Humanismo digital: entenda o conceito e saiba como aplicar no seu negócio

7 minutos para ler

A transformação da tecnologia também mudou comportamentos e costumes das pessoas. Assim, a sua evolução deixa ainda mais eficiente a inteligência artificial (IA), trazendo à tona o humanismo digital.

A interação do homem com a máquina tem evoluído sem percebermos. As mudanças são implantadas e, quando vemos, estamos inseridos nela. Portanto, a tendência é que a tecnologia se desenvolva para facilitar ainda mais a nossa vida.

Neste artigo, falaremos sobre humanismo digital e como aplicar esse conceito na sua empresa, aprimorando o atendimento ao cliente. Então, continue a leitura para saber mais!

Qual é o conceito de humanismo digital?

A resposta para o questionamento sobre o que é humanismo digital foi trazida em um manifesto criado em 2019. Ele foi elaborado por um grupo de cientistas e pesquisadores de vários países, intitulado como “The Vienna manifesto on Digital Humanism”. 

Resumidamente, ele trata do nosso envolvimento com a tecnologia. O constante avanço da IA mostra que a nossa relação com o mundo tecnológico é cada vez mais evidente e forte. Sendo assim, o digital tende a se desenvolver centrado no ser humano.

Como o humanismo digital influencia no atendimento ao cliente?

Ao mesmo tempo em que nos adaptamos à tecnologia, ela também se adapta aos nossos costumes e ao que estamos procurando. Logo, a tendência é que essa evolução ganhe força e seja cada vez mais voltada ao nosso comportamento.

Hoje, já é possível resolvermos alguns de nossos problemas apenas conversando com um robô. Você imaginava, há alguns anos, que conseguiria uma segunda via de boleto, por exemplo, sem pedi-la a um atendente humano? Ou que o robô, por meio de um dado seu, te identificaria no banco de dados da empresa e o chamaria pelo nome? 

É esse aprimoramento constante da inteligência artificial que traz humanização e agilidade ao atendimento ao cliente. É válido dizer que o humanismo digital não está presente apenas na área de suporte. Ele está também, por exemplo, em veículos que transitam sozinhos, sem motorista. São os chamados veículos autônomos.

Porém, neste artigo, o nosso foco é falar sobre a humanização digital no setor de atendimento. A seguir, traremos um pouco de seus benefícios para clientes e colaboradores de uma empresa. Confira!

Como a humanização digital pode ser benéfica para clientes e colaboradores?

Como vimos até aqui, o humanismo digital significa transportar os costumes humanos para as máquinas. Dessa forma, a inteligência artificial entra em campo para aprimorar a experiência das pessoas com a tecnologia.

No atendimento ao cliente, essa evolução tende a ser benéfica tanto para consumidores quanto funcionários. Veja, a seguir, alguns dos benefícios.

Mais produtividade

Um atendimento inteligente e humanizado ajuda a desafogar o setor de suporte de uma empresa. Afinal, os seus atendentes não precisarão mais se dedicar a situações que um robô consegue fazer.

A segunda via de boleto, como citamos no início do artigo, já é um exemplo. Além desse, há também:

  • contratação de serviços, como internet;
  • abertura de contas bancárias;
  • FAQ pelos canais de atendimento; 
  • identificação do cliente por meio de dados;
  • desbloqueio por confiança, quando um serviço de internet estiver bloqueado por falta de pagamento.

Essas são algumas das tarefas que um robô pode fazer, sem haver interferência humana. Dessa forma, os colaboradores podem se dedicar a atividades mais rentáveis e prioritárias. 

Mais autonomia

Ao mesmo tempo em que a produtividade dos funcionários aumenta, o cliente tem mais autonomia. Dessa forma, alguns serviços ficam disponíveis 24 horas, nos 7 dias da semana. Logo, ele pode entrar em contato a qualquer momento e ter o seu problema resolvido, sem precisar passar por um atendimento humano. 

