Humanismo digital: entenda o conceito e saiba como aplicar no seu negócio

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A transformação da tecnologia também mudou comportamentos e costumes das pessoas. Assim, a sua evolução deixa ainda mais eficiente a inteligência artificial (IA), trazendo à tona o humanismo digital.

A interação do homem com a máquina tem evoluído sem percebermos. As mudanças são implantadas e, quando vemos, estamos inseridos nela. Portanto, a tendência é que a tecnologia se desenvolva para facilitar ainda mais a nossa vida.

Neste artigo, falaremos sobre humanismo digital e como aplicar esse conceito na sua empresa, aprimorando o atendimento ao cliente. Então, continue a leitura para saber mais!

Qual é o conceito de humanismo digital?

A resposta para o questionamento sobre o que é humanismo digital foi trazida em um manifesto criado em 2019. Ele foi elaborado por um grupo de cientistas e pesquisadores de vários países, intitulado como “The Vienna manifesto on Digital Humanism”. 

Resumidamente, ele trata do nosso envolvimento com a tecnologia. O constante avanço da IA mostra que a nossa relação com o mundo tecnológico é cada vez mais evidente e forte. Sendo assim, o digital tende a se desenvolver centrado no ser humano.

Como o humanismo digital influencia no atendimento ao cliente?

Ao mesmo tempo em que nos adaptamos à tecnologia, ela também se adapta aos nossos costumes e ao que estamos procurando. Logo, a tendência é que essa evolução ganhe força e seja cada vez mais voltada ao nosso comportamento.

Hoje, já é possível resolvermos alguns de nossos problemas apenas conversando com um robô. Você imaginava, há alguns anos, que conseguiria uma segunda via de boleto, por exemplo, sem pedi-la a um atendente humano? Ou que o robô, por meio de um dado seu, te identificaria no banco de dados da empresa e o chamaria pelo nome? 

É esse aprimoramento constante da inteligência artificial que traz humanização e agilidade ao atendimento ao cliente. É válido dizer que o humanismo digital não está presente apenas na área de suporte. Ele está também, por exemplo, em veículos que transitam sozinhos, sem motorista. São os chamados veículos autônomos.

Porém, neste artigo, o nosso foco é falar sobre a humanização digital no setor de atendimento. A seguir, traremos um pouco de seus benefícios para clientes e colaboradores de uma empresa. Confira!

Como a humanização digital pode ser benéfica para clientes e colaboradores?

Como vimos até aqui, o humanismo digital significa transportar os costumes humanos para as máquinas. Dessa forma, a inteligência artificial entra em campo para aprimorar a experiência das pessoas com a tecnologia.

No atendimento ao cliente, essa evolução tende a ser benéfica tanto para consumidores quanto funcionários. Veja, a seguir, alguns dos benefícios.

Mais produtividade

Um atendimento inteligente e humanizado ajuda a desafogar o setor de suporte de uma empresa. Afinal, os seus atendentes não precisarão mais se dedicar a situações que um robô consegue fazer.

A segunda via de boleto, como citamos no início do artigo, já é um exemplo. Além desse, há também:

  • contratação de serviços, como internet;
  • abertura de contas bancárias;
  • FAQ pelos canais de atendimento; 
  • identificação do cliente por meio de dados;
  • desbloqueio por confiança, quando um serviço de internet estiver bloqueado por falta de pagamento.

Essas são algumas das tarefas que um robô pode fazer, sem haver interferência humana. Dessa forma, os colaboradores podem se dedicar a atividades mais rentáveis e prioritárias. 

Mais autonomia

Ao mesmo tempo em que a produtividade dos funcionários aumenta, o cliente tem mais autonomia. Dessa forma, alguns serviços ficam disponíveis 24 horas, nos 7 dias da semana. Logo, ele pode entrar em contato a qualquer momento e ter o seu problema resolvido, sem precisar passar por um atendimento humano. 

Vamos imaginar, por exemplo, uma clínica médica. Um paciente precisa agendar uma consulta ou exame e ele decide fazer isso fora do horário comercial. Com um serviço automatizado, não é necessário aguardar o dia seguinte para fazer o agendamento.

Além disso, a confirmação de agenda também é automatizada. Ela pode ser enviada tanto por torpedo de voz quanto por mensagem no WhatsApp, por exemplo. Assim, o paciente pode confirmar ou não o seu atendimento.

De que forma o Escallo pode aplicar o humanismo digital nas empresas?

O Escallo é uma plataforma de atendimento multicanal. Ele foi criado para oferecer interação ágil e personalizada com o público, acabando com filas e perda de clientes.

A solução pode ser implantada nas mais diversas áreas, como:

  • saúde;
  • provedor de internet;
  • educação;
  • contact center.

Em cada uma delas, o humanismo digital está presente para trazer benefícios para clientes, colaboradores e empresas. Além disso, a plataforma de atendimento multicanal insere os negócios nos mais diversos meios de contato, como:

  • telefone;
  • WhatsApp;
  • Facebook;
  • chat web.

Veja como o Escallo pode levar esse avanço da tecnologia para as empresas!

Saúde

Em clínicas médicas, de diagnóstico por imagem e hospitais, o fluxo de atendimento é alto. Por isso, a sua automatização e humanização é fundamental. Dessa forma, o Escallo:

  • automatiza o atendimento que não precisa de intervenção humana;
  • faz uma gestão inteligente das filas de atendimento;
  • monitora a disponibilidade dos atendentes. Se houver chamadas perdidas, ele retorna o contato automaticamente;
  • oferece indicadores confiáveis para a gestão de atendimento.

Provedor de internet

Em certos momentos, a demanda de atendimento em provedores de internet aumenta exponencialmente. Isso se dá por uma falha de sinal, uma queda de velocidade, entre outras questões. Quando um problema pode ser resolvido de forma automática, isso acaba desafogando a central.

Nessa área, o Escallo automatiza:

  • envio da segunda via de boleto;
  • desbloqueio por confiança;
  • identificação do cliente;
  • cobrança de mensalidades atrasadas.

Educação

Em épocas de pico, como início, meio e fim de ano, o atendimento nas escolas e faculdades aumenta. Portanto, a automatização pode ser a solução para desafogar a central.

Para isso, o Escallo:

  • prioriza os atendimentos de matrículas, automatizando tarefas que não necessitam de atendentes;
  • automatiza a cobrança de mensalidades, tanto por torpedo de voz quanto por SMS ou WhatsApp;
  • identifica o cliente ou aluno para humanizar o atendimento.

Contact center

Um contact center, por natureza, já tem uma demanda de atendimento altíssima. Portanto, quanto mais automatização, melhor.  Assim como nas demais áreas, o Escallo oferece serviços que ajudam a diminuir o volume de contatos, como:

  • automatização de serviços que não precisam de intervenção humana;
  • gestão inteligente das filas de atendimento;
  • atendimento em vários canais;
  • redução da rotatividade de funcionários, com indicadores que possibilitam acompanhar o seu desenvolvimento.

Como vimos, o humanismo digital é uma realidade que segue em evolução. Logo, a inovação no atendimento ao cliente e outras áreas é uma tendência mundial. 

A sua empresa já está incluída nessa transformação digital? Se deseja saber como o Escallo pode ajudar o seu negócio a oferecer uma experiência única de atendimento, entre em contato com a gente!

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