FAQ: a importância de criar um para o site da sua empresa

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FAQ são três letrinhas que fazem a diferença na vida de muitos usuários da internet. A sigla se refere às famosas Perguntas Frequentes. No inglês, significa Frequently Asked Questions.

Muitas pessoas acreditam que o serviço está caindo em desuso. Entretanto, grandes empresas ainda investem nesse mecanismo. Outras têm, inclusive, integrado a funcionalidade aos chatbots.

A sua empresa já tem uma seção de FAQ? Neste artigo, vamos explicar o que é, a sua importância para o autoatendimento e como fazer um. Então, continue a leitura para saber mais!

O que é FAQ?

FAQ é a sigla para Frequently Asked Question. Traduzida para o português, significa Perguntas Frequentes. Seu principal objetivo é sanar dúvidas dos seus atuais e futuros clientes quanto ao produto ou serviço que a sua empresa vende.

O FAQ é uma seção que engloba perguntas e respostas sobre o que o seu negócio comercializa. A ideia é montar uma lista com as dúvidas mais comuns que a sua equipe de atendimento recebe.

Logo, a sua função é facilitar a vida tanto dos clientes quanto de seus colaboradores. Afinal, a seção de Perguntas Frequentes responderá os questionamentos mais feitos, aliviando o trabalho do seu time de atendimento.

Em outras palavras, é uma ferramenta que permite que uma pessoa tire sua dúvida, sem ela precisar entrar em contato com a empresa.

Por que fazer um FAQ?

Fazer uma página de Perguntas Frequentes pode reduzir, e muito, as demandas do seu setor de atendimento. Afinal, muitos colaboradores podem responder a mesma pergunta em contatos diferentes.

Da mesma forma, há possibilidade, até mesmo, de facilitar as vendas. Isso porque o consumidor em potencial pode ficar com alguma dúvida e não ter tempo para aguardar um retorno. Assim, se o FAQ já tiver a resposta para a sua pergunta, a pessoa já pode tomar a decisão naquele momento.

A seguir, separamos mais alguns bons motivos para incluir essa seção no site da sua empresa. Continue a leitura!

Redução de custos

Fazer um FAQ também significa reduzir custos. Isso porque você não precisará alocar um time de colaboradores para responder perguntas um tanto quanto óbvias. Por exemplo, como contratar o serviço, quais são os planos oferecidos, quais as formas de pagamento, entre outras. 

As respostas para essas dúvidas podem facilmente estar na seção de Perguntas Frequentes. E mais, elas ficarão disponíveis 24 horas, nos sete dias da semana. Ou seja, a pessoa não precisa esperar um horário de atendimento, por exemplo, para tirar uma determinada dúvida.

Diminuição do tempo de espera

Todos nós sabemos que a satisfação do cliente está diretamente ligada ao tempo em que ele espera por um atendimento. Quanto mais minutos ele aguarda, menos satisfeito fica. 

Logo, o FAQ é uma excelente oportunidade para responder possíveis perguntas que seus consumidores fariam. Dessa maneira, diminui o número de chamados, desafoga o time de atendimento e deixa os clientes satisfeitos.

Proximidade com o público

Um FAQ, quando bem feito, pode sanar muitas dúvidas de potenciais consumidores. Isso pode gerar um sentimento de proximidade e despertar interesse nessas pessoas. Afinal, uma boa experiência deixa qualquer ser humano mais seguro.

Destaque nos buscadores

Outro motivo para construir um FAQ é garantir o melhor posicionamento nos motores de busca. Estamos falando do SEO, Search Engine Optimization. Ou seja, com a página de Perguntas Frequentes você pode usar estratégias para deixar o site da sua empresa melhor posicionado nos buscadores.

Como montar um FAQ?

Até aqui você já entendeu o que é um FAQ e a sua importância. Agora, é o momento de saber como fazê-lo de uma forma efetiva para atender aos objetivos. A seguir, separamos algumas estratégias para você. Confira!

Antecipe as perguntas

Quando você conhece todas as etapas do seu produto ou serviço, é possível antecipar as dúvidas mais comuns. Elas podem ser, por exemplo, como comprar, qual o valor, quem pode adquirir, entre outros questionamentos.

Ouça seus clientes

Uma boa forma de criar um FAQ efetivo é saber quais são as perguntas mais feitas pelos seus clientes. Portanto, mantenha contato constante com o setor de suporte para entender outras dúvidas frequentes.

Escreva respostas objetivas e didáticas

O FAQ não deve ficar em apenas “sim” ou “não”, mas também não precisa ser tão extenso. O fundamental é ser o mais didático possível. Para você poder entender melhor, separamos um exemplo. Veja abaixo!

Pergunta: “Posso fazer a compra com cartão de crédito?”

Resposta: “Sim. Aceitamos todas as bandeiras de cartão de crédito e parcelamento em até 12 vezes sem juros”.

Organize as perguntas e respostas

Após antecipar as dúvidas mais comuns e ouvir seus clientes para entender o que eles buscam, é hora de organizar o seu FAQ. Afinal, além de responder as perguntas, ele também deve oferecer uma boa experiência digital aos consumidores.

Portanto, uma excelente dica é separar as dúvidas e respostas por temas ou categorias. Assim, fica mais fácil para o visitante do seu site ir direto ao que ele procura.

Como o FAQ evolui o chatbot?

Com a automatização do atendimento, muitas empresas também usam os chatbots para responder às perguntas dos clientes.

A evolução da tecnologia, por meio da inteligência artificial, permite que os robôs já tenham a resposta das dúvidas mais comuns dos usuários, ou seja, sem precisar de um atendimento humano. Com o seu FAQ pronto, é possível deixar o seu chatbot mais inteligente e humanizado.

Como você pôde perceber, o FAQ é uma forma eficiente de facilitar a vida dos seus clientes e potenciais consumidores. Além disso, aumentar as suas vendas e reduzir as demandas da sua equipe de atendimento.

Portanto, apostar nessa estratégia significa:

  • garantir a redução de custos:
  • ter proximidade com o seu público;
  • destacar a sua empresa nos buscadores da internet;
  • diminuir o tempo de espera do atendimento.

Gostou deste artigo? Agora que você já sabe o que é FAQ e sua importância, que tal entender os pontos negativos de uma má experiência de atendimento?

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