Vamos imaginar, por exemplo, uma clínica médica. Um paciente precisa agendar uma consulta ou exame e ele decide fazer isso fora do horário comercial. Com um serviço automatizado, não é necessário aguardar o dia seguinte para fazer o agendamento.

Além disso, a confirmação de agenda também é automatizada. Ela pode ser enviada tanto por torpedo de voz quanto por mensagem no WhatsApp, por exemplo. Assim, o paciente pode confirmar ou não o seu atendimento.

De que forma o Escallo pode aplicar o humanismo digital nas empresas?

O Escallo é uma plataforma de atendimento multicanal. Ele foi criado para oferecer interação ágil e personalizada com o público, acabando com filas e perda de clientes.

A solução pode ser implantada nas mais diversas áreas, como:

  • saúde;
  • provedor de internet;
  • educação;
  • contact center.

Em cada uma delas, o humanismo digital está presente para trazer benefícios para clientes, colaboradores e empresas. Além disso, a plataforma de atendimento multicanal insere os negócios nos mais diversos meios de contato, como:

Veja como o Escallo pode levar esse avanço da tecnologia para as empresas!

Saúde

Em clínicas médicas, de diagnóstico por imagem e hospitais, o fluxo de atendimento é alto. Por isso, a sua automatização e humanização é fundamental. Dessa forma, o Escallo:

  • automatiza o atendimento que não precisa de intervenção humana;
  • faz uma gestão inteligente das filas de atendimento;
  • monitora a disponibilidade dos atendentes. Se houver chamadas perdidas, ele retorna o contato automaticamente;
  • oferece indicadores confiáveis para a gestão de atendimento.

Provedor de internet

Em certos momentos, a demanda de atendimento em provedores de internet aumenta exponencialmente. Isso se dá por uma falha de sinal, uma queda de velocidade, entre outras questões. Quando um problema pode ser resolvido de forma automática, isso acaba desafogando a central.

Nessa área, o Escallo automatiza:

  • envio da segunda via de boleto;
  • desbloqueio por confiança;
  • identificação do cliente;
  • cobrança de mensalidades atrasadas.

Educação

Em épocas de pico, como início, meio e fim de ano, o atendimento nas escolas e faculdades aumenta. Portanto, a automatização pode ser a solução para desafogar a central.

Para isso, o Escallo:

  • prioriza os atendimentos de matrículas, automatizando tarefas que não necessitam de atendentes;
  • automatiza a cobrança de mensalidades, tanto por torpedo de voz quanto por SMS ou WhatsApp;
  • identifica o cliente ou aluno para humanizar o atendimento.

Contact center

Um contact center, por natureza, já tem uma demanda de atendimento altíssima. Portanto, quanto mais automatização, melhor.  Assim como nas demais áreas, o Escallo oferece serviços que ajudam a diminuir o volume de contatos, como:

  • automatização de serviços que não precisam de intervenção humana;
  • gestão inteligente das filas de atendimento;
  • atendimento em vários canais;
  • redução da rotatividade de funcionários, com indicadores que possibilitam acompanhar o seu desenvolvimento.

Como vimos, o humanismo digital é uma realidade que segue em evolução. Logo, a inovação no atendimento ao cliente e outras áreas é uma tendência mundial. 

A sua empresa já está incluída nessa transformação digital? Se deseja saber como o Escallo pode ajudar o seu negócio a oferecer uma experiência única de atendimento, entre em contato com a gente!

Siga nossas redes sociais: FacebookInstagramLinkedInYouTube e WhatsApp!

Plataforma Escallo
Você também pode gostar

12 thoughts on “Humanismo digital: entenda o conceito e saiba como aplicar no seu negócio

  1. An international hemp and CBD market place, Brand name is solely for CBD-relevant enterprises.
    You might acquire and then sell CBD products without ever visiting our web site.
    It back links an international community of CBD companies.
    Consider our foundation a centre for all those CBD e-business web sites and companies!!
    What’s inside it to suit your needs? It’s all
    wonderful! I acquired these gummies to complement another company’s associated product, plus they were actually quite similar.
    Remarkable technological creativity has made a significant affect!
    These will probably be offered month to month, so stock up now.
    We value you making this sort of wonderful product!

