Estudo de concorrentes: por que é importante e como se destacar no mercado?

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A sua empresa já fez um estudo dos concorrentes? Caso a sua resposta seja “não”, é preciso rever esse posicionamento, uma vez que, quando conhecemos as organizações que disputam os clientes conosco, fica mais fácil desenvolver estratégias para conquistar as pessoas. Isso porque você estará sempre um passo à frente dos seus concorrentes.

O estudo de concorrentes é algo que precisa fazer parte do planejamento estratégico de todas as companhias. É sobre esse assunto que falaremos neste artigo. A seguir, você verá algumas vantagens de fazer uma análise da concorrência e aprenderá, por meio de dicas, como fazer isso na prática.

Está interessado em obter todas essas informações? Então, é só continuar a leitura e ficar muito bem informado sobre o assunto.

Vantagens de fazer um estudo de concorrentes

Antes de aprender como fazer esse estudo, é importante que você conheça um pouco mais sobre as vantagens que isso proporciona. Veja, a seguir, as principais delas.

Verificação do impacto das ações da concorrência nos clientes

Quando você faz um estudo de concorrentes, consegue verificar o impacto das ações das outras empresas nos clientes. É possível ver se as ações aplicadas por elas estão surtindo resultados positivos ou negativos para, assim, modificar as estratégias do seu planejamento.

Estratégias de marketing podem ser observadas, de relações públicas, de atendimento ao cliente em contact centers e outros. De tal maneira, é viável obter insights sobre como lidar com cada uma dessas áreas de forma específica.

Identificação de novas oportunidades de mercado

Ao observar os seus concorrentes, você também pode identificar novas oportunidades de mercado. Isso porque, talvez, eles estejam investindo em estratégias das quais você ainda não tinha se dado conta da relevância.

É importante que algumas questões sejam observadas, uma vez que você pode perder dinheiro simplesmente por não investir no que é necessário. Por isso, vemos aqui mais uma necessidade de apostar no estudo de concorrentes.

Possibilidade de ter uma visão mais abrangente

Um erro cometido por muitas empresas é ter uma visão fixa, ou seja, não atentar para uma visão mais abrangente e que traga mais resultados positivos para o negócio. É preciso compreender que o mundo não gira em volta de uma única companhia.

As empresas estão todas inseridas em um mesmo cenário, que envolve questões políticas, econômicas, sociais e muito mais. Tudo isso impacta as companhias, que precisam desenvolver estratégias para colher os melhores resultados, mesmo em tempos de crise, por exemplo.

Quando se estuda a concorrência, é possível analisar como ela se comporta em cenários adversos. De tal modo, você pode buscar maneiras de se destacar nesse momento. A ideia é que você possa desenvolver ações que resultem em melhorias na comunicação com os clientes, no posicionamento adotado e outros.

Conhecimento dos erros cometidos pelos concorrentes

Por trás de todo CNPJ existe um CPF. Isso quer dizer que as empresas são geridas por pessoas e, como sabemos, todos nós estamos suscetíveis ao erro. De tal modo, ao fazer um estudo de concorrentes, você conseguirá saber quais foram os acertos e os erros cometidos pelas companhias.

Assim, será possível buscar meios para que tais falhas não se repitam no seu negócio. Vale lembrar que, hoje em dia, não é necessário utilizar recursos pouco éticos para fazer uma análise da concorrência.

Muita informação é pública e pode ser acessada por qualquer pessoa. É o caso da publicação de comentários dos clientes nas redes sociais, por exemplo, que podem servir como indicadores para as organizações.

Você também pode fazer pesquisas sem mencionar que se trata da sua empresa. Podem ser contratadas organizações especialistas nessa área para que o trabalho seja feito via telefone, via internet ou, até mesmo, de forma presencial, abordando pessoas nas ruas, por exemplo.

Dicas para fazer o estudo de concorrentes e se destacar no mercado

Agora que você já sabe os benefícios de fazer um estudo de concorrentes, vamos dar algumas dicas para você colocar isso em prática e se destacar no mercado. Veja nos tópicos a seguir!

Analise os pontos fortes e os pontos fracos

Ao fazer um estudo de concorrentes, é fundamental que você faça uma análise dos pontos fortes e dos pontos fracos que eles têm. Para isso, liste tudo em uma tabela e faça comparações com a sua empresa.

Cabe destacar, aqui, que pontos fortes e pontos fracos são exclusivos de cada empresa. É importante ter cuidado para não confundir isso com ameaças e oportunidades, que estão relacionadas com as tendências do mercado.

Verifique como é feita a entrega de valor aos clientes

Ao analisar os concorrentes, verifique como é feita a entrega de valor aos clientes, ou seja, a maneira como as companhias atendem aos seus consumidores. Existe algum recurso tecnológico para isso? Ferramentas de centralização de canais são utilizadas no atendimento aos usuários? Tudo isso deve ser analisado.

Pesquise nas redes sociais, pratique o cliente oculto, entre outras atividades. Consequentemente, você conseguirá coletar informações para que a sua empresa esteja sempre à frente. Isso aumenta a lucratividade e torna o seu negócio mais sólido perante o público.

O cliente oculto é uma das melhores maneiras de monitorar a concorrência. Trata-se da estratégia em que alguém se passa por consumidor dos concorrentes e entra em contato com eles, buscando informações.

Veja como se preza pela qualidade em tudo o que se faz

Também é importante que você analise a maneira como a empresa preza pela qualidade no que ela faz, principalmente no quesito de relacionamento com os clientes. Assim, você poderá se inspirar naquilo que é feito de forma correta. No entanto, se eles cometerem erros, não deixe que esses deslizes se repitam na sua empresa.

O estudo de concorrentes é muito relevante e serve para que você possa aprimorar os serviços da empresa e melhorar o relacionamento com os clientes. Por isso, não deixe de colocar essa ação em prática seguindo as nossas dicas.

Agora, continue aprimorando a sua empresa e leia o nosso artigo que mostra como engajar sua equipe de atendimento e melhorar a satisfação dos seus clientes.

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