Como tirar proveito dos bots no WhatsApp

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A versão Business do maior mensageiro da atualidade está cada vez mais inserida na realidade das empresas. O que talvez muitos ainda não tenham se dado conta é que é possível explorar as facilidades dos bots no WhatsApp.

Graças às contribuições da Inteligência Artificial (IA), os robôs estão cada vez mais parecidos com os humanos. Para as mensagens automáticas que não exigem a participação de um atendente, o bot pode absorver uma série de demandas do setor de atendimento.

Mas o que são e como funcionam os bots no WhatsApp? Neste post, você vai saber também quem pode implementar esse recurso e quais são as vantagens de ter esse canal na sua empresa!

O que são e como funcionam os bots no WhatsApp?

São robôs que realizam atividades automatizadas e pré-definidas, programados para reagir a comandos reproduzidos em tempo real. Dependendo de como são utilizados, respondem às principais perguntas e interações, geradas por dúvidas frequentes.

É exatamente dessa forma que os bots são aproveitados no WhatsApp, ou seja, são desenvolvidos para manter uma comunicação dinâmica e objetiva com o público. A interação direta e rápida ajuda a manter o usuário bem-informado e orientado.

Os bots podem ser utilizados no sistema de perguntas e respostas ou para oferecer opções aos clientes, como falar em outro setor, ter acesso à segunda via de um boleto, agendar um horário, entre outros.

Por meio de uma ferramenta chamada machine learning ou aprendizado de máquina, os bots são capazes de aprender diversas instruções para responder com eficiência. No processo, o robô consegue coletar dados, compreender o conteúdo da mensagem e oferecer as melhores soluções de acordo com a necessidade de cada usuário.

Quais as vantagens de implementar bots no WhatsApp API?

O atendimento do WhatsApp em um sistema integrado por API – Application, que traduzido significa interface de programação de aplicação, potencializa ainda mais a eficiência dos bots. Em um processo totalmente automatizado, o mensageiro pode atuar dia e noite, sem deixar qualquer usuário sem respostas.

Mesmo que a empresa não esteja funcionando no momento ou todos os atendentes estejam ocupados, o sistema consegue emitir respostas de posicionamento. Sem a API as interações e respostas podem não ser tão rápidas, além do risco da perda de oportunidade de manter o contato fora do expediente.

Levando em conta que mais de 120 milhões de brasileiros estão conectados pelo WhatsApp, é recomendável incorporar o aplicativo nas estratégias empresariais. Os benefícios de usar os bots no WhatsApp por meio de API são percebidos em médio e longo prazo.

Veja algumas vantagens de ter robôs em fases do atendimento!

Automatização do processo de vendas

Os bots do WhatsApp automatizam as primeiras interações dos leads, evitando que eles passem por vários setores até que suas solicitações sejam atendidas. Com perguntas e menus inteligentes, muito pode ser adiantado a partir dos recursos personalizados do bot.

Alguns exemplos do que pode ser utilizado pela área de marketing e vendas estão ligados ao que pode favorecer o faturamento como:

  • lembretes de realização de procedimentos ou exames;
  • aviso de abertura do período de matrículas;
  • envio de boletos e segunda via para pagamento.

Pelo WhatsApp, com a ajuda dos bots, a empresa pode também enviar ofertas personalizadas ou divulgar campanhas que sejam interessantes para o público. É uma forma de manter a interação ativa e estimular o processo de decisão do cliente.

Aprimoramento do atendimento

O WhatsApp é mais um canal que pode ser agregado ao sistema de atendimento da empresa. Da tradicional central telefônica ao chat online, é importante pensar nos variados perfis de público e disponibilizar meios de contato para que os clientes escolham como desejam ser atendidos.

Conforme o segmento e negócio, a empresa pode ter tanto millennials quanto idosos como clientes. Por isso, o WhatsApp é um recurso que chega para somar e aprimorar o atendimento, oferecendo as funcionalidades do bot para facilitar a interação com públicos diversos.

Engajamento e fidelização de clientes

Quando um consumidor ou cliente entra em contato com a empresa, é porque tem um problema a resolver. Não importa a complexidade, ele deseja ser atendido e ter soluções imediatas — os bots podem trazer respostas iniciais ou acalmar um usuário possivelmente insatisfeito.

Mostrar disponibilidade e ter respostas, mesmo que prontas, parece aliviar a dor do usuário, mesmo que o problema não seja resolvido imediatamente. 

Imagine, por exemplo, um cliente que tenha esquecido de pagar uma conta, precise da segunda via de um boleto e só perceba depois do horário comercial. Pelo WhatsApp, com a ajuda do bot, é possível receber a segunda via e evitar a cobrança de multa e juros.

Este é apenas um dos exemplos diante de uma infinidade de recursos e serviços que os bots no WhatsApp podem oferecer, beneficiando a empresa e os clientes. Quanto melhor e mais amplo o atendimento, maiores serão as chances de engajar e fidelizar o seu público.

Como você pode ver, os bots no WhatsApp agregam valor e somam forças nas estratégias da empresa para melhorar o atendimento. Com uma boa ferramenta de integração, como uma plataforma multicanal e as mensagens certas nas respostas automatizadas, sua empresa pode se destacar e alcançar a tão sonhada vantagem competitiva.

Gostou do post? Aproveite a visita e veja também como a combinação de WhatsApp e Call Center pode melhorar o atendimento ao cliente e trazer sucesso para o seu negócio!

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