5 filmes sobre gestão de pessoas que vão inspirar sua carreira

O cinema pode inspirar o universo corporativo, pois existem filmes sobre gestão de pessoas capazes de transformar a cultura, a gestão e o comportamento dos profissionais de uma empresa.
No geral, os filmes são vistos como forma de entreter e distrair. Contudo, é possível tirar lições sobre o relacionamento humano e aplicar nas empresas. Gerir pessoas é um desafio, e ter exemplos pode facilitar o seu trabalho como gestor.
Com base nisso, trouxemos neste post 5 filmes que são uma verdadeira lição de liderança para quem é responsável por equipes. Continue lendo e veja o quanto a gestão de pessoas é importante para o sucesso de um negócio!
A importância da gestão de pessoas para as empresas
Comandar e liderar pessoas pode remeter à estranha sensação de uma constante e complexa partida de xadrez, em que cada movimento representa uma estratégia. Em uma descrição metafórica, a partida representa o ambiente da empresa e as peças são as pessoas envolvidas.
Ainda considerando o jogo uma forma de ilustrar o cotidiano corporativo, a cada movimento o gestor precisa se adaptar ou promover mudanças para manter sua equipe engajada e produtiva.
Assim como os enxadristas, o gestor também enfrenta a pressão de vencer e ter êxito nos resultados. Ele faz das pessoas seus maiores aliados para avançar, concluir os processos e se destacar no mercado.
Qualquer semelhança não será mera coincidência, pois, embora o contexto e o cenário sejam diferentes, os objetivos são os mesmos: usar todas as técnicas, talentos e habilidades para vencer os adversários. No caso das empresas, a concorrência.
Usamos a metáfora para mostrar como é possível visualizar os episódios do dia a dia por meio de uma representação. Assim são os filmes que, quando vistos com um olhar diferente do entretenimento, conseguem transmitir relevância para a gestão de pessoas.
Os 5 filmes incríveis para inspirar a carreira de quem deseja ser um gestor
1. O diabo veste Prada
Durante muito tempo a liderança autocrática com tendências ao microgerenciamento foi um dos estilos de gestão mais usados em muitas empresas. Ainda hoje é possível enxergar em empreendedores e gestores a figura de Miranda Priestly, a poderosa diretora de uma agência que trata mal seus colaboradores.
Esse é um filme que deve inspirar gestores de todos os níveis a se comportarem totalmente ao contrário, pois já não cabe essa forma de liderança em muitos segmentos — abuso de poder, ambiente tóxico, competitividade entre as equipes e sobrecarga de trabalho são alguns exemplos.
2. Amor sem escalas
O título é romântico, mas aplicado na gestão de pessoas, leva à reflexão sobre a forma de fazer o desligamento entre pessoas e empresa. Em paralelo ao filme, a realidade das empresas sobre a valorização profissional, individual e coletiva é retratada.
Em diversos momentos a narrativa mostra certa frieza de um gestor para lidar com o momento da demissão, o que leva a um distanciamento forçado depois das inúmeras circunstâncias em que precisou enfrentar o desespero alheio.
3. O discurso do rei
O filme conta a história do Rei George VI que, gago por nascença, ficou obrigado a aceitar a coroa diante da renúncia do irmão. Sem segurança para falar em público, ele contrata a ajuda de um fonoaudiólogo para ajudá-lo a vencer os desafios do cargo.
A lição deste filme é de que até mesmo os líderes precisam de ajuda e de aprendizado contínuo. Além da superação de obstáculos, na gestão de pessoas ele pode ser aplicado ao contexto de gestores que são tecnicamente muito bons, mas têm dificuldades de gerir pessoas e delegar atividades.
4. Invictus
De um lado, um dos maiores líderes que o mundo já viu. Do outro, o capitão de um time de rúgbi sul-africano. O presidente Nelson Mandela deseja unir os sul-africanos por meio do esporte, em um país acometido pelo racismo e oscilações da economia.
Com isso, incentiva o capitão a treinar e preparar a equipe para participar da Copa do Mundo de Rúgbi. O aprendizado para a gestão é do quanto a influência e determinação de um líder pode motivar uma equipe a dar o seu melhor e vencer.
5. O homem que mudou o jogo
Chegamos ao nosso Top 5, que mostra a gestão visionária de um gerente do time de baseball Oakland Athletics ao criar um programa de estatísticas para o clube, capaz de explorar as melhores habilidades dos seus atletas.
Assim, ele levanta os pontos fortes e fracos e passa a usar o que cada um tem de melhor para entregar em campo. Aí já deu para perceber a semelhança com um ambiente corporativo, não é mesmo?
Gestores inteligentes se valem das características, habilidades e competências dos profissionais para impulsionar suas performances. Uma forma de valorização para aumentar a produtividade e melhorar os resultados.
Não existe uma fórmula mágica para ser um líder de sucesso, mas além da formação, dos cursos e treinamentos, os filmes sobre gestão de pessoas podem agregar valor ao seu desenvolvimento — prepare a pipoca, o guaraná e boa sessão.
Gostou do post? Já que estamos falando sobre gestão de pessoas, que tal aproveitar a visita para saber como cuidar da saúde mental dos colaboradores da sua empresa?
Enjoyed looking through this, very good stuff, regards.
We are a bunch of volunteers and opening a new scheme in our community. Your site provided us with useful information to paintings on. You have done an impressive task and our entire neighborhood will likely be thankful to you.
you’re in reality a just right webmaster. The website loading speed is incredible. It kind of feels that you are doing any unique trick. Furthermore, The contents are masterwork. you have done a fantastic job on this topic!