Como tornar seu atendimento tecnológico e efetivo

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Ter um atendimento tecnológico é importante para a empresa e para os clientes, considerando a busca e preferência por facilidades e agilidade nessa área. A burocracia dos processos e serviços já não tem lugar em um mundo repleto de boas ferramentas e soluções.

Diante desse cenário, os empreendedores e gestores visionários que souberem explorar as oportunidades estarão um passo à frente da concorrência. Para avançar, é preciso planejar e executar as ações de melhorias.

O objetivo deste post é ajudar você a entender melhor o conceito de atendimento tecnológico e saber quais recursos e ações podem tornar a área mais eficiente!

O que é ter um atendimento tecnológico?

Sempre que falamos sobre inovação tecnológica e uso de soluções em empresas, a área de atendimento é uma das que mais apresenta possibilidades de melhoria. São tantas novidades nos últimos tempos e muito do que era tendência se tornou realidade.

Durante anos, a central de atendimento contou apenas com o bom e velho telefone para absorver toda a demanda. Agora, além das ferramentas descentralizadas, uma plataforma multicanal é capaz de concentrar todas em um mesmo ambiente, integrando suas funcionalidades.

A tecnologia contribuiu para a mudança no comportamento do consumidor ao desenvolver soluções e mecanismos que proporcionam um atendimento mais ágil, dinâmico e efetivo.

O processo que se baseia na evolução industrial apresenta um futuro tecnológico cada dia mais interativo e, por vezes, independente. Em muitos momentos o cliente já não depende de um atendente para resolver seus problemas.

Com o autoatendimento disponível 24h, clientes dos mais variados perfis conseguem se comunicar com as empresas a qualquer momento do dia ou da noite. Entre as ferramentas incorporadas se destacam o chat, WhatsApp e Facebook, que permitem interação digital com os clientes, facilitando o contato e a prestação de serviço.

Por trás, a Inteligência Artificial potencializa a capacidade tecnológica de realizar atendimentos efetivos de demandas simples por interações de bot, enquanto a equipe de atendentes se dedica aos problemas mais complexos.

Como usar a tecnologia para melhorar e modernizar a área de atendimento?

O cliente atual está inserido no grupo do chamado Consumidor 5.0, ou seja, com perfil altamente tecnológico, que se utiliza de todas as ferramentas, recursos e soluções possíveis para conseguir um atendimento mais rápido e desburocratizado.

Por outro lado, as empresas precisam encontrar meios de proporcionar uma experiência mais interessante aos seus clientes. Entre ferramentas e ações, algumas estratégias podem funcionar e tornar o atendimento mais tecnológico e efetivo.

A seguir, você confere o que de mais moderno e novo tem sido implementado por empresas que atuam diretamente no atendimento ao cliente e que estão revolucionando o mercado!

URA inteligente

Com a URA – Unidade de Resposta Audível — é possível automatizar o filtro de demandas, permitindo solucionar as mais simples de imediato e direcionar as mais complexas para a equipe de atendentes.

Por meio de áudios pré-gravados ou gerados dinamicamente, a URA responde aos clientes com uma voz personificada e humanizada. De forma inteligente e rápida, o sistema identifica a necessidade e, em seguida, oferece as opções mais indicadas para determinado problema.

Menus automáticos

Nesse serviço, o cliente tem mais autonomia durante o seu atendimento, podendo escolher no menu diversas opções para resolver demandas simples. Os menus podem ser personalizados e humanizados, valendo o uso de recursos como emojis, áudio, arquivos de imagem e vídeo, figurinhas e gifs.

Recuperação de chamadas

Uma das sensações mais desagradáveis para um cliente é tentar falar em uma empresa e, por motivos desconhecidos, não conseguir o atendimento. Não importa o tamanho ou complexidade do problema, se ele faz contato é porque acredita que, de alguma forma, a empresa pode oferecer a solução.

O call back é uma alternativa de retorno automático das chamadas para clientes que não conseguiram falar com a equipe de atendimento. É uma iniciativa que pode minimizar os impactos de uma experiência ruim e resgatar a confiança do cliente.

Atendimentos múltiplos

Uma das premissas básicas do atendimento é jamais deixar o cliente sem resposta, ainda que no primeiro momento não seja possível apresentar uma solução definitiva. É fundamental se mostrar disponível, mesmo que o contato gere uma mensagem automática de retorno ou informação do horário de funcionamento, por exemplo.

Com os múltiplos canais disponíveis, a empresa abre alternativas e é o cliente quem escolhe o canal por onde deseja ser atendido. Assim, funcionando no formato 24h por dia, 7 dias por semana, o cliente sempre terá algum tipo de resposta, e a equipe terá condições de identificar uma interação e dar continuidade ao atendimento.

Um atendimento tecnológico e efetivo não depende apenas de ferramentas, mas também de como se utilizam seus recursos e funcionalidades. Por isso, antes de contratar uma solução, verifique o que ela é capaz de oferecer para tornar a sua empresa diferenciada no atendimento ao cliente.

Gostou do post? Que tal aproveitar a visita e conferir mais um conteúdo do nosso blog, dessa vez para entender melhor as vantagens de ter mais canais de atendimento e como uma plataforma multicanal pode impulsionar o faturamento da sua empresa?

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