Como uma plataforma multicanal pode impulsionar o faturamento

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Uma das preocupações diárias no trabalho de um gestor é encontrar boas formas de impulsionar o faturamento e garantir a saúde financeira do seu negócio. Independentemente do segmento, é essencial mantê-lo rentável.

A retenção e fidelização dos clientes começam pelo atendimento, por isso, a plataforma multicanal pode ser um importante mecanismo de satisfação e permanência. Um cliente encantado com o modo como é atendido torna-se um promotor natural da marca.

Neste post, falamos sobre a diversificação do atendimento como um ponto forte na relação entre empresa e clientes. Continue lendo e veja como uma solução integrada multicanal pode ser a chave do sucesso no faturamento!

Por que diversificar os canais de atendimento?

Faz tempo que ter um bom produto ou oferecer um serviço de qualidade já não é o bastante para reter os clientes. O público está cada vez mais exigente quando o assunto é ser atendido com agilidade, sem perder a eficiência.

A transformação digital mudou o perfil e o comportamento do consumidor e tornou o mundo mais acelerado, em que o tempo é um fator importante na vida das pessoas e das empresas. Diante de uma rotina repleta de compromissos, é preciso oferecer diversas formas de contato.

Quanto mais facilidade um consumidor ou cliente encontrar para falar com a sua empresa, maiores as chances de gerar negócio. Se ele perceber os esforços de toda a equipe em propor soluções para suas dores e problemas, a possibilidade de fidelização aumenta de forma significativa.

Isso porque as pessoas estão em busca de empresas humanizadas e empáticas, interessadas em proporcionar uma experiência diferenciada desde o primeiro contato. Muitas não se importam, inclusive, em pagar mais caro, desde que sejam bem atendidas e tenham seus problemas resolvidos.

Tudo começa com um bom atendimento, na prática de uma escuta ativa, para compreender o que o cliente precisa, e se dedicar a atender com excelência. É fundamental evitar as filas de espera ou deixar o cliente sem retorno, pois o vínculo nasce da confiança que a empresa transmite desde o início.

Por meio da central telefônica ou pelo chat, a empresa que se prepara para atender todos os tipos de público sai à frente no mercado. Ter variados canais de atendimento dá a liberdade ao cliente de escolher por onde deseja ser atendido.

Como impulsionar o faturamento com uma plataforma multicanal?

Você deve estar se perguntando: como uma solução diversificada de atendimento pode impulsionar o faturamento? Em uma pesquisa de satisfação que pode ser realizada utilizando a Escala NPS, um dos motivos para o cliente voltar a fazer negócio ou recomendar sua empresa a outras pessoas é a qualidade do atendimento.

Nenhum cliente indicará uma empresa que não consegue absorver suas demandas de atendimento ou oferecer soluções ágeis. A venda de um produto ou oferta de um serviço será comprometida se o atendimento não corresponder e superar as expectativas do seu público.

Veja no vídeo

A plataforma multicanal de atendimento é um ganho de eficiência interna, enquanto transmite mais segurança ao público, que pode entrar em contato pelo canal que julgar mais adequado, inclusive no formato 24h por dia, 7 dias por semana.

Com um sistema personalizado, diversos aspectos são melhorados, o que impacta diretamente o atendimento ao cliente e melhora o desempenho geral da empresa. Esse é um tipo de solução que traz vantagens de curto, médio e longo prazo.

Redução de trabalho manual

O trabalho manual, além de moroso, pode gerar erros no atendimento, com reflexo negativo no cliente. De um agendamento equivocado a uma anotação perdida, a imagem da empresa pode ser comprometida pela falta de organização e cuidado.

Sem contar que, pelas normas da nova Lei Geral de Proteção de Dados, é preciso ter atenção para a maneira como as informações circulam dentro da empresa. A plataforma multicanal elimina muitas dessas questões e minimiza o retrabalho.

Com isso, a equipe terá mais tempo e segurança para realizar os atendimentos, fazendo os registros de modo automatizado. Um ganho favorável de eficiência, uma vez que qualquer atendente pode acessar o cadastro do cliente e dar continuidade ao atendimento.

Aumento da produtividade e receita

A automatização padroniza e uniformiza o atendimento, transformando a percepção dos colaboradores, que se sentem mais motivados e engajados. Com o atendimento multicanal você consegue manter um time enxuto, pois nas interações via chat nem sempre é preciso contar com o trabalho de um agente humano.

O fluxo de atendimento é mais inteligente, distribuindo as chamadas conforme as necessidades de cada cliente. Dessa forma, tanto a equipe quanto a própria rotina serão mais produtivas, considerando a otimização e fluidez do processo de atendimento.

É preciso ir além e pensar na cultura omnichannel, nas integrações com ferramentas como o WhatsApp e em todas as práticas que elevam o nível de atendimento ao facilitar a vida do público da sua empresa.

Assim, você prioriza os atendimentos mais rentáveis e impulsiona o faturamento de um jeito sistematizado. Com uma plataforma multicanal, você pode aprimorar a política  de atendimento, criando indicadores e relatórios para ajudar na análise de performance do sistema e do time.

Redução de custos

A redução dos custos é uma forma de aumentar a receita, a julgar pelas despesas que deixam de computar no orçamento a partir da implementação de uma plataforma multicanal. Além de não precisar crescer a equipe em caso de aumento da demanda, você elimina papel e impressão, por exemplo.

Com o tempo, é possível perceber uma relação positiva entre orçado x realizado, mesmo depois de investir na ferramenta. Se de um lado a jornada do cliente é facilitada pela tecnologia, do outro a empresa lucra com um fluxo altamente gerenciável, permitindo que o gestor acompanhe em tempo real todo o cenário de atendimento.

Ao proporcionar uma condição de atendimento totalmente favorável para o cliente, com o uso de uma plataforma multicanal você tem a chance de fidelizar um público maior e ter resultados expressivos.

Se existe uma boa forma de impulsionar o faturamento é plantar na memória do público a imagem de eficiência na solução de problemas. Assim, sempre que precisar, o cliente sabe que pode contar com a sua empresa, onde tudo começa por um excepcional atendimento.

Se você gostou do post e almeja o crescimento da receita em sua empresa, comece pela qualidade do atendimento. 

Aproveite a visita para conferir nossas 5 dicas de como escolher a melhor plataforma de atendimento ao cliente!

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