URA: o que é e como beneficia o atendimento na área da saúde?

atendimento na área da saúde
6 minutos para ler

Como você sabe, o atendimento ao paciente em um consultório ou uma clínica deve ter uma preocupação especial com a linguagem a ser usada e com a agilidade, para que ele sinta que foi recebido com a importância devida. Claro que o contato direto com as pessoas deve ser preservado, mas há algum tempo a tecnologia pode ser considerada uma aliada poderosa, gerando ótimos resultados na área da saúde.

Você já ouviu falar na URA? Trata-se de uma tecnologia que permite a humanização do contato com os pacientes sem que haja, necessariamente, a presença de uma pessoa do outro lado da linha. Com ela, você realizará seus atendimentos com mais eficiência e rapidez, sem perder quesitos importantes, como personalização e excelência.

Neste post, você vai entender melhor o que é a URA, quais benefícios ela pode trazer ao seu negócio e quais são os tipos de unidades, para que possa escolher o mais adequado às suas necessidades. Confira!

Afinal, o que é URA?

A sigla URA significa Unidade de Resposta Audível. Trata-se de uma tecnologia aplicada ao sistema de atendimento de forma automatizada, permitindo a interação entre máquina e pessoas por meio do teclado do telefone ou do reconhecimento de voz.

Em resumo, a URA responde ao cliente por meio de áudios pré-gravados ou gerados dinamicamente, ambos sendo transmitidos por uma voz personificada.

À primeira vista, pode parecer difícil imaginar esse tipo de atendimento de forma humanizada. Porém, a tecnologia avançou muito nesse sentido e, com isso, o uso da URA vem sendo reconhecido como uma das formas mais eficientes de realizar o atendimento e atender às necessidades dos clientes — ou pacientes, no caso do setor da saúde.

Afinal, o atendimento é realizado da forma mais próxima possível das pessoas. Isso ocorre porque a unidade identifica o que o usuário precisa, apresentando, em seguida, opções e serviços que podem oferecer a melhor resposta para o que ele está procurando.

Quais são as aplicações da URA na área da saúde?

A grande vantagem do uso da URA em consultórios ou clínicas é a capacidade de lidar com grandes volumes de chamadas ao mesmo tempo. Isso permite com que o paciente seja atendido mais rapidamente, sem longas filas de espera, otimizando todo o trabalho da equipe.

Entre as possibilidades oferecidas por esse tipo de serviço, podemos destacar:

  • coletar dados rotineiros antes de interagir com um atendente humano;
  • reconhecer o paciente — por meio do CPF, por exemplo;
  • informar data e hora de um agendamento;
  • passar orientações sobre o preparo para um exame agendado;
  • informar o endereço da clínica;
  • confirmar a data prevista para entrega de laudo;
  • executar pesquisa de maneira impessoal ao final do atendimento ou após a prestação de algum serviço;
  • confirmar a agenda de consultas e exames;
  • avisar que o laudo ficou pronto;
  • realizar campanhas preventivas.

Tudo isso pode ser feito com o uso da Unidade de Resposta Audível, sem a necessidade de passar pelo atendimento de uma pessoa. Assim, evita-se a sobrecarga da equipe e das linhas telefônicas. O resultado é que os pacientes ficam mais satisfeitos com o atendimento prestado.

Por que você deveria usar a URA em seu consultório ou sua clínica?

Agora que você entendeu o que é URA, vale a pena conferir os benefícios que ela pode proporcionar ao seu consultório ou sua clínica. Veja alguns deles:

  • automatização de processos por meio do reconhecimento do paciente;
  • personalização do atendimento baseada na jornada do paciente;
  • mais satisfação dos clientes, porque diminui a fila de espera e automatiza as demandas;
  • mais agilidade para os atendentes, pois o cadastro do paciente é aberto automaticamente no painel de atendimento;
  • direcionamento para a fila correta, de acordo com o assunto do contato;
  • priorização de atendimentos mais rentáveis;
  • notificação massiva, que pode ser feita para confirmação de agenda e campanhas preventivas, entre outros assuntos relevantes para os pacientes.

Quais são os tipos de URA e como funcionam?

Existem diferentes tipos de URA, que funcionam de formas diversas e atendem a necessidades específicas. A seguir, entenda como elas funcionam.

URA receptiva

Esse é o tipo de unidade mais comumente utilizado. Por meio da URA receptiva, o cliente — ou paciente — é atendido com o uso de um roteiro de atendimento criado previamente e que será utilizado por ele de acordo com suas necessidades.

Ela deve ser usada em conjunto com as demais ferramentas que integram o call center, encaminhando o paciente para o atendimento humano.

URA de pesquisa

Sua principal diferença em relação à URA receptiva é que ela é acionada após o atendimento humano. Ou seja, o usuário conversa com um atendente e depois é direcionado à URA para responder a uma pesquisa.

URA ativa

Na URA ativa, é ela que faz a ligação para o cliente. Essa modalidade abre mais possibilidades de uso ao oferecer as opções de navegação pelo sistema. No caso de consultórios e clínicas, por exemplo, ela pode indicar uma campanha preventiva ou informar sobre procedimentos e exames, datas de agendamentos e outros.

Nesse caso, existe a URA de recado que, normalmente, é usada em ações de marketing, fornecendo uma mensagem vocalizada previamente gravada. Há também a URA reversa, que pode transmitir a mensagem gravada e permitir a interação por meio de um menu de serviços estabelecidos previamente. Por fim, pode direcionar o contato para um atendente.

Assim, ela é útil em situações variadas, de acordo com a necessidade da clínica ou do consultório e dos pacientes.

URA integrada

Esse tipo de URA utiliza um software que integra todos os serviços oferecidos pelo contact center, envolvendo pessoas, processos e infraestrutura para atender aos pacientes de forma completa e eficiente. Nela, o sistema DAC (distribuidor automático de chamadas) distribui as ligações para os agentes.

Se você busca uma solução mais completa para sua organização, saiba que o Escallo disponibiliza a URA para o canal telefônico e canais de mídias sociais, como WhatsApp, Facebook, websites, Instagram e Telegram.

Agora que você já entendeu o que é URA, já sabe como ela funciona e percebeu os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio na área de saúde, vale a pena encontrar um fornecedor para otimizar os atendimentos em sua clínica ou seu consultório. A Futurotec pode ser uma parceira de sucesso para contact centers que precisam implementar URA por meio do Escallo.

Ficou interessado em saber mais sobre essa solução? Entre em contato conosco agora mesmo!

Plataforma Escallo
Você também pode gostar

4 thoughts on “URA: o que é e como beneficia o atendimento na área da saúde?

Deixe um comentário