  2. Manufacturer is definitely the world’s initial worldwide hemp and
    Cbd market, focused only on CBD-relevant enterprises.
    With out ever offering our web site, you may buy and sell a extent of CBD goods.
    Properly links a variety of CBD enterprises including throughout the world.
    Think about our program as a mash-up of CBD e-commerce websites and firms In a single location! So How
    Exactly Does Assist You? It’s incredible over every way!
    I obtained these along with a parallel product from another enterprise, and also the gummies much
    intersected it. This is the first-time an non-traditional
    technologies have enjoyed a apparent impact! These will
    probably be got every month, so please have them around. We appreciate
    you generating such an awesome product!

  3. Company is a world-wide hemp and CBD market place that caters just to businesses active in the CBD sector.
    Even if you never visit our website, you may obtain and then sell on CBD items
    there. It connects a CBD business community around the globe.
    If you’re interested in CBD, our program is a great starting place for your search.
    How does it benefit you? All things are fantastic!
    I purchased these gummies to travel plus a similar product from another business, and they had been exactly the same.
    We have seen a significant effect due to unprecedented scientific progression! Supply up now since they will only
    be accessible on a monthly basis. We have been grateful which you have made
    such an excellent merchandise!

  4. Company is definitely the world’s first worldwide hemp and CBD market place, and is particularly exclusively dedicated to CBD-connected organizations.
    We enable you to buy and then sell many different CBD merchandise without ever the need
    to go to our website. It effectively joins a diverse
    array of CBD organizations from around the entire world.
    Consider our program to be a mash-up of most CBD e-trade web sites and
    companies in just one convenient place!! What is the advantage to you?
    Everything regarding it is great! I got these gummies jointly with a supporting merchandise from
    another firm, and the gummies were actually quite
    comparable to it. A technological know-how that was previously unheard of makes a significant contribution! These will probably be readily available from month to month, so you should make sure you have
    some accessible. We are grateful to you for making this kind of
    great merchandise!

  5. A global hemp and CBD marketplace, Manufacturer is solely for CBD-associated businesses.
    You may get then sell CBD items without ever checking
    out our web site. It links a worldwide network of CBD enterprises.
    Think about our platform a centre for many CBD e-commerce sites and corporations!!
    What’s in it to suit your needs? It’s all wonderful!
    I obtained these gummies to choose another company’s relevant product,
    plus they have been quite the exact same. Remarkable practical development
    has created a serious impact! These will likely be offered monthly, so carry up now.
    We value you making such a fantastic item!

  6. Manufacturer can be a global hemp and CBD industry that accommodates simply
    to organizations in the CBD sector. Even though you never check out our site, you might obtain then sell CBD goods there.
    It links a CBD organization group worldwide.

    If you’re interested in CBD, our platform is an excellent beginning point for the look for.
    How does it assist you? Things are fantastic! I purchased these gummies to look along with a very similar item from another enterprise, and
    they also had been precisely the same. There has been an important effect as a result of unparalleled scientific advancement!
    Stock up now given that they will only be available
    every month. Our company is thankful which you have created
    this type of fantastic item!

  7. You actually make it seem so easy along with your presentation but I to find this topic to be really one thing that I think I’d never understand. It seems too complicated and very vast for me. I am having a look forward to your subsequent publish, I’ll try to get the grasp of it!

  8. You’re so cool! I don’t suppose I have read anything like this before.
    So great to find another person with some genuine thoughts on this
    subject. Really.. many thanks for starting this up.
    This web site is something that is needed on the internet, someone with a bit of originality!

Deixe um comentário