem foco no número de atendimentos de determinado período, na quantidade de chamadas perdidas, no volume de reclamações, no tempo médio de atendimento ou nas filas de espera — atendimentos realizados, sobretudo, por voicebot

Os relatórios confeccionados a partir das métricas podem ter dados específicos ou cruzados para chegar a uma análise mais precisa. O importante é que o sistema reduz consideravelmente a margem de erro, uma vez que elimina boa parte do trabalho manual realizado pela equipe de atendentes.

Monitoramento da qualidade dos atendimentos

O uso do PABX virtual integrado fornece um monitoramento eficiente de todas as chamadas. Com um acompanhamento mais rigoroso e em tempo real, a priorização dos atendimentos mais rentáveis é facilitada, proporcionando à gestão maior otimização dos processos, com elementos de controle e decisão.

Ter dados e informações antecipadas potencializa a melhoria, antes que uma reclamação se torne generalizada. As práticas diárias e saudáveis do setor de atendimento têm um papel de grande relevância na qualidade do atendimento.

O cliente promotor será capaz de indicar sua empresa para um parente ou amigo, no entanto, o cliente detrator tem o poder de disseminar sua insatisfação para um número ainda maior de pessoas, levando em conta o alcance das redes sociais e fóruns da área da saúde. 

Possibilidade de integração a outros sistemas

Se sua clínica já tem um sistema de gestão especializado, por exemplo, talvez seja possível incorporar o PABX virtual de maneira simplificada. É o que acontece com soluções como o Clinux, da Genesis Tecnologia, que consegue adequar a telefonia automatizada.

É uma forma de garantir um SLA (Acordo de Qualidade de Serviço) eficaz, com acompanhamento rotineiro, para identificar possíveis problemas internos, antes que ultrapassem fronteiras, chegando até os clientes, com impacto negativo para a imagem da sua empresa.

O PABX virtual é inteligente, moderno, de fácil operação e com pontos positivos capazes de transformar sua clínica em todos os aspectos. Em um ramo tão competitivo, ter um sistema diferenciado de telefonia pode ser a estratégia que você precisa para alavancar seu negócio.

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