Conta comercial no WhatsApp: o que é e como funciona?

conta comercial no WhatsApp
5 minutos para ler

A conta comercial no WhatsApp é uma excelente alternativa para empresas que desejam inovar e oferecer um atendimento diferenciado a seus clientes. Com esse canal, é possível reduzir as filas de espera e as demandas da central de atendimento. Basta conectá-la em uma plataforma multicanal de gestão desses serviços.

A interação ágil e direcionada para o negócio é uma forma de oferecer aos clientes um canal próximo de comunicação e relacionamento, por meio de um dos mensageiros mais utilizados na atualidade.

O objetivo deste post é mostrar o que é, como funciona a conta comercial no WhatsApp e como ela pode ser uma opção vantajosa para a empresa que deseja aprimorar o relacionamento com o cliente. Continue lendo e saiba como obter a sua!

O que é uma conta comercial no WhatsApp?

É um formato de conta desenvolvido exclusivamente para as atividades corporativas. A conta comercial do WhatsApp é uma oportunidade de melhorar a interação com os clientes. Nessa versão, o atendimento pode ser personalizado.

Utilizando a conta comercial do WhatsApp durante o atendimento, os usuários saberão que estão tratando com uma conta empresarial, e você pode passar informações do seu negócio como localização, descrição, site etc. 

Se você deseja oferecer um serviço ainda mais diferenciado e escalar seu atendimento, a sugestão é utilizar o WhatApp Business API —  uma solução desenvolvida pelo Facebook para facilitar a comunicação entre as empresas e seus clientes, independentemente do segmento.

Nela é possível fazer a integração entre o aplicativo WhatsApp e uma plataforma de atendimento digital, com um único número, mas se preferir, pode comprar mais de um. 

Com o serviço é possível minimizar as filas de espera e as demandas da central de atendimento — por meio dos chatbots, o cliente é direcionado de acordo com o que deseja.

Ao utilizar o WhatsApp Business API, é possível solicitar o selo verde de autenticação como conta comercial oficial (a critério de liberação do Facebook de acordo com as regras e avaliações internas). 

Tipos de contas

O WhatsApp disponibiliza dois tipos de contas para a versão corporativa com diferenças para os serviços disponíveis em cada uma delas.

Conta comercial

A conta inicial do WhatsApp com função comercial é chamada de regular. É ela que possibilita o acesso às ferramentas e funcionalidades do WhatsApp Business. Embora todo o perfil seja voltado para o negócio, nesse tipo de conta o WhatsApp não garante o vínculo da conta à marca.

Conta comercial oficial

A conta comercial do WhatsApp Business API recebe a verificação do aplicativo para confirmar que pertence à sua marca. Um ícone verde, ao lado do nome da marca, no cabeçalho das conversas, representa esse reconhecimento.

Além das funcionalidades da conta regular, na conta comercial oficial o nome da empresa aparece no cabeçalho das conversas, mesmo se o contato não estiver salvo na agenda do usuário.

Passo a passo para ter uma conta comercial no WhatsApp Business

Para obter uma conta comercial no WhatsApp, é preciso baixar o aplicativo WhatsApp Business, disponível para Android ou iOS. Depois de baixado, você deve abrir e aceitar as permissões indicadas, fornecendo o número da empresa.

Clique em avançar e autorize o WhatsApp a acessar as mensagens SMS para confirmar o código de verificação da sua conta. Depois desse processo, informe o nome da empresa e a imagem que você deseja vincular à marca.

O nome não pode ser alterado, por isso, verifique se está correto antes de confirmar as informações. 

Em configurações, faça a edição de acordo com o que você pretende divulgar do seu negócio:

  • descrição do negócio – produtos ou serviços;
  • localização no mapa – endereço completo;
  • contato de e-mail;
  • horário de atendimento;
  • link do site;
  • catálogo de imagens – para comercialização de produtos.

Para integrar uma conta comercial do WhatsApp a uma plataforma de atendimento multicanal como o Escallo, por exemplo, é preciso ter atenção para escolher uma empresa de software para atendimento via WhatsApp, que seja séria e eficiente.

Vantagens de ter uma conta comercial no WhatsApp

Algumas vantagens são notáveis com o uso de uma conta comercial no WhatsApp, contudo, como algumas funcionalidades não estão disponíveis no App, é recomendável a contratação de um sistema de atendimento:

No aplicativo:

  • melhoria e profissionalização do atendimento;
  • personalização e priorização das conversas com etiquetas;
  • permissão para catálogos com divulgação de imagens;
  • respostas automáticas rápidas;

Via sistema:

  • redução das filas de espera; 
  • diminuição das demandas da central de atendimento; 
  • relatórios estatísticos – número de mensagens entregues, recebidas, enviadas e lidas. 

A conta comercial no WhatsApp é um plus para as empresas em busca de reconhecimento pela excelência no atendimento ao cliente, além dos produtos ou serviços ofertados — seja inovador e implemente já esse diferencial no seu negócio. Quer entender mais sobre as vantagens? Entre em contato conosco!

Se você gostou deste post, aproveite a visita em nosso blog e veja também 4 motivos para automatizar o atendimento ao cliente via WhatsApp e a importância de ampliar os canais de interação com o público da sua empresa!

Você também pode gostar

Deixe um comentário