O poder das notificações e lembretes no atendimento ao cliente

Sumário

Diante de uma vida corrida e atribulada, incorporar as notificações e lembretes no atendimento ao cliente pode ser uma boa estratégia. Assim, a funcionalidade vem ganhando cada vez mais espaço como mecanismo de comunicação para empresas e prestadoras de serviço. 

Lembrar o cliente de um compromisso ou informar sobre o andamento de uma demanda gera uma experiência diferenciada de atendimento, além de um controle que permite maior eficiência nos processos internos, evitando o retrabalho e a insatisfação do cliente.

Neste post, você confere as notificações e lembretes como importantes recursos para o setor de atendimento e onde podem ser usados. Continue lendo e veja os canais de envio dos lembretes no atendimento ao cliente!

Como as notificações e lembretes podem ser usados no atendimento ao cliente?

A rotina de grande parte da população brasileira é repleta de atividades em uma agenda apertada dentro das 24 horas. Em meio a tantas responsabilidades que podem envolver trabalho, escola, família e outros aspectos, a mente humana falha. 

Com isso, as notificações e lembretes no atendimento criam facilidades para o cliente e auxiliam o trabalho da equipe de atendentes. Em suma, a boa notícia é que essa é uma solução que pode ser implementada em todos os setores e segmentos. 

Veja alguns exemplos de como os lembretes no atendimento podem ser usados em negócios diferentes para você se inspirar e adotar na sua empresa!

Confirmação de agenda

Na área da saúde, um dos principais problemas enfrentados pelo setor de atendimento é a confirmação de agenda. Em muitos casos, a ausência de um paciente se deve ao esquecimento e não aviso em tempo de preencher o horário vazio. 

O não comparecimento (no-show) na hora marcada gera uma série de contratempos internos, sobretudo, de ociosidade do médico, sem contar a fila de pacientes à espera de uma desistência e que poderiam ser encaixados no horário vago.

Com o lembrete é possível ter um controle mais efetivo, reduzir o no-show e facilitar os encaixes e preenchimento da agenda em tempo hábil. Além disso, automatizar a tarefa aumenta o alcance de clientes em menor tempo e reduz o headcount.

Mesmo que o número de pacientes cresça, não será necessário ter uma ou mais pessoas dedicadas à confirmação da agenda. As aplicações de bot no canal escolhido para envio da notificação ou lembrete, o paciente terá como confirmar, cancelar ou reagendar a sua consulta.

Preparação de exames

Ainda na área da saúde, os preparos e orientações de exames podem também ser automatizados, garantindo o sucesso do procedimento. Dessa forma, informações sobre jejum, medicação, vestimenta, acompanhante, entre outros, podem ser enviadas por notificação evitando desencontro e, consequentemente, retrabalho. 

Essas informações podem ser gravadas e disponibilizadas para os atendentes, assim, a equipe não perde tempo durante o atendimento. Um recurso simples que resulta na diminuição do TMA, uma vez que a mensagem será enviada ao paciente e ele pode ouvir pelo tempo que julgar necessário.

Status de entrega de algum produto

As empresas que vendem produtos ou prestam serviços de reparo em equipamentos podem usar as notificações e lembretes no atendimento. O status de andamento e de entrega enviado de forma automática mantém o cliente informado sobre a evolução pós-venda. 

Acompanhar essa movimentação sem ter de entrar em contato para saber quando o produto será entregue fideliza os clientes. Portanto, sendo a comunicação um aspecto tão importante no relacionamento com o cliente, incluir a notificação agrega valor ao serviço.

Autorização de pagamento

Os pagamentos realizados via cartão de crédito demandam controle financeiro tanto da empresa quanto do usuário. As notificações sobre a compra — local, dia, horário e valor — comprovam a operação ao passo que inibem e evitam as tentativas de fraudes.

Não raro ocorre o uso não autorizado do cartão e compras indevidas em nome do titular, o que gera dor de cabeça e prejuízos. Com as notificações o cliente sabe que pode comprar na sua empresa e que não terá problemas ou surpresas na fatura do cartão de crédito.

Quais são os canais para enviar lembretes no atendimento?

A melhor forma de implementar as notificações e lembretes no atendimento ao cliente da sua empresa é via celular ou e-mail. Pelo smartphone, tanto o SMS quanto o WhatsApp são eficientes e permitem comandos de bot, facilitando a interação com os clientes.

SMS

Embora tenha perdido um pouco da sua popularidade com a chegada de novas soluções, uma pesquisa realizada pelo site de notícias Mobile Time revelou que o SMS continua eficiente. Os dados apontam que cerca de 48% da população brasileira recebe torpedos por SMS todos os dias — as empresas continuam acreditando nesse recurso. 

Pelo SMS os torpedos são enviados de forma objetiva, com as informações mais importantes sobre o atendimento. Por meio de um menu inteligente, o cliente pode responder, clicando na opção desejada, conforme previamente programado.

WHATSAPP

O WhatsApp não é diferente, tratando da dinâmica de confirmação de agenda, informações sobre procedimentos ou status. O layout do aplicativo é diferente e pode ampliar a interação para proporcionar um atendimento mais completo.

Em parceria com a Opinion Box, especialista em pesquisas de mercado online, o Mobile Time desenvolveu a pesquisa Infobip, que trouxe dados, acima de tudo, impactantes sobre o uso do WhatsApp no Brasil.

Os dados revelaram que 99% das pessoas mantêm o aplicativo instalado em seu smartphone, sendo que 80% usam a plataforma como canal de comunicação com diversas empresas e marcas.

Além das notificações e lembretes automatizados, suas configurações permitem ainda o envio de laudos, resultados de exames e arquivos de imagens, no caso de atendimentos em clínicas e laboratórios.

Para fazer uso desse contato ativo é preciso ter um sistema como o Escallo, que permite a integração dos canais e comunicação direta com a gestão de atendimento. Assim, a plataforma multicanal é uma importante aliada na estratégia de abranger os principais meios de comunicação com os clientes.

Com a ajuda do Escallo, você pode criar uma interação ágil e completamente personalizada, de acordo com o perfil do seu público. Dessa forma, o uso das notificações e lembretes no atendimento será programado para oferecer soluções, com foco em facilidades, praticidade e satisfação do seu cliente.

Por fim, se você gostou deste post e deseja melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa por meio das notificações e lembretes automatizados, entre agora mesmo em contato com a gente para conhecer o Escallo e como a solução pode ajudar nesse passo!

Siga nossas redes sociais: FacebookInstagramLinkedInYouTube e WhatsApp!

Plataforma Escallo
Veja também:
Blog Futurotec | Conteúdos criativos e exclusivos Saiba tudo sobre governança, tecnologia, criatividade e outros assuntos do meio corporativo no nosso Blog.
Você também pode gostar

Sumário

Compartilhe

Não perca nenhuma novidade! Assine nossa newsletter.
Não mandaremos spam!
REVOLUCIONE SEU ATENDIMENTO

Sumário

Obrigado 👏🏻 por assinar 🎉 nossa newsletter! 🥳