Como ser um líder de sucesso?

Líder de Sucesso
7 minutos para ler

Para ser um líder de sucesso é preciso investir em habilidades e competências que desenvolvam a capacidade de gerir pessoas e transformá-las em uma equipe comprometida e de alta performance.

Os desafios enfrentados por gestores de todos os segmentos estão vinculados ao relacionamento humano, sobretudo, ao tom usado para direcionar o trabalho e cobrar resultados — um erro comum que precisa ser evitado.

O objetivo deste post é mostrar como você pode se tornar um líder de sucesso e o quanto isso favorece o relacionamento com os funcionários. Continue lendo e entenda as diferenças entre liderança e chefia e o que esperar do comportamento de um líder de verdade!

Liderança x chefia: entenda as diferenças

Essa é uma discussão recorrente, até mesmo clichê, que sempre volta à tona quando o assunto é o modo como se deve gerenciar as equipes para obter e garantir que os resultados sejam conforme o planejado.

Enquanto o chefe gerencia pelo autoritarismo e condiciona as pessoas a executarem suas tarefas com um sentimento de obrigação, o líder atua de forma contrária. Ele inspira as pessoas a serem cada vez melhores para atender aos objetivos da empresa paralelo às próprias necessidades.

Já faz tempo que o mercado, sempre atento às mudanças e transformações do comportamento, vem buscando líderes e não apenas chefes. O atendimento mais humanizado, com foco nos problemas e necessidades, requer uma equipe preparada por alguém que entende de capacitação humana.

O chefe, no geral, foca a atenção em resultados numéricos, considerando as pessoas um meio de atingir os propósitos. O líder, por sua vez, acredita que são as pessoas, motivadas e engajadas, as principais responsáveis pela rentabilidade da empresa.

São duas personalidades marcantes no mundo corporativo, entretanto, o perfil de chefe já não se enquadra na maioria das organizações, a julgar pelo protagonismo do capital humano e importância do reconhecimento dos talentos profissionais.

O chefe olha somente para os números e estatísticas, o líder está conectado a pessoas e performances. Com isso, a visão ampla do gerenciamento de processos e capacidade de desenvolver e valorizar o potencial de cada pessoa em prol dos interesses da empresa é que fazem um líder de sucesso.

O comportamento de um líder de sucesso

Como um profissional em posição hierárquica deve se comportar para ser considerado um líder de sucesso? Quais são as principais características que um líder precisa apresentar para conquistar o respeito e a parceria dos seus liderados?

Essas são perguntas que talvez sejam fáceis de responder, embora na prática exijam um empenho contínuo do gestor para o exercício de uma liderança justa e participativa. A missão do líder é inspirar e influenciar para o bem comum.

Veja 7 passos que devem guiar a carreira de um líder bem-sucedido!

1. Tenha empatia

Um bom líder precisa se colocar no lugar de cada um da equipe para entender as dificuldades e facilidades do dia a dia. O exercício da empatia permite uma liderança baseada em vivências e não em achismos.

Seja paciente e tente compreender como as pessoas se sentem no ambiente de trabalho, quais são as possíveis deficiências e onde podem melhorar. A empatia traz confiança e dela nasce o desejo de cada profissional em fazer boas entregas para o seu líder.

É importante que a liderança se preocupe com o bem-estar e com a saúde mental dos seus liderados. O líder tem um perfil conciliador, de quem resolve conflitos, protege seus talentos sem, contudo, deixar de evidenciar as falhas e os pontos de melhoria.

2. Saiba se comunicar de forma clara e objetiva

A transmissão de uma mensagem, seja a orientação sobre como um trabalho deve ser executado seja o feedback sobre o desempenho, deve ser clara e compreensível para todos, sem ruídos ou dúvidas.

O líder deve se fazer entender, pois os resultados dependem de as equipes conseguirem interpretar o que desejam suas lideranças. Deixe claro o que e como deve ser feito, mostrando as metas e ouvindo os colaboradores sobre possíveis dificuldades de corresponder às expectativas.   

3. Capacite sua equipe

Se você deseja ser um líder de sucesso, então precisa ter uma equipe capacitada e bem treinada para exercer as atividades. Para aproveitar bem os talentos é fundamental desenvolver suas habilidades e identificar competências.

Por mais talentoso que seja um profissional, ele precisa de direcionamento para trabalhar como a gestão deseja. Um líder de verdade reconhece os esforços individuais e coletivos, buscando sempre aprimorar o trabalho por meio da capacitação.

4. Evite o micro gerenciamento

A postura de um gestor inseguro pode fazer com que ele gerencie a equipe de forma autoritária para esconder suas dificuldades de lidar com pessoas. Esse é um comportamento que não condiz com uma liderança com objetivo de produtividade.

O micro gerenciamento é destrutivo e pode impactar na motivação e dedicação da equipe para o trabalho. Quem exerce a liderança e não chefia, consegue delegar as atividades, estabelecer os prazos sem precisar controlar e monitorar os colaboradores, excessivamente.

5. Saiba respeitar as diferenças

As pessoas são diferentes e antes de chegarem para trabalhar na empresa tiveram outras experiências profissionais e de vida. É preciso saber respeitar o modo de ser e agir de cada indivíduo para extrair o melhor de cada um.

A diversidade e inclusão são dois temas amplamente discutidos nos últimos anos, tendo as empresas e líderes uma grande responsabilidade sobre o perfil comportamental das pessoas e a criação de um ambiente favorável e agradável para todos.

6. Seja um exemplo

Um líder de sucesso é, acima de tudo, um exemplo que, no geral, as pessoas gostam de seguir e até mesmo, imitar. O líder inspirador detém conhecimentos técnicos e pessoais que a equipe busca aprimorar para ser motivo de orgulho.

Se você deseja do seu time motivação, dedicação, excelência e trabalho voltado para resultados, seja o primeiro a apresentar essas características, estimulando que os outros façam o mesmo.

7. Tenha visão de futuro

Enxergar o futuro é observar tendências e inovações para saber onde empresa e equipe podem melhorar suas performances. Um líder de sucesso acompanha as atividades internas, sem perder de vista as transformações do mercado.

Sempre atento às novidades, é primordial saber o que faz a concorrência para não ficar para trás na corrida pela vantagem competitiva. Não se feche para as mudanças e melhorias, por mais que a empresa esteja em um cenário de bons resultados.

A tecnologia, cada dia mais, influencia o destino de empresas e pessoas, considerando as diversas soluções desenvolvidas e lançadas no mercado para tornar a rotina mais ágil e prática.

Um líder de sucesso não perde a oportunidade de transformar o que já é bom em excelente. Com as ferramentas certas e uma equipe unida, certamente, todos os esforços se converterão em resultados satisfatórios para a empresa e as pessoas.

Se você deseja aprimorar seu modo de gerenciamento e alcançar o título de líder de sucesso e se manter nessa posição, busque conhecimento constante para desenvolver bem suas habilidades.

Gostou do post? Aproveite a visita em nosso blog e leia também sobre como manter a sua equipe de call center produtiva no trabalho home office!

Você também pode gostar

Deixe um comentário