Como usar os canais digitais em favor do seu atendimento

Sumário

O crescimento dos canais digitais como meio de comunicação das empresas promove mais eficiência e satisfação dos clientes. Além da tradicional central telefônica, incorporar essas soluções amplia e dinamiza o trabalho em diversas áreas. 

Tudo isso é fruto de uma sistemática transformação digital, que acelera e propõe mudanças significativas na prestação de serviços. Em um mundo corporativo cada vez mais virtual, contar com esses recursos de interação pode ser um diferencial competitivo.

Neste post, falamos sobre a importância de investir em tecnologia para melhorar os serviços e o atendimento ao cliente. Continue lendo e veja como os canais digitais podem ser usados nas atividades de rotina para alavancar os resultados da sua empresa!

Por que é tão importante investir em tecnologia no atendimento?

A tecnologia é sinônimo de inovação, modernidade e melhoria, tanto para as empresas quanto para a chamada sociedade 5.0. Quando utilizada da forma correta, expande os horizontes e permite que negócios cresçam mais sustentáveis, além de profissionalizados. 

Nos últimos anos, seja pelo crescimento de sistemas e aplicativos, seja pela mudança dos modelos de trabalho, a tecnologia está mais presente na vida dos brasileiros. O comportamento do consumidor exigiu das empresas o uso de soluções mais ágeis e eficientes, sobretudo, na área de atendimento.

As empresas que não investirem em tecnologias ou não considerarem as aplicações inteligentes em seus negócios, perderão espaço no mercado. Muitas, como Inteligência Artificial (IA), Big Data, Inteligência das Coisas, Data Driven, são essenciais para registro, uso de dados e aprimoramento dos serviços.

O investimento em tecnologia molda e direciona a empresa a um patamar mais elevado de mentalidade e presença digital. Assim, com o avanço tecnológico e sistematizado dos serviços, ganha quem souber explorar e utilizar seus mecanismos em prol de um atendimento de excelência.

Como usar os canais digitais para melhorar o desempenho no atendimento?

Os canais digitais são consequência de um boom tecnológico que revolucionou todos os setores e segmentos do mercado. As pessoas passaram a se comunicar virtualmente e, sobretudo, encontrar respostas a qualquer hora do dia ou da noite. 

Mais do que apenas servir ao conceito de atender e direcionar o público, os canais digitais podem atuar de modo mais consistente. Ao abranger diferentes vertentes da área e aproveitar a progressiva aceitação dos canais digitais, a empresa potencializa seus resultados. 

São muitas as possibilidades de uso dos canais digitais e que favorecem o setor de atendimento. Veja algumas delas!

Vendas

Os canais digitais podem ajudar a vender mais ao conduzir o cliente por uma jornada de compra. Se a empresa tem um pacote de serviços ou atendimentos individuais, com um bom direcionamento, o cliente pode tomar uma decisão guiado apenas pelas interações de chat. 

O público atual busca agilidade no atendimento e nem sempre deseja falar com um atendente, por isso, muitos escolhem um canal virtual. Com mais autonomia e disponibilidade de atendimento 24h por dia e sete dias por semana, a tendência é que os atendimentos sejam mais produtivos e rentáveis.

Suporte

A disponibilidade de suporte enche os olhos de qualquer cliente, pois ele sabe que pode recorrer sempre que precisar de ajuda. Ter canais digitais permite que o cliente seja autoguiado de acordo com suas demandas e prioridades. 

Com isso, ao entrar em contato, ele não perde tempo explicando ao atendente sobre o serviço que precisa. Os canais digitais têm menus inteligentes com orientações mais simples, liberando os atendentes para as demandas mais complexas.

SAC

Conhecer e compreender o sentimento do cliente em relação aos serviços prestados ajuda a melhorar o atendimento da empresa. O SAC é um setor de grande importância, que canaliza as principais impressões e coleta informações e dados sobre a satisfação do público. 

Muitos desejam apenas fazer um elogio ou observação, enquanto outros abrem um chamado para reclamações mais robustas. No caso do SAC, os canais digitais colaboram para o filtro dessas chamadas, direcionando os mais urgentes e de maior complexidade ao time de atendentes.

Central de informação

Muitos consumidores e clientes se sentem perdidos e com dúvidas, sem saber ao certo onde buscar informações. Assim, com uma central de atendimento virtual, a empresa pode concentrar as perguntas e respostas mais comuns, em uma espécie de FAQ digital. 

Além de otimizar o tempo, um canal digital específico mostra o quanto a empresa se preocupa em manter o seu público bem-informado. Em contrapartida, do outro lado, o consumidor ou cliente enxerga uma marca diferenciada, podendo se tornar um promotor natural.

Com os canais digitais incorporados a um sistema de gestão é possível acompanhar e ter um histórico completo de atendimento. Dessa forma, não importa se é WhatsApp, chat web ou central virtual. Com uma plataforma multicanal o cliente é quem escolhe por onde deseja ser atendido.

Por fim, se você gostou deste post, aproveite e confira mais um artigo, dessa vez para entender como o chatbot pode ser mais eficiente e ir além de uma ferramenta usada apenas para tirar dúvidas!

Siga nossas redes sociais: FacebookInstagramLinkedInYouTube e WhatsApp!

Plataforma Escallo
Veja também:
Blog Futurotec | Conteúdos criativos e exclusivos Saiba tudo sobre governança, tecnologia, criatividade e outros assuntos do meio corporativo no nosso Blog.
Você também pode gostar

Sumário

Compartilhe

Não perca nenhuma novidade! Assine nossa newsletter.
Não mandaremos spam!
REVOLUCIONE SEU ATENDIMENTO

Sumário

Obrigado 👏🏻 por assinar 🎉 nossa newsletter! 🥳