Diversidade nas empresas: entenda a importância e como implementar

Sumário

A diversidade nas empresas é um tema de debate social e corporativo que envolve inovação e pluralidade. Ter uma equipe diversificada é essencial não apenas para atender às exigências sociais, mas para incluir talentos com habilidades e competências distintas.

As organizações visionárias entendem que os resultados são o principal fator de conduta de um negócio. Assim, não importa a idade, a religião ou o gênero, afinal, cada um deve ter direito às suas escolhas, desde que o ambiente seja saudável e produtivo.

Neste post, vamos entender o que é diversidade e por que ela é tão importante nas organizações. Continue lendo e veja os benefícios de ter uma equipe diversificada para a empresa e funcionários!

O que é e por que ter uma equipe diversificada é importante para o seu negócio?

A diversidade nas empresas é um conjunto de pessoas com características diferentes e qualidades individuais, que podem fazer parte de um mesmo grupo cultural ou distinto. As diferenças podem ser definidas por:

  • idades;
  • classes sociais;
  • etnias;
  • crenças variadas;
  • necessidades especiais;
  • culturas;
  • estado civil;
  • orientações sexuais;
  • gêneros;
  • orientações;
  • religiões. 

Quando a empresa admite a diversidade, ela se torna plural e apresenta resultados mais conscientes e inovadores. A organização assegura equipes mais dinâmicas e abre possibilidades maiores, aproveitando o conhecimento individual e coletivo.

O ambiente de trabalho se transforma em um espaço colaborativo, com uma variedade maior de habilidades e competências que ajudam a empresa a se desenvolver e crescer mais rapidamente.

Dentro da cultura organizacional, a diversidade pode ser considerada uma estratégia de negócios que visa à conquista dos objetivos por meio das pessoas e suas capacidades profissionais e pessoais.

Em um ambiente em que a diversidade é bem consolidada a tendência é que a troca de informações e experiências entre as pessoas de perfis diferentes seja intensa, positiva e agregadora para todos os envolvidos.

Podemos dizer que a diversidade ressignifica o papel da empresa dentro do mercado e da sociedade, apresentando um novo formato de pensar o trabalho, as pessoas e os resultados do negócio.

No geral, em uma empresa que defende a diversidade, os profissionais são naturalmente engajados e participativos. Sua motivação para o trabalho não se baseia em salário ou benefícios, mas na oportunidade de desenvolvimento e crescimento na carreira.

Quais são os benefícios da diversidade para empresas e colaboradores?

Como a diversidade propaga as boas relações entre as pessoas de diferentes características, os benefícios rapidamente são percebidos quando uma empresa decide se tornar plural e abraçar a diversidade como parte da cultura e filosofia organizacional.

Resultados mais expressivos para a organização

Equipes diversas são mais produtivas, pois unem um pouco das especificidades de cada um para formar um grande time. A rotina, mais dinâmica e descentralizada, pode fazer com que as pessoas se sintam mais empáticas e queiram se ajudar mutuamente para alcançar juntas os objetivos da empresa.

Redução dos conflitos internos

Empresas que implementam a cultura da diversidade são construtivas e estimulam seus colaboradores a fazerem o mesmo. Por isso, os conflitos costumam ser menores ou até mesmo inexistentes.

O time coletivo voltado para resultados não permite que questões individuais se tornem um problema maior que os desafios enfrentados para colocar a empresa em lugar diferenciado do mercado.

Em equipes diversas impera o respeito, a empatia e o desejo genuíno de ver o colega se destacar em suas habilidades. Por isso, o ambiente de trabalho tem um clima pacífico e agradável, refletindo positivamente no comportamento das pessoas.

Fortalecimento do employer branding

A maioria das empresas sonha em ser considerada uma marca empregadora, ou seja, aquela da qual os melhores talentos desejam fazer parte. Quando uma organização se propõe a mudar sua estrutura para absorver a diversidade, sua imagem mudará de fora para dentro.

Assim, é construída uma reputação de marca que valoriza as pessoas pelo conhecimento, habilidades e competências, sem julgamento de valor sobre as escolhas em suas vidas.

Redução do turnover

Quem está feliz na empresa não pensa em ir embora ou migrar para outra oportunidade. Em um ambiente agradável e promissor, que estimula os colaboradores a trabalharem para crescerem juntos, os índices de turnover são baixos.

