O poder do WhatsApp no atendimento ao cliente

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WhatsApp, whats ou zap, não importa o nome que as pessoas dão para o aplicativo. O fato é que ele já conquistou o coração dos brasileiros. No universo dos negócios não é diferente, o WhatsApp no atendimento é parte essencial das estratégias de relacionamento, marketing ou vendas.

Mais de 90% dos brasileiros afirmaram, em pesquisa recente do Datafolha, utilizar o aplicativo diariamente. É bem provável que seu cliente esteja dentro dessa porcentagem, uma vez que o Whatsapp no atendimento ao cliente já é utilizado em diversos segmentos, desde o agendamento de exames, encomenda de um bolo na confeitaria, marcação uma revisão com o mecânico e realização de atividades bancárias.

Gestores de atendimento e empreendedores, acompanhem o texto e vejam o poder do WhatsApp no atendimento ao público, independentemente da sua atividade comercial.

WhatsApp: novas possibilidades de contato

O WhatsApp foi criado em 2009 por Jan Koum e Brian Acton, nos EUA, como um competidor do SMS e,claro, sem as inúmeras ferramentas disponibilizadas atualmente. Todavia, no país de origem, as mensagens eram enviadas gratuitamente e trouxe um questionamento para os criadores: por que as pessoas usariam uma nova ferramenta?

A partir deste ponto, perceberam que a expansão internacional do aplicativo seria uma boa jogada, já que em alguns países o envio de SMS era tarifado,como no Brasil. Por aqui, o WhatsApp chegou no mesmo ano da sua criação, mas só para usuários Apple.

Assim, ao ser disponibilizado para outros sistemas operacionais, o aplicativo caiu no gosto dos brasileiros. Atualmente, somos o segundo país com mais adeptos, com cerca de 120 milhões de usuários, perdendo apenas para a Índia.

Em seguida, no ano de 2014, o app foi adquirido pela Meta (Facebook) em uma transação que movimentou 16 bilhões de dólares.

WhatsApp no atendimento: novas ferramentas a serviço do consumidor

Se anteriormente o objetivo era apenas ser um aplicativo de mensagem de texto, hoje a plataforma oferece diversos recursos para usuários e empresas. Consolidou-se como o canal preferido pelos consumidores quando o assunto é o atendimento digital, conforme aponta a pesquisa da Cedro Technologies em parceria com o E-commerce Brasil. 

Dessa forma, atentas a essa ascensão, é notável o quanto as empresas têm investido no WhatsApp para atendimento ao seu cliente, especialmente explorando os recursos da versão Business do WhatsApp, pensada especialmente para aprimorar o atendimento de empresas. 

Portanto, o WhatsApp Business API a interação com o cliente fica mais precisa e ágil, com recursos que possibilitam o autoatendimento:

  • enviar arquivos de voz, links, vídeo e imagens automaticamente;
  • automatizar o SAC;
  • personalização das conversas;
  • aumento da disponibilidade;
  • vários atendentes em um único número.

Contudo, ao explorar esses recursos interativos a empresa, que conhece o seu público e sabe que ele está no WhatsApp, precisa estabelecer este contato tão fundamental  para a sua estratégia de atendimento ou de vendas.

WhatsApp em números: por que gestores precisam utilizar esta ferramenta?

Atualmente, utilizar o WhatsApp no atendimento é uma realidade empresarial. Vamos ver alguns números que indicam a forte presença de consumidores nesta plataforma. 

Conforme a pesquisa WhatsApp 2022: dados sobre os usuários no app de mensagens mais utilizado pelos brasileiros, 80% dos entrevistados se comunicam com marcas e empresas pelo WhatsApp.

Analisando questões comerciais, 54% responderam que já contrataram um serviço pelo aplicativo. Além disso, quando o assunto é a compra de produtos, 51% afirmaram que já utilizaram a plataforma para este fim.

Atenção: 73% das pessoas ouvidas consideraram o WhatsApp um ótimo canal para se comunicar com empresas. Outro bom resultado apresentado pela pesquisa afirma que 55% não se importam de receber publicidade no WhatsApp, desde que tenham fornecido o telefone para a empresa.

E os grupos não podem ficar de fora: 28% dos participantes sinalizaram que participam de grupos de promoção e desconto, ou seja, reforçando o canal como importante mecanismo de comunicação.  

Match perfeito: Escallo e WhatsApp

Você já entendeu que o WhatsApp no atendimento é uma ferramenta primordial para a sua estratégia de negócio. Seu público certamente está entre os consumidores vorazes desta ferramenta e você não pode perder clientes por isso. 

Agora, devem ter surgido dúvidas sobre como inserir o uso do app de forma prática e eficiente na rotina de uma empresa. A resposta é simples: por meio de uma ferramenta de gestão e automação. 

O Escallo é uma plataforma de atendimento multicanal, parceira oficial do FACEBOOK – META para gerenciar os fluxos de mensagens da API do WhatsApp para empresas. Afinal, as vantagens de contar com uma API oficial são múltiplas:  

  • usar uma versão segura e oficial;
  • seguir a política do Facebook Meta, evitando risco de bloqueio ou banimento;
  • envio de mensagens em massa;
  • vários atendimentos com o mesmo WhatsApp;
  • controle de acesso do colaborador;
  • atendimento automático — chatbot;
  • dispensa o uso do celular;
  • conversa em tempo real;
  • relatório de conversas.

Com a plataforma Escallo é possível gerenciar o uso do WhatsApp no atendimento de forma prática, contribuindo com a satisfação do seu público-alvo e gerando ativos valiosos para a empresa. Afinal de contas, oferecer a melhor jornada de atendimento para o seu cliente deve ser prioridade sempre.

Fazemos o meio de campo entre você e o seu cliente. E esse time aqui é camisa 10. Venha para o Escallo!

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