Você está preparado para atender o consumidor 5.0?

Consumidor-50
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A evolução e transformação naturais do mundo interferiram no modo de ser e viver das pessoas, a ponto de definir padrões e comportamentos de consumo. Com isso, chegamos ao consumidor 5.0, que reúne comodidade e tecnologia em suas principais características.

Em uma era completamente digital, é possível perceber um interesse crescente por facilidade e praticidade. Como cliente, o consumidor atual deseja encontrar e se conectar a marcas que compreendam suas motivações e objetivos.

Afinal, o que é o consumidor 5.0 e como o perfil se desenvolveu ao longo dos anos? Neste post, você vai encontrar essas respostas, vai se preparar melhor para atender às exigências desse público e sobressair à concorrência. Boa leitura!

Quem é o consumidor 5.0 e que tipo de evolução pode ser percebida?

Um consumidor com perfil altamente tecnológico e digital, que pesquisa e realiza suas aquisições no ambiente virtual, seja de produtos, seja de serviços. Assim podemos definir a versão 5.0 na escala de evolução do consumo.

É um público que já nasceu inserido no contexto digital e que se comunica com facilidade e desenvoltura nos mais diversos tipos de canais. O consumidor 5.0 faz parte da geração intitulada nativos digitais, que valoriza a boa experiência como fator efetivo de decisão.

Ao incluir as vivências, positivas e negativas, em sua jornada de compras, ele agrega valor ao produto ou serviço. A comunicação, o tempo de resposta, as opções de canais e a personalização são alguns dos aspectos priorizados por esse tipo de consumidor.

Do 1.0 ao 5.0, quais as principais características de cada perfil?

É notável que o perfil do consumidor sofreu alterações à medida que ocorreram evoluções no relacionamento entre empresas e clientes. A transformação digital é uma das principais responsáveis por esse novo formato.

Com o passar do tempo, cada vez mais as pessoas saem menos de casa para efetivar a compra de um produto ou contratação de um serviço. Por meio de soluções inteligentes, é possível interagir com as empresas e, em poucos minutos, ter suas solicitações atendidas.

Entretanto, não é tão simples atender e corresponder às expectativas do consumidor 5.0, considerando seu nível de exigência elevado e a infinidade de ofertas no mercado. É um público que sabe o que quer e sabe o que as empresas podem oferecer de diferencial.

Antes de criar estratégias de atendimento para atrair e encantar seus potenciais clientes dentro desse grupo de consumidores, é importante conhecer as características dos perfis antecedentes e como contribuíram para o modelo de hoje. 

Consumidor 1.0

Um consumidor que prezava pela praticidade, sendo objetivo em suas relações de compras realizadas no estabelecimento físico, loja ou escritório, de modo direto e sem rodeios, simplificado e rápido, até mesmo pela possível falta de opções no mercado.

Consumidor 2.0

O mercado evoluiu. Com isso, os negócios se ampliaram e a concorrência passou a ditar o ritmo das compras, do comportamento e do relacionamento entre o consumidor e as empresas — período que marcou o surgimento da segmentação do público.

O consumidor já não efetuava uma compra direta, considerando as possibilidades de comparação entre produtos e serviços. Assim, o nível de exigência aumentou e, com ele, os esforços das empresas para apresentar diferenciais e vencer seus concorrentes.

Consumidor 3.0

O consumidor 3.0 já teve acesso à internet, tecnologias e facilidades, o que viabilizou a busca e a comparação de produtos e serviços ofertados pelas diversas empresas. Nesse cenário, a qualidade do atendimento se configurou um fator de grande importância.

Consumidor 4.0

Um consumidor com mais autonomia sobre suas compras — essa é a principal característica que marcou a transição da fase 3.0 para a fase 4.0. Com sua presença constante na internet, o consumidor encontrou nas redes sociais e blogs seu meio predominante de busca.

Com isso, as empresas se viram obrigadas a repensar a relação com o público e a perceber que apenas a qualidade dos produtos e serviços já não seriam suficientes para convencer o consumidor a decidir pela compra e se tornar um cliente fidelizado.

Como atender o consumidor 5.0?

As novas condições, impostas de modo espontâneo e sequencial no comportamento do consumidor 4.0, deram vazão às particularidades do público 5.0. São pessoas que desejam atendimento humanizado, com uma escuta ativa, para que se sintam envolvidas e pertencentes.

O consumidor 5.0 tem, acima de tudo, um potencial de influência e promoção natural da marca, sobretudo quando se sente importante e valorizado. É um consumidor que conhece o preço do produto ou serviço que deseja adquirir, pois é ativo na procura e pesquisa por informações antes da decisão de compra.

Portanto, se você deseja conquistar esse público, precisa rever as campanhas de marketing da sua empresa, assim como a solução de atendimento. Esse consumidor é livre, logo, se você deseja atraí-lo e fidelizá-lo, deve utilizar os canais certos e compreender a fundo o que ele deseja ou precisa, para surpreender e chamar sua atenção.

As estratégias de relacionamento personalizado, quando bem aplicadas, costumam causar um impacto positivo no consumidor 5.0. Ele aprecia quando a empresa demonstra preocupação e se propõe a resolver suas demandas ou problemas de forma ágil e eficiente.

Utilize a automatização para tornar os processos mais práticos, assim como fornecer dados para mensuração e análise do engajamento nos canais de comunicação, em que há presença da empresa e interação com o público.

Assim, será mais fácil saber o que ele pensa, como age e define suas escolhas. É possível, inclusive, alterar ou incluir estratégias para melhorar o desempenho da empresa e da equipe de atendimento, no intuito de oferecer melhor experiência e conquistar a preferência do consumidor 5.0.

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