Como surpreender o consumidor multitelas?

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Você já ouviu falar no consumidor multitelas? Na teoria é bem semelhante ao consumidor 5.0, porém mais voltado para o intercâmbio de telas. Trata-se de um público acostumado a lidar com um fluxo de informações muito grande, de modo intenso.

Sabemos o quanto a tecnologia e a transformação digital foram responsáveis por alterar o comportamento do consumidor e seus hábitos cotidianos. Por isso, é importante conhecer essa tendência, criar estratégias para sair à frente e ter vantagem competitiva.

O objetivo deste post é apresentar o conceito de consumidor multitelas e reforçar a importância de se conectar aos clientes onde eles estiverem. Continue lendo e veja como atrair e ganhar a atenção desse consumidor tão dinâmico!

Quem é o consumidor multitelas?

Se você já se pegou assistindo TV enquanto navega pela internet ou troca mensagens por aplicativo no smartphone, então, pode se considerar um consumidor multitelas. Trata-se de quem utiliza os mais variados canais e telas disponíveis para buscar informações, realizar compras ou interagir no ambiente online.

É aquele que não vive sem um celular à mão e está sempre antenado sobre o que se passa nas redes sociais. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope Conecta, 95% dos brasileiros navegam na internet enquanto assistem televisão.

Cada vez mais esse comportamento se torna normal e característico de uma geração que quase não usa papel, fala pouco ao telefone e evita fazer compras em lojas. Para eles, é mais fácil baixar diversos aplicativos e conversar por chat.

É o novo normal em um mundo que ainda está se recuperando das consequências deixadas pelo recente isolamento social. As pessoas se acostumaram a ficar isoladas e ter a internet como forte aliada — do streaming a uma consulta médica, tudo já pode ser resolvido pela tela do smartphone.

Como atrair esse tipo de consumidor para a sua empresa?

O consumidor multitelas tem um perfil impaciente, que gosta de obter informações rápidas, ou seja, com pouca tolerância à espera. As empresas que desejam alcançar esse público, que representa uma grande fatia da população, precisam criar estratégias. 

Uma delas é se manter presente na vida desse consumidor e oferecer variadas formas de atendimento, diversificando canais e serviços. O atendimento multicanal proporciona interatividade, contempla perfis múltiplos e permite ao consumidor multitelas escolher por onde deseja ser atendido.

Ao disponibilizar o atendimento via chat, telefone, Messenger ou aplicativos de mensagens, sua empresa se mostra disponível e preocupada com a boa experiência do cliente. O WhatsApp e o Telegram são soluções ágeis, com muitas demandas de atendimento que podem ser sanadas por bot.

É fundamental relacionar conectividade e autonomia, uma vez que o consumidor multitelas usa a internet para agilizar a resolução dos problemas. É preciso pensar em otimização, integração e fluxo de atendimento para ganhar de vez a confiança desse público tão exigente.

Como são pessoas que têm facilidade no uso de telas e estão sempre com um smartphone por perto, para uso pessoal e profissional, vão se conectar com as marcas e buscar atendimento por elas.

As empresas que quiserem competir no mercado, atrair e reter esses clientes, precisam passar por uma mudança de mindset e buscar meios de se adaptar e ocupar espaços que possibilitem interagir mais facilmente com o consumidor multitelas.

O mobile é um instrumento de comunicação em todas as esferas das relações humanas e pode ser explorado também pelas marcas. Portanto, crie estratégias que englobam as principais telas, de acordo com perfil de atendimento da sua empresa, e integre canais que façam sentido para o seu negócio.

Com uma visão sobre o futuro, você pode buscar, agora, alternativas para alcançar o consumidor multitelas. Já existem no mercado soluções multicanais, capazes de promover a interação que seu público precisa para não deixar o cliente esperando ou sem resposta.

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