O que é excelência no atendimento ao cliente em 2023?

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A excelência no atendimento vai muito além de tratar bem o cliente, pois o que ele deseja, de fato, é encontrar soluções para seus problemas. Se antes atender bem significava ter o produto ou serviço solicitado, agora é preciso focar na experiência.

Em uma era digital dominada pela Inteligência Artificial e pelas interações de bot, é importante investir na construção do relacionamento. As aplicações técnicas do Customer Success mais do que nunca são essenciais para conectar empresa e público.

Neste post, elencamos o que pode ser considerado um atendimento de excelência na atualidade, bem como a importância de dar atenção ao departamento. Continue lendo e veja algumas dicas de aplicações capazes de garantir o sucesso do cliente!

O Escallo engloba todos os canais e mídia, como Whatsapp, Instagram Direct, Facebook Messenger e Chat Web. O Escallo é a solução Omnichannel da Futurotec, perfeita para empresas que buscam uma gestão eficiente de atendimentos. Além de se conectar com ferramentas de CRM e software de gestão para melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência da empresa.

Com ele, é possível enviar mensagens automatizadas, confirmar agendas e enviar arquivos em PDF, áudio ou link.  Experimente o Escallo Social agora e melhore sua comunicação com os clientes!

O que é ter excelência no atendimento hoje em dia?

Quando o assunto é atendimento ao cliente e os desafios de promover excelência, fatalmente associamos à digitalidade. O comportamento do consumidor mudou em função do avanço tecnológico, que permitiu incorporar diversas formas de contato.

A central telefônica permanece como um dos canais mais ativos, porém, nos últimos tempos novas alternativas foram surgindo. O público se tornou mais exigente, apressado e preocupado em ter seus problemas resolvidos de imediato.

Com isso, muitas empresas tiveram de se reinventar, dentro e fora da internet, para atender variados perfis de consumidores. Para a geração millennials, por exemplo, digital e antenada, o telefone é um canal pouco efetivo.

Esse é um público que prefere se comunicar via chat ou WhatsApp, por meio das aplicações de bot que dão autonomia e liberdade. A excelência no atendimento deve acompanhar esse movimento de ampliar as possibilidades para atrair todos os tipos de público.

O cliente precisa ocupar o centro das atenções, ou seja, se sentir importante e perceber o valor que ele tem para a empresa. Nesse contexto, a disponibilidade de atendimento e os esforços de ouvir atentamente o que ele tem a dizer para solucionar problemas fazem total diferença.

Como preparar o setor de atendimento para os desafios da atualidade?

A equipe de call center tem um papel fundamental para que se estabeleça uma relação de confiança e proximidade com os clientes. O modo como os atendentes agem diante de cada solicitação, problema e necessidade do público gera encantamento e fidelidade.

Mesmo com o uso de canais digitais no atendimento, a interação humana permanece como uma das maneiras mais eficazes de retenção de clientes. Por isso, é fundamental que o setor receba atenção da gestão no que diz respeito às condições de trabalho.

As atividades manuais tomam tempo, aumentam o risco de erros e deixam a equipe sobrecarregada, o que pode impactar a qualidade do atendimento. Com soluções e ferramentas automatizadas, certamente os processos serão otimizados, sobrando mais tempo para o que realmente importa, que é atender o cliente com excelência.

O mercado impõe o ritmo às empresas, que precisam atender com agilidade e precisão, sem deixar o cliente de lado. Dentro de uma cultura digital, a personalização e humanização devem prevalecer como fator diferenciado.

Quais são as aplicações de CS que podem garantir a excelência no atendimento?

Ao chegar à sua empresa, o cliente precisa encontrar as respostas e soluções que esteve buscando no mercado. Só assim ele dará continuidade ao atendimento, ouvirá suas propostas e promessas e tomará uma decisão favorável à sua empresa.

O interesse em permanecer e se vincular a uma marca depende das impressões no primeiro contato e experiência ao longo do atendimento. O ano de 2023 chega com o desafio de recuperar um tempo de inércia e fortalecer as relações, sobretudo, no ambiente virtual.

A empresa que quiser ter vantagem sobre a concorrência precisa se tornar um negócio inteligente e dinâmico. O consumidor moderno demanda cuidado na hora de disponibilizar os serviços de atendimento.

Com base nas regras da nova Lei do SAC e nas principais necessidades de um cliente atualizado e digital, selecionamos as aplicações tecnológicas que podem ajudar sua empresa a oferecer excelência no atendimento!

Confirmação automática de agenda/serviço

Tanto o agendamento quanto a confirmação automática de um horário agilizam o atendimento e liberam o cliente para atividades mais importantes. Como é um serviço automatizado, sem a necessidade de intervenção humana, o cliente pode entrar em contato a qualquer hora do dia ou da noite.

Se por um lado favorece o cliente com mais autonomia e agilidade, por outro a empresa não precisa ter um atendente dedicado à função de entrar em contato com cada cliente para confirmar a presença, o que onera e leva tempo.

Autonomia do autoatendimento

Embora ainda existam clientes que preferem e gostam de contar com a ajuda de um atendente, a maioria prima pela autonomia. No autoatendimento, o serviço é rápido e objetivo, sem rodeios, ideal para o público que vive apressado e ocupado com os compromissos do dia a dia.

Múltiplos canais à disposição

Com tanta modernidade é até difícil imaginar um passado em que somente o telefone era o meio de contato entre empresas e clientes. As longas filas de espera e dificuldade de identificar o cliente para retornar a chamada entraram para a história.

Agora, a diversidade de canais promoveu verdadeira e positiva revolução no atendimento ao cliente. Ao oferecer variedade na forma de contato, a empresa diz ao seu público que está totalmente disponível para atendê-lo.

Quando integrado, o atendimento pode ser ainda melhor, pois não importa se o contato ocorrer pelo telefone, redes sociais, WhatsApp, Chat ou Telegram, uma vez que o histórico das conversas é centralizado.

Assim, sempre que o cliente fizer contato, não importa o meio escolhido, o diálogo terá continuidade a partir da última chamada. Mais um ganho para a empresa que reduz custos, atende ao previsto na lei e eleva o conceito de excelência na percepção do cliente.

Recuperação automática de chamadas

Falamos da era analógica e das dificuldades enfrentadas pelas empresas no resgate de um cliente que desistiu de esperar para ser atendido. Com a recuperação automática, que permite identificar o contato de ligações perdidas, esse problema é eliminado.

Um sistema personalizado e inteligente ainda dará prioridade aos atendimentos mais urgentes, importantes ou rentáveis. Uma aplicação que reduz o tempo ocioso dos atendentes, automatiza a ação da equipe e melhora a imagem da empresa em relação ao cliente.

O Escallo proporciona a excelência no atendimento do seu negócio

Com a ajuda de uma plataforma multicanal integrada você pode ter tudo isso concentrado em um mesmo ambiente. A centralização permite acompanhar os contatos, dando à equipe de atendimento elementos para uma ação rápida de acordo com a solicitação do cliente.

A excelência no atendimento, portanto, depende de avaliar o mercado e suas exigências, bem como ampliar a visão e admitir que a digitalidade é um caminho sem volta. Terá vantagem quem souber explorar as diversas aplicações, soluções e recursos tecnológicos.

Se você gostou deste post e está em busca de uma solução eficiente para a sua empresa, entre em contato com a gente e conheça o Escallo, nossa plataforma integrada de atendimento e gestão que vai revolucionar o seu negócio!

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