Como tirar proveito do Business Messages para aprimorar o atendimento ao cliente e se destacar no Google

4 minutos para ler

Que o Google é a gigante dos buscadores e que estar presente em suas páginas traz destaque e visibilidade para o negócio, já sabemos. A novidade é que, em 2020, a empresa lançou o Business Messages para facilitar a comunicação dos clientes com as empresas.

Esse é mais um canal que pode ser incorporado ao negócio como meio de comunicação com os consumidores. Cada vez mais digitais, as pessoas interagem no meio online, o que estimula o uso de uma ferramenta como essa para aprimorar a jornada de atendimento ao cliente.

Neste post, você vai saber em detalhes o que é e como funciona o Business Messages. Continue lendo e veja a importância de ter sua empresa no Google Meu Negócio e como é possível integrar suas ferramentas em uma plataforma multicanal de atendimento!

O que é e como funciona o Google Business Messages?

É uma ferramenta lançada pelo Google em 2020, com disponibilidade global, que permite a comunicação entre as marcas e seu público, por meio de mensagens. A interação ocorre a partir das pesquisas realizadas no buscador ou no Google Maps.

O objetivo é melhorar a experiência do usuário com uma ou mais marcas, considerando o uso de uma ferramenta de comunicação rápida e prática, dentro de um ambiente de costume rotineiro da grande maioria dos consumidores.

Em uma comunicação facilitada, as funcionalidades do Business Messages para as marcas incluem a possibilidade de tirar dúvidas, manter as informações atualizadas, publicar imagens, compartilhar notícias e visualizar comentários.

Também é possível integrar chatbots, o que melhora ainda mais a performance de comunicação da empresa, podendo trazer um resultado mais amplo de produtividade, uma vez que um mesmo atendente consegue interagir, ao mesmo tempo, com diversos clientes.  

Por que é tão importante ter a empresa no Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio foi criado para permitir que uma empresa seja encontrada com mais facilidade e que os consumidores saibam quais são seus serviços e produtos. É uma ferramenta que favorece a busca e descoberta de uma empresa na rede de pesquisa do Google, assim como do Google Maps.

É um recurso gratuito que expande as oportunidades da empresa, pois ao acessar o Google e realizar uma busca, de acordo com sua necessidade, o consumidor terá informações importantes, como localização, horário de funcionamento, produtos e serviços.

Com a chegada do Business Messages, ao usar o Google para encontrar uma empresa, o usuário pode interagir dentro do próprio ambiente. Isso quer dizer que as chances de conquistar um cliente nesse momento é maior do que se ele tivesse que sair e buscar outro meio de interação.

Quanto mais recursos para encantar e engajar o consumidor, maiores serão as chances de fidelização. O cliente precisa sentir que é importante para a empresa e que ela não mede esforço para se fazer presente e disponível nos mais diversos canais para atender todos os públicos, da terceira idade à exigente geração millennials.  

Como integrar as ferramentas Google em uma plataforma de atendimento?

O Google Business Messages é semelhante ao Google My Business, com a diferença para as possibilidades de integração de API — Application Programming Interface ou Interface de programação de aplicação — e uso de bots na comunicação com os consumidores.

Tudo isso, graças à evolução tecnológica e às contribuições revolucionárias da inteligência artificial, que permitiram criar robôs com capacidade de interação similar a um agente humano — muitas perguntas são respondidas com grau elevado de precisão e agilidade.

A plataforma Escallo, por exemplo, oferece essa possibilidade de automatização do atendimento. É possível integrar o Business Messages e incorporar as funcionalidades de chatbot, que permitem personalizar a comunicação e estreitar ainda mais os laços entre os clientes e a empresa.

Na busca por produtos ou serviços, caso sua empresa esteja no radar de resultados e cadastrada no Business Messages, esse será mais um canal de atendimento para aprimorar a interação com o público do seu negócio.

Com o Business Messages, o contato com a sua empresa pode ficar mais completo, ágil e rápido, aproveitando as facilidades oferecidas pelo Google Meu Negócio e a possibilidade de integração com o Escallo — mais um diferencial para colocar o seu empreendimento em vantagem competitiva.

Que tal aproveitar a visita e saber como funciona o chatbot e o que sua empresa pode ganhar ao utilizar esse canal de atendimento!

Em nossas redes sociais tem mais conteúdos: FacebookInstagramLinkedInYouTube e WhatsApp 

Você também pode gostar

Deixe um comentário