Confirmação de agenda pelo WhatsApp: veja por que você deve usar!

5 minutos para ler

Em caso de não comparecimento de um paciente, o horário vago pode gerar prejuízos, considerando a hora de trabalho parada do médico e valores referentes a consultas e procedimentos que deixam de entrar no caixa. Por isso, a confirmação de agenda pelo WhatsApp é uma novidade importante para o seu negócio.

Confirmar a presença é um dos serviços mais importantes em unidades médicas, pois ajuda os pacientes a não esquecerem que estão com horário marcado. Além disso, sem a operação manual para confirmação da agenda, a equipe interna terá menos trabalho.

O objetivo deste post é mostrar como a confirmação de agenda pelo WhatsApp pode trazer benefícios para a sua clínica. Continue lendo e saiba mais sobre o impacto da tecnologia na área médica e como ela pode ser uma aliada nos resultados de sucesso do negócio!

Por que automatizar a confirmação de agenda? 

Quando um paciente solicita o agendamento e deixa de comparecer à unidade médica, independentemente do tipo de serviço, causará impacto em grande escala — os cuidados prévios foram adotados e perdem efeito quando o atendimento não acontece.

São muitos os serviços agendados que, quando deixam lacunas provocadas pelo no-show, podem influenciar nos resultados e até mesmo na imagem da clínica. Em taxas elevadas, a ausência em um horário agendado pode gerar dúvidas sobre a confiança nos serviços oferecidos na clínica.

Portanto, quando a confirmação de agenda é realizada de forma automática, os pacientes são notificados e lembrados do compromisso. Com isso, o esquecimento ou a falta de contato com a clínica para informar a desistência se tornam menos frequentes.

Por que trocar a confirmação de agenda do SMS para o WhatsApp? 

O WhatsApp é o aplicativo de mensagem mais utilizado no mundo e, por isso, as clínicas devem começar a adotar esse modelo e não ficarem presas ao convencional SMS. Com essa funcionalidade, é possível aumentar o engajamento dos pacientes e diminuir a taxa de no-show.

Se o SMS, nos últimos anos, foi um recurso eficiente para envio de mensagens e confirmação de agenda, chegou a vez de o WhatsApp assumir a posição de ferramenta prática e dinâmica para interagir com os pacientes.

O app pode se transformar no principal mecanismo de contato e comunicação com os seus pacientes, considerando a proximidade que ele oferece. É preciso modernizar os processos que impactam, sobretudo, a experiência do público.

Pelo WhatsApp é possível não apenas confirmar a agenda, mas responder dúvidas, perguntas, sugestões ou feedbacks de modo imediato e direto. Como é instantâneo e interativo, dificilmente um paciente deixará de conferir uma mensagem recebida como acontece, frequentemente, com o SMS.

O WhatsApp abre possibilidades para mais serviços, enquanto o SMS limita-se ao envio de torpedos. Com o app é possível, além da confirmação da agenda, enviar segunda via de boleto, realizar pesquisa de satisfação e emitir alertas de envio de pedido. Tudo isso de modo automatizado.

Ao trocar de canal do SMS para o WhatsApp, você terá condições de competir no mercado com um serviço a mais, que difere a sua clínica dos concorrentes. O jeito dinâmico de confirmar a agenda pode ser um elemento-chave de vantagem competitiva. 

O paciente ficará satisfeito em contar com o apoio da clínica para lembrá-lo dos horários agendados. Imagine aquele paciente com consultas recorrentes, que a cada 30 dias tem de retornar ao médico — ser surpreendido com um lembrete personalizado faz toda a diferença.

É possível automatizar a confirmação de agenda pelo WhatsApp?

Por meio de uma plataforma de atendimento é possível adotar a prática de confirmação de agenda de forma automática, o que beneficia, diretamente, os pacientes ao serem lembrados dos seus compromissos. Além disso, serve como fator motivacional para os colaboradores que não precisam mais fazer confirmações manuais.

Os colaboradores, por sinal, ganham tempo para focar em ações mais estratégicas, preocupando-se, com total atenção e empatia, com as necessidades e expectativas dos pacientes e clientes logo que chegam à clínica. Isso aumenta a qualidade do atendimento.

A confirmação de agenda pelo WhatsApp é uma novidade no mercado que proporciona mais segurança no controle de pacientes. É possível saber de forma antecipada quantos deles estão confirmados para o dia e quais são os profissionais para os quais estão agendados.

Isso quer dizer que um sistema automatizado possibilita gerar dados depois das confirmações para acompanhamento e monitoramento da rotina diária. Dessa forma, uma plataforma dará continuidade aos serviços implementados ao WhatsApp, agregando mais valor à clínica como um todo.

Como a confirmação de agenda pelo WhatsApp funciona na plataforma Escallo?

O Escallo é uma plataforma de atendimento multicanal capaz de automatizar o processo de confirmação de agenda pelo WhatsApp. Com as funcionalidades automáticas, todas as mensagens enviadas e recebidas pelo app serão armazenadas e servirão de dados estatísticos no acompanhamento de resultados.

A tecnologia, a transformação digital e o atendimento automatizado podem melhorar de modo significativo o desempenho da sua clínica. O serviço de confirmação de agenda pelo WhatsApp se encaixa nesse contexto, sendo um procedimento ágil e rápido, que agrega valor e diferencia sua clínica das concorrentes no mercado.

Se você gostou do post e percebeu o quanto a rotina da sua clínica pode ser melhorada e otimizada no setor de atendimento com a confirmação de agenda pelo WhatsApp, conheça agora mesmo a campanha troca de canal e planeje já a sua mudança!

Plataforma Escallo
Você também pode gostar

Deixe um comentário