Livros nacionais sobre sucesso do cliente para quem quer se aprofundar no tema

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Muitos livros nacionais sobre sucesso do cliente são verdadeiras fontes de consulta e inspiração para aplicar no negócio. Além de ser um hábito saudável, a leitura agrega conhecimento ao fornecer ideias que podem ser usadas no dia a dia pela gestão e equipe de atendimento.

Para conquistar e fidelizar os clientes, é fundamental oferecer uma experiência agradável e satisfatória. Como trata-se de uma área em evolução, o Customer Success (CS) requer estratégias diferenciadas, e os livros podem contribuir nesse aspecto. 

Trouxemos, neste post, indicação de títulos que podem ajudar você a melhorar o relacionamento e garantir o sucesso do cliente. Sendo assim, coloque a leitura em dia, aproveitando essas dicas para aprimorar seus conhecimentos sobre como deixar o cliente feliz ao longo da jornada!

Os livros nacionais sobre sucesso do cliente para auxiliar nas estratégias

As mudanças constantes no mercado obrigam empresas e profissionais a se manterem atualizados se não quiserem perder vantagem competitiva. Em relação ao sucesso do cliente, cada vez mais são implementadas ações com o objetivo de impactar a percepção e ganhar sua preferência.

Os livros escritos por especialistas brasileiros apresentam dicas e experiências para você trabalhar o CS na sua empresa e ficar por dentro do assunto. Confira!

O jeito de ser Magalu: lições de quem se transformou em uma potência no mundo dos negócios

O Magazine Luiza é a representatividade do que é trabalhar continuamente para o sucesso do cliente. Um dos grupos mais sólidos do país, seu histórico de conquistas inspira empreendedores, gestores e lideranças a buscar cada vez mais uma forma de agregar valor por meio da satisfação do cliente.

Durante muitos anos no comando de uma das empresas varejistas mais importantes do país esteve Luiza Helena Trajano, uma figura emblemática e visionária.

O enredo, desenvolvido pelo renomado autor César Souza, traz as cinco lições essenciais tiradas do modelo de negócios, da filosofia de gestão e da cultura do Magazine Luiza.

Vale a pena conferir essa narrativa envolvente e se aprofundar na história e jeito de ser Magalu. Certamente, uma leitura obrigatória para você que deseja empreender, já tem um negócio ou deseja transformar a relação com seu cliente para garantir o sucesso com base em um excelente relacionamento.

Não atenda clientes, atenda pessoas

Foram mais de 300 lojas, 105 consultórios médicos, 67 diferentes empresas pesquisadas e uma infinidade de ligações para call centers até que a autora Marcinéia Oliveira chegasse a esse livro de leitura leve e dinâmica.

A ideia central é chamar a atenção para o risco da automatização do atendimento sem cuidar na humanização no relacionamento com o cliente.

Uma reflexão que pode ajudar você a entender como as empresas estão lidando com os desafios, mudanças e inovações tecnológicas diante de um público de comportamento e perfis variados.

Oportunidades disfarçadas: histórias de empresas que transformaram problemas em grandes oportunidades

Nesse título, o autor Carlos Domingos reúne uma série de ideias e soluções para as diversas dificuldades vivenciadas pelas organizações.

Foram sete anos de pesquisas e 200 casos de empresas e pessoas que fizeram do limão, uma limonada.

Uma leitura recomendada para quem deseja se reinventar, buscar novas alternativas e soluções, sobressair no mercado, além de vender em um mundo competitivo. Os insights podem surgir e ajudar nas estratégias de marketing da sua empresa.

55 maneiras de encantar o seu cliente no atendimento

O autor Clézio Gontijo Amorim traz, neste livro, diversas dicas para o setor de atendimento encantar os clientes e construir uma relação duradoura.

Falando sobre o mau atendimento e a forma de resgatar a confiança dos clientes, o título apresenta 55 casos reais sobre as falhas do atendimento e como dar a volta por cima.

Para cada caso contado, uma análise dos erros que podem ser os mesmos cometidos na sua empresa. Vale conferir para buscar similaridades e, por meio dos exemplos, corrigir a tempo as possíveis falhas do atendimento na sua empresa, para manter uma jornada positiva dos seus clientes.

A arte de encantar clientes: 5 passos para atender com excelência e impulsionar os negócios

Colocar o cliente no centro do negócio e fazer dele uma das principais razões de existência do empreendimento. Com este livro, o autor Erik Penna mostra de forma positiva que é possível sobreviver em um mercado competitivo, mesmo com as interferências externas.

Para isso, a narrativa oferece uma metodologia focada em transformar o cliente na maior estrela da sua empresa ao implementar um excelente atendimento por meio do método S.T.A.R.S: 

  • Selecionar as pessoas certas;
  • Treinar de maneira assertiva;
  • Avaliar o desempenho da equipe;
  • Reconhecer para engajar todo o pessoal;
  • Surpreender para encantar clientes​.

Feitas para o cliente: as verdadeiras lições de mais de 50 empresas feitas para vencer e durar no Brasil 

Neste livro, os autores Roberto Meir e Daniel Domeneghetti trazem na narrativa uma reflexão compilada das 53 entrevistas realizadas com as lideranças das mais expressivas empresas brasileiras, sobre o processo de análise e tomada de decisões.

A ideia é servir como fonte de consulta a quem atua no atendimento ao cliente e busca soluções para garantir o sucesso do público, de modo geral.

Uma leitura indispensável, repleta de informações que reforçam a ideia de que apenas as empresas desenhadas para compreender, escutar, atender, servir, interagir e recompensar adequadamente o cliente terão mais chances de sobreviver e vencer nesse mercado em transformação.

De cada um desses livros sobre sucesso do cliente você pode extrair informações relevantes para formular suas próprias ideias de ações dentro do conceito de Customer Success.

Todas as narrativas e contribuições são um convite à ação para colocar em prática o plano de engajar, fidelizar e encantar o cliente. Portanto, comece já a transformar sua empresa e se tornar referência de sucesso da jornada do cliente.

Aproveite a visita e veja como uma plataforma multicanal pode melhorar o atendimento e fazer a diferença na relação com o público de uma empresa!

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