Como se adaptar às mudanças de comportamento do consumidor digital?

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O consumidor digital tem um comportamento bastante característico, mas antes de pensar nas adaptações a fazer no seu negócio para alcançar esse público, é preciso entender os seus hábitos.

A tecnologia e o ambiente virtual são os grandes responsáveis pelo surgimento desse consumidor que se acostumou a fazer suas compras, contratar serviços ou resolver problemas pela internet. Afinal, quem não deseja ter mais facilidades, não é mesmo?

Neste post, você vai saber quem é e como se comporta o consumidor digital. Continue lendo e veja também como adaptar o seu negócio para se comunicar cada vez melhor com esse público e ter sucesso na sua empresa!

Quem é o consumidor digital?

Um indivíduo altamente conectado, com presença assídua nas redes sociais e em sites de compras, que prefere a agilidade das interações virtuais à morosidade de um atendimento presencial, por exemplo.

Entretanto, apesar das suas interações serem majoritariamente virtuais, ele usa o meio digital para realizar pesquisas, buscar melhores preços ou serviços e agilizar a comunicação.

Pode ser que, desse processo, sua decisão seja a de ir até a uma empresa ou loja para fechar negócio — o atendimento omnichannel tem trazido bons resultados para empresas que apostam na dualidade entre o virtual e o físico.

Como esse tipo de consumidor se comporta?

Também chamado de consumidor 4.0, ele tem, pelo menos, quatro características marcantes:

  • exigência;
  • curiosidade;
  • interatividade;
  • independência.

As pessoas que nasceram entre 1980 e 1990, denominadas millennials, formam a geração de consumidores digitais. São pessoas que já chegaram a um mundo transformado pela tecnologia e que se inseriram naturalmente nesse universo.

Para eles, é muito simples lidar com todas as facilidades, recursos e ferramentas proporcionados pelas inovações tecnológicas. Das redes sociais aos jogos digitais e plataformas de atendimento, todas as instruções e orientações são facilmente assimiladas.

Talvez, por isso, seja mais difícil conquistar sua preferência e fidelidade. É preciso entender a fundo suas escolhas e predileções para que as estratégias de marketing sejam atrativas a ponto de chamar sua atenção.

Embora tenhamos citado os millennials, a maioria dos consumidores mudou o comportamento com a invasão digital. A prontidão da internet acelera a necessidade das pessoas, já que podem buscar informações a qualquer hora do dia ou da noite.

O consumidor digital espera ser surpreendido e ter uma experiência diferenciada e encantadora. Por isso, não mede esforços em buscar o melhor para corresponder às suas expectativas — o perfil de exigente vai ao encontro das diversas opções em todos os segmentos.

Além das pesquisas, é provável que ele não tome uma decisão até que todas as dúvidas estejam sanadas. Com isso, as empresas precisam se preparar para alguém incansavelmente curioso.

A interação é um dos princípios básicos no comportamento do consumidor 4.0 e ele deseja ter uma conversa fluida e esclarecedora quando faz algum contato. É um público que gosta de autonomia para resolver seus problemas, logo, aprecia os serviços de autoatendimento.

Qual a melhor forma de se adaptar e comunicar com o consumidor digital?

Como você viu, lidar com o consumidor digital é, ao mesmo tempo, instigante e desafiador, pois exige esforços que ultrapassam os limites da qualidade de um produto ou serviço.

Apesar das dificuldades para acertar, a empresa que consegue encontrar o tom ideal de comunicação com o consumidor digital terá mais facilidade de adaptação do negócio.

Selecionamos algumas dicas do que você pode fazer para se aproximar desse público e fazer com que ele se encante pela sua empresa. Confira!

Conhecer bem o perfil do consumidor 4.0

É essencial compreender na íntegra o que seu potencial cliente procura e deseja. Para isso, tente conhecer seus desejos, hábitos e necessidades. Assim, será mais fácil formular um perfil de acordo com o que sua empresa tem a oferecer e para qual público serão destinadas suas ações.

Ter uma estratégia de marketing digital interessante

Toda ação de marketing deve ter um conteúdo atraente e personalizado, que alcance o público-alvo. Portanto, depois de entender bem o perfil do consumidor digital, concentre-se em gerar informações que sejam relevantes e que o façam tomar uma decisão favorável ao seu negócio.

Investir no relacionamento

Para conquistar esse tipo de consumidor e fazer com que ele interaja com a sua empresa, é necessário investir no relacionamento. Isso quer dizer que, ao perceber seu interesse, gerará proximidade para criar vínculo.

Atuar ativamente nas redes sociais

Um público interativo e digital marca presença nas redes sociais. Portanto, se deseja conectar sua marca, faça o mesmo. Criar um perfil nas redes sociais mