O que você precisa mudar para ter um atendimento melhor em 2022

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Sabemos que atender bem é fundamental para a fidelização do cliente, por isso é hora de refletir sobre como oferecer um atendimento melhor em 2022. É preciso considerar mudanças para corresponder às expectativas de um consumidor cada vez mais exigente.

Depois de um longo período atravessando um dos momentos mais complexos da história da humanidade, o próximo ano promete ser de recuperação em todos os sentidos. Por isso, sairão à frente as empresas que souberem usar estratégias e ferramentas para surpreender e encantar os clientes.

O objetivo deste post é fazer uma reflexão sobre a importância do atendimento ao cliente e o que se espera para o futuro.

Continue lendo e analise em que patamar a sua empresa está e o que pode melhorar para começar o ano com o pé direito!

Por que o atendimento ao cliente é tão importante?

Sempre falamos em nosso blog o quanto atender bem pode não só agradar os clientes, como mudar sua percepção e seu relacionamento com a empresa. Quanto mais satisfeito, maior será seu engajamento e fidelização.

Naturalmente, eles podem se tornar um promotor da marca, indicando para amigos e parentes ao contar da boa experiência que tiveram. Do mesmo modo, um mau atendimento pode levar a perdas expressivas em poucos dias.

Ter um bom produto ou serviço, embora seja importante, já não é mais o motivo principal para que um cliente se mantenha fiel a uma marca. Ao entrar em contato, ele espera receber um atendimento humanizado e ter seus problemas resolvidos.

A competitividade é ainda mais acirrada em meio a um misto de inovação e mudança no comportamento geral do consumidor. Por mais que a tecnologia e a transformação digital sejam aspectos relevantes nesse processo, é o próprio cliente que já não aceita mais um atendimento limitado e busca empresas que ofereçam diferenciais.

Quais são as perspectivas do atendimento no futuro?

Para começar, a menos que seja um negócio muito específico, as empresas precisam se preparar para abranger todo perfil de público. Em plena era digital, dificilmente se encontrará alguém que não utilize um smartphone como meio de comunicação pessoal e para negócios.

Em tempos de chatbots e WhatsApp, o bom e velho telefone já não é suficiente para absorver a demanda, sobretudo, daquele cliente acostumado a resolver seus problemas pela internet, desde compras até utilização de serviços — o consumidor 5.0 tem um perfil altamente tecnológico e digital.

O futuro prevê um atendimento dinâmico, descomplicado e sem burocracias, que prioriza a agilidade e a praticidade como pontos essenciais da fidelização. O cliente moderno não deseja amargar uma fila de espera ou perder tanto tempo em um atendimento para resolver questões simples.

Nesse contexto, a tecnologia é imprescindível e vem oferecendo meios de comunicação por canais que permitem mais autonomia. A inteligência artificial é e será um recurso cada vez mais utilizado.

Devido à possibilidade de tarefas simples, mas importantes para o cliente, serem executadas por um sistema que atua de forma similar a uma interação humana, a IA tem sido um recurso crucial nesse processo de mudança do atendimento.

Dependendo do que o cliente precisa, ele pode iniciar o contato por canais de chat ou WhatsApp a qualquer hora do dia ou da noite, sem precisar falar com um atendente. Ainda assim, mesmo que seja necessário, em pouco tempo um atendente pode retornar a chamada e dar continuidade ao atendimento.

O autoatendimento já é uma realidade de muitas empresas, de segmentos e portes variados. Por isso, quem não se adaptar e correr para promover mudanças assume o risco de perder vantagem no mercado e deixar de ser referência, ainda que seus produtos ou serviços sejam os melhores.

Como oferecer um atendimento melhor em 2022?

O momento é de reflexão, pois ainda dá tempo de buscar mecanismos que agreguem valor ao atendimento e à empresa como um todo.

Você pode pensar em diversas alternativas para proporcionar um atendimento melhor em 2022 e sair à frente dos seus concorrentes.

Trouxemos algumas dicas para ajudar você a reestruturar e revolucionar seu setor de atendimento!

Capacitação da equipe de atendimento

O atendimento mudou, logo, se você não fornecer treinamento e capacitação ao seu time de atendentes, certamente terá um desempenho comprometido.

É importante que todos entendam e pratiquem conceitos novos, para saber como lidar com cada cliente durante o atendimento, como:

Esses são apenas alguns termos que não adianta somente a gestão conhecer, considerando que são os atendentes na linha de frente que precisam melhorar sua forma de atendimento — manter a equipe atualizada e conectada à visão de atendimento moderno é um dos passos mais importantes para qualquer mudança dentro da área.

Plataforma Multicanal

Por muitos anos a central telefônica foi o meio de comunicação mais eficiente entre empresas e clientes. O mundo evoluiu, a tecnologia se desenvolveu e caminhamos para um 2022 ainda mais digital.

O relacionamento comercial à distância não é um problema se você tiver condições de atender o cliente por diversos meios de contato e ele não sentir diferença. Dessa forma, uma plataforma multicanal é tudo o que a sua empresa precisa para deslanchar de vez no próximo ano.

Ter múltiplos canais de atendimento como WhatsApp, chatweb, redes sociais e central telefônica integrados em um mesmo sistema traduz a ideia de eficiência. Com tantos canais disponíveis, o cliente pode escolher por onde deseja ser atendido.

Ao pensar na solução, você não apenas resolve uma série de problemas de atendimento, como os da própria gestão. Nossa plataforma multicanal Escallo, por exemplo, permite ao gestor fazer acompanhamento em tempo real, além de análises mais precisas com a ajuda de indicadores para tomar decisões confiáveis.

Um sistema multicanal, como o Escallo, melhora o atendimento, minimiza os riscos de perdas de clientes, evita o trabalho manual e erros humanos, ao passo que melhora o relacionamento com o cliente, aumentando a chance de fidelização e, consequentemente, da receita.

Ao se perguntar como oferecer um atendimento melhor em 2022, pense como seu cliente, ou seja, o que gostaria de encontrar de diferencial no atendimento ao fazer contato com uma empresa — esse é o momento de você decidir seu posicionamento de mercado no próximo ano.

Gostou do post? Queremos ver sua empresa iniciar o ano com objetivos ousados e expectativas elevadas. Por isso, que tal entrar em contato com a gente agora mesmo para conhecer de perto todas as funcionalidades do Escallo e como podemos ajudar nesse desafio?

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Plataforma Escallo
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