A rotatividade só acontece quando não há valorização ou quando os talentos não veem perspectivas de crescimento no âmbito pessoal e profissional. Ao promover a diversidade, a empresa não só reduz o turnover, como também reduz custos com desligamentos e mantém a boa imagem de marca empregadora.

Mais estímulo à criatividade das equipes

A vantagem de uma empresa plural é que palavras como criatividade e inovação são exploradas amplamente. Os colaboradores são incentivados a apresentar suas ideias, participando de reuniões, debates e sugestões nos projetos.

O resultado é fruto de ações voltadas para um cenário de soluções totalmente inovadoras, inspirando resultados de excelência para a empresa e, consequentemente, para os talentos envolvidos, o que motiva ainda mais a manter a contribuição sempre que necessário.

Como promover a diversidade na sua empresa?

Para que a diversidade seja fortalecida e se faça presente todos os dias na sua empresa, algumas ações podem ser adotadas como forma de promover essa ideia!

Avalie o quadro de funcionários

Antes de pensar em estruturar sua empresa para a pluralidade e formar um time do futuro, é preciso avaliar o cenário atual, ou seja, entender o quadro de funcionários e analisar se eles se encaixam na cultura de diversidade.

Essa é uma etapa importante, pois se você não deseja perder talentos, precisa inseri-los e envolvê-los nos planos de mudança. Na avaliação você pode identificar o potencial de diversificação e pensar onde terá de fazer alterações.

Trabalhe a cultura organizacional

Depois de um diagnóstico preciso sobre o quadro funcional, será momento de rever a cultura organizacional e o quanto ela está alinhada com os parâmetros da diversidade. Saiba, por exemplo, o quanto sua empresa trabalha a inclusão.

Não adianta ter uma cultura voltada para a diversidade e não colocar em prática. Se preciso, faça uma pesquisa de clima para analisar o sentimento — de inclusão e exclusão — que as pessoas vivenciam, considerando os grupos formados no ambiente de trabalho.

Reformule o processo de recrutamento e seleção

Quando for necessária a aquisição de novos talentos para a empresa, é essencial que o fit cultural esteja alinhado à cultura de diversidade. Para isso, as políticas de recrutamento e seleção devem passar por uma reformulação completa.

Na fase de seleção dos currículos abra o leque de possibilidades, trazendo para os critérios as características mais fortes da diversidade. Dessa forma, você fará um processo heterogêneo, nada convencional ou discriminatório — se sentir confiança, aposte em uma seleção às cegas para ampliar a diversidade no seu time.

Invista na comunicação interna

O capital humano é o bem mais precioso de uma empresa, portanto, tenha cuidado na hora de promover mudanças e instaurar a cultura da diversidade. Permita que todos os colaboradores saibam, de forma clara e objetiva, as intenções da empresa de ser mais plural.

É por meio de uma comunicação transparente, com valorização das diferenças e um discurso de respeito àqueles que pensam de forma contrária, que você conseguirá a empatia e a conscientização do time existente.

Eles precisam sentir a segurança de que a ideia é de construção e não de rompimento, substituição ou subtração. A diversidade é um importante instrumento de soma e cabe aos empreendedores e gestores mostrar, por meio da comunicação interna, os ganhos dessa nova proposta.

Você percebeu qual é o papel da diversidade nas empresas e como ela pode ser transformadora e instigante? Estamos em uma nova era, que valoriza todas as hard e soft skills de um talento, focando em suas potencialidades e preservando sua autenticidade. 

Gostou do post? Esse é um tema que leva à reflexão sobre o relacionamento humano e as diferentes formas de lidar com as pessoas. Aproveite a visita e saiba como gerenciar seu time em tempos de crise!

Plataforma Escallo
Veja também:
Blog Futurotec | Conteúdos criativos e exclusivos Saiba tudo sobre governança, tecnologia, criatividade e outros assuntos do meio corporativo no nosso Blog.
Você também pode gostar

Sumário

Compartilhe

Não perca nenhuma novidade! Assine nossa newsletter.
Não mandaremos spam!
REVOLUCIONE SEU ATENDIMENTO

Sumário

Obrigado 👏🏻 por assinar 🎉 nossa newsletter! 🥳