5 filmes sobre gestão de pessoas que vão inspirar sua carreira

5 minutos para ler

O cinema pode inspirar o universo corporativo, pois existem filmes sobre gestão de pessoas capazes de transformar a cultura, a gestão e o comportamento dos profissionais de uma empresa.

No geral, os filmes são vistos como forma de entreter e distrair. Contudo, é possível tirar lições sobre o relacionamento humano e aplicar nas empresas. Gerir pessoas é um desafio, e ter exemplos pode facilitar o seu trabalho como gestor. 

Com base nisso, trouxemos neste post 5 filmes que são uma verdadeira lição de liderança para quem é responsável por equipes. Continue lendo e veja o quanto a gestão de pessoas é importante para o sucesso de um negócio!

A importância da gestão de pessoas para as empresas

Comandar e liderar pessoas pode remeter à estranha sensação de uma constante e complexa partida de xadrez, em que cada movimento representa uma estratégia. Em uma descrição metafórica, a partida representa o ambiente da empresa e as peças são as pessoas envolvidas.

Ainda considerando o jogo uma forma de ilustrar o cotidiano corporativo, a cada movimento o gestor precisa se adaptar ou promover mudanças para manter sua equipe engajada e produtiva.

Assim como os enxadristas, o gestor também enfrenta a pressão de vencer e ter êxito nos resultados. Ele faz das pessoas seus maiores aliados para avançar, concluir os processos e se destacar no mercado.

Qualquer semelhança não será mera coincidência, pois, embora o contexto e o cenário sejam diferentes, os objetivos são os mesmos: usar todas as técnicas, talentos e habilidades para vencer os adversários. No caso das empresas, a concorrência.

Usamos a metáfora para mostrar como é possível visualizar os episódios do dia a dia por meio de uma representação. Assim são os filmes que, quando vistos com um olhar diferente do entretenimento, conseguem transmitir relevância para a gestão de pessoas.

Os 5 filmes incríveis para inspirar a carreira de quem deseja ser um gestor

1. O diabo veste Prada

Durante muito tempo a liderança autocrática com tendências ao microgerenciamento foi um dos estilos de gestão mais usados em muitas empresas. Ainda hoje é possível enxergar em empreendedores e gestores a figura de Miranda Priestly, a poderosa diretora de uma agência que trata mal seus colaboradores.

Esse é um filme que deve inspirar gestores de todos os níveis a se comportarem totalmente ao contrário, pois já não cabe essa forma de liderança em muitos segmentos — abuso de poder, ambiente tóxico, competitividade entre as equipes e sobrecarga de trabalho são alguns exemplos.

2. Amor sem escalas

O título é romântico, mas aplicado na gestão de pessoas, leva à reflexão sobre a forma de fazer o desligamento entre pessoas e empresa. Em paralelo ao filme, a realidade das empresas sobre a valorização profissional, individual e coletiva é retratada.

Em diversos momentos a narrativa mostra certa frieza de um gestor para lidar com o momento da demissão, o que leva a um distanciamento forçado depois das inúmeras circunstâncias em que precisou enfrentar o desespero alheio.

3. O discurso do rei

O filme conta a história do Rei George VI que, gago por nascença, ficou obrigado a aceitar a coroa diante da renúncia do irmão. Sem segurança para falar em público, ele contrata a ajuda de um fonoaudiólogo para ajudá-lo a vencer os desafios do cargo.

A lição deste filme é de que até mesmo os líderes precisam de ajuda e de aprendizado contínuo. Além da superação de obstáculos, na gestão de pessoas ele pode ser aplicado ao contexto de gestores que são tecnicamente muito bons, mas têm dificuldades de gerir pessoas e delegar atividades.

4. Invictus

De um lado, um dos maiores líderes que o mundo já viu. Do outro, o capitão de um time de rúgbi sul-africano. O presidente Nelson Mandela deseja unir os sul-africanos por meio do esporte, em um país acometido pelo racismo e oscilações da economia.

Com isso, incentiva o capitão a treinar e preparar a equipe para participar da Copa do Mundo de Rúgbi. O aprendizado para a gestão é do quanto a influência e determinação de um líder pode motivar uma equipe a dar o seu melhor e vencer.

5. O homem que mudou o jogo

Chegamos ao nosso Top 5, que mostra a gestão visionária de um gerente do time de baseball Oakland Athletics ao criar um programa de estatísticas para o clube, capaz de explorar as melhores habilidades dos seus atletas.

Assim, ele levanta os pontos fortes e fracos e passa a usar o que cada um tem de melhor para entregar em campo. Aí já deu para perceber a semelhança com um ambiente corporativo, não é mesmo?

Gestores inteligentes se valem das características, habilidades e competências dos profissionais para impulsionar suas performances. Uma forma de valorização para aumentar a produtividade e melhorar os resultados.

Não existe uma fórmula mágica para ser um líder de sucesso, mas além da formação, dos cursos e treinamentos, os filmes sobre gestão de pessoas podem agregar valor ao seu desenvolvimento — prepare a pipoca, o guaraná e boa sessão.

Gostou do post? Já que estamos falando sobre gestão de pessoas, que tal aproveitar a visita para saber como cuidar da saúde mental dos colaboradores da sua empresa?

Plataforma Escallo
Você também pode gostar

3 thoughts on “5 filmes sobre gestão de pessoas que vão inspirar sua carreira

Deixe um comentário