Metaverso no atendimento ao cliente

6 minutos para ler

Metaverso é a palavra do momento nos meios digitais. Esse termo é de grande expressividade e ganhou espaço em vários noticiários do mundo. Além disso, é um assunto que gera muitos debates e, assim, movimenta vários setores do mercado. O metaverso no atendimento ao cliente é uma das mudanças para o futuro.

Certamente, você já ouviu essa palavra por aí. Ela, inclusive, já foi inspiração para filmes e ganhou força nos últimos tempos. Isso mostra que a interação dos mundos real e virtual tem ficado bem próxima.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura deste artigo. Aqui, vamos explicar o que é metaverso, como entrar para esse ambiente e de que forma ele influencia no atendimento ao cliente.

O que significa o metaverso?

O metaverso é um conceito que promove a integração do mundo real com o virtual. Ou seja, esse termo se refere a uma vivência em um ambiente virtual, mas com influências do espaço físico.

Espera-se que, no futuro, as ferramentas de realidade aumentada e inteligência artificial quebrem qualquer impedimento entre os dois mundos. Especialistas afirmam que as pessoas vão interagir como se estivessem dentro da internet.

Em outras palavras, a tecnologia vai permitir que avatares virtuais conversem, trabalhem e tenham uma vida social com familiares e amigos. Entretanto, será preciso ter algumas tecnologias para participar desse ambiente online, como os óculos de realidade virtual.

Como entrar no metaverso?

Para entrar no metaverso, o primeiro passo é ter uma internet estável. Segundo os estudiosos da área, a conexão mais veloz faz com que a experiência fique mais próxima da realidade.

O óculos de realidade aumentada também é um acessório essencial para ter uma vivência imersiva do mundo virtual.

Os joysticks são fundamentais para uma experiência do metaverso. Eles promovem a interação do jogador com o universo que aparece na sua tela.

Por fim, é preciso ter dinheiro para viver dentro desse mundo. Porém, por lá não se usa papel-moeda ou cartões de crédito. No metaverso, a movimentação de valores e os registros de propriedades são feitos por meio da blockchain, dos NFTs e das criptomoedas.

A blockchain é um banco de dados público e descentralizado. Já NFTs é a sigla para tokens não fungíveis. Por fim, as criptomoedas são um sistema de pagamento digital que não depende de bancos para confirmar as transações.

Quais são os perigos do metaverso?

Assim como todo o ambiente da internet, o metaverso pode apresentar certos perigos para quem transita nesse mundo virtual. A seguir, confira os principais.

1. Violação da privacidade

Para entrar no metaverso, é preciso utilizar uma série de dispositivos e hardwares para manter a conexão entre o usuário e o mundo virtual. Esses aparelhos podem armazenar um grande volume de dados, ficando sensível ao vazamento e à utilização de forma indevida.

2. Aplicação de golpes

O metaverso precisa ser regulado de forma correta. Caso contrário, ele pode ser usado por criminosos para praticar golpes e roubar criptomoedas, dinheiro ou dados pessoais.

3. Prática de violência

Assim como ocorre na internet, o metaverso não está imune a agressões e abusos sexuais, por exemplo. Inclusive, há relatos de que isso já ocorreu nesse universo.

4. Divulgação de informações falsas

Vivemos uma era de disseminação de notícias falsas pelas redes sociais e aplicativos de mensagens. Tal cenário também pode surgir no metaverso, contribuindo para uma desinformação ainda maior dos usuários.

5. Problemas psicológicos

O metaverso propõe que os usuários criem seus próprios avatares. Logo, eles podem ser uma representação real de si mesmo ou fictícia. Dessa forma, pessoas com problemas de autoestima que usarem esse ambiente podem sofrer impactos na vida real.

De que forma o metaverso pode mudar a experiência dos clientes?

O metaverso vai oferecer aos clientes uma vivência real no mundo online. Ou seja, os consumidores terão uma experiência realística com empresas, sem sair de casa.

Atualmente, muitos negócios já oferecem diversos serviços online. Por exemplo, tabelas de medidas, vídeos explicativos, provador virtual, entre outras possibilidades. Porém, isso vai ainda mais além.

Com o metaverso, o cliente terá a chance de entrar verdadeiramente em uma loja virtual. Além disso, provar produtos, andar por prateleiras e interagir com outros consumidores que lá estiverem.

Qual a influência do metaverso no atendimento ao cliente?

O metaverso vai permitir um atendimento ao cliente mais próximo e eficiente. A transição entre o mundo real e o virtual provocará vivências imersivas de entretenimento. Logo, as empresas precisarão apostar em uma experiência de compra mais engajadora.

Outro ponto da influência do metaverso no atendimento ao cliente é a possibilidade de desenvolver uma assistente virtual 3D. Ela poderá interagir com o usuário e explicar, por exemplo, algo relacionado à empresa ou como usar o produto ou serviço.

Os empreendimentos poderão criar uma equipe de atendimento virtual, não ficando presos a somente uma assistente virtual. O importante é que os atendentes sejam imediatos e ofereçam um suporte personalizado e humanizado

O metaverso vai evoluir para criar espaços de interação. Shoppings, lojas e centros culturais estarão presentes nesse universo virtual. Isso permitirá que o relacionamento entre clientes e marcas fique ainda mais próximo. 

A integração da realidade com a ficção já existe. O próximo passo é que ela evolua para oferecer experiências inovadoras e realistas dentro do mundo virtual. Dessa forma, é perceptível a influência do metaverso no atendimento ao cliente.

Algumas empresas, inclusive, já investem nessa vivência para seus consumidores. A Meta, por exemplo, criou uma plataforma que simula cenários físicos por meio da realidade aumentada.

O Tinder também aposta no metaverso. A empresa está desenvolvendo um aplicativo chamado Single Town. Nele, as pessoas poderão usar avatares para conversar em espaços virtuais.

Como viu, o metaverso é um assunto em alta e promete transformar o atendimento e as experiências do cliente. Por isso, é importante estar atento às vivências do mundo virtual que já estão sendo implementadas.

Gostou deste artigo? Agora, você já sabe a influência do metaverso no atendimento ao cliente. Que tal continuar em nosso blog para entender como a evolução humana e a evolução tecnológica caminham juntas na sociedade 5.0?

Siga nossas redes sociais: FacebookInstagramLinkedInYouTube e WhatsApp!

Plataforma Escallo
Você também pode gostar

Deixe um comentário