Como se inspirar na Barbie e revolucionar o atendimento da sua empresa?

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O que associa o universo da boneca mais famosa do mundo com a forma de atendimento na atualidade? Para além do lançamento de uma das produções cinematográficas mais aguardadas do ano, a Barbie é sinônimo de humanização, criatividade e estilo.

Considerando sua personalidade multifacetada e tantas profissões desempenhadas ao longo dos seus pouco mais de 60 anos, há muito que aprender com essa personagem icônica quando o assunto é relacionamento e solução de problemas.

Neste post, traçamos um paralelo entre a ficção e realidade, trazendo para o universo das empresas o mundo da Barbie. Continue lendo e veja como se basear no otimismo da Barbie para melhorar o atendimento da sua empresa!

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As lições da Barbie de adequação à modernidade

Desde que surgiu, em 1959, a Barbie passou por mudanças e transformações para acompanhar as tendências e evolução do mundo. Para isso, os responsáveis criaram diversas personalidades, perfis e profissões para a boneca.

Sem perder a essência ou estilo, a personagem expandiu e foi além de ser apenas uma boneca no ambiente lúdico das crianças. A Barbie se transformou em um símbolo de representatividade e empoderamento, mantendo a humildade e carisma de sempre.

Para caber em espaços e ser mais inclusiva, a boneca foi ganhando diferentes formas, tipos corporais e étnicos. Assim, a ideia era continuar encantando crianças no mundo inteiro e, por que não, conquistar novos públicos.

Com isso, construiu-se uma marca forte e global, de identidade única e imagem fácil de reconhecer em qualquer lugar do planeta. O vínculo emocional e humanizado estabelecido com o público é o que faz da Barbie objeto de desejo de crianças, jovens e adultos.

Trazendo para o mundo corporativo, o aprendizado que se tira é que as empresas precisam se adaptar se quiserem continuar competitivas. Assim, tendências e necessidades andam juntas e, para fidelizar o cliente, é preciso se reinventar e estar preparado para atender pessoas de perfis variados e promover encantamento.

São muitas as demandas e desafios, pois o consumidor atual está cada vez mais exigente e autônomo em suas decisões. A empresa que quiser se destacar precisa oferecer uma experiência única, diferenciada e saber entender quais são, de fato, os problemas e dores do público-alvo.

É fundamental evoluir e modernizar as operações desde o atendimento, que é onde o potencial cliente começa a se identificar com a marca. Mais do que ter produtos e serviços de qualidade, portanto, é encontrar mecanismos que permitam maior conexão por meio de uma comunicação mais efetiva.

O atendimento que a Barbie gostaria de ter

Uma curiosidade sobre a Barbie é que, para atender às demandas do mercado e se conectar por diversos perfis de público, a boneca teve diferentes profissões e carreiras. Ela já foi astronauta, engenheira, desenvolvedora de jogos, chef de cozinha, empreendedora, piloto de avião e até operadora de telemarketing.

São mais de 200 profissões usadas para gerar mais proximidade entre a boneca e consumidores, levando em conta a preferência e expectativas do público. Pensando nisso, como seria atender a Barbie em cada uma dessas versões e manter o padrão de qualidade?

Mais uma vez, trazendo para o contexto empresarial, o segredo de um bom atendimento está em focar nas necessidades dos clientes. Nesse aspecto, a Barbie engenheira não é diferente da operadora de telemarketing, o que vale para os clientes da vida real, não importa em qual parte do mundo.

A personalidade, jeito de ser e lidar com as situações são características individuais e demandam personalização no atendimento. Indo além, é fundamental ampliar os canais e pensar em soluções múltiplas para abranger e atender pessoas tão diferentes, mas que podem ter problemas semelhantes.

Multicanalidade e autoatendimento

Em tempos de Inteligência Artificial e aplicações de bot, é possível disponibilizar meios de contato além do bom e velho telefone. Assim, o cliente é quem escolhe por onde deseja ser atendido de acordo com seu tempo e disponibilidade.

Talvez seja esse o atendimento que alguém como a Barbie espera, independentemente da profissão ou poder aquisitivo. A camaleônica boneca inteligente, otimista e sempre sorridente, ensina que é possível unir tecnologia e humanização, atendimento humano e automatizado, sem abrir mão da identidade.

As interações de bot com menus inteligentes e direcionados, seja pelo chat, seja pelo WhatsApp, já fazem parte da rotina de muitas empresas. Nesse sentido, as aplicações da Inteligência Artificial (IA) entregam diálogos similares à conversa entre dois humanos, permitindo ao cliente pular etapas e ir direto ao ponto.

Tão importante quanto ter uma solução multicanal é dar ao cliente o poder de escolha entre ele mesmo conduzir seu atendimento ou falar com um atendente. Seja no Call Center ou no Contact Center, para que ele se torne fiel, engajado e promotor da marca, é primordial dar a liberdade de escolha.

O cliente moderno é como a Barbie, que está em constante evolução, com capacidade de se adaptar ao novo. Desse modo, ela deixa de ser só uma boneca para mostrar que visão, missão e valores são levados a sério e, quando incorporados às áreas e cultura da empresa, contribuem para excelentes resultados.

Faça da Barbie a sua inspiração e amplie seu olhar empreendedor e perspectiva sobre o que pode agregar valor e promover a excelência no atendimento. Com uma plataforma automatizada e multicanal, sua empresa será capaz de mostrar versatilidade, inovação e personalidade — tudo a ver com as características de uma certa boneca.Gostou do post? Então aproveite para saber mais sobre o autoatendimento e os benefícios dessa prática para a empresa e seus clientes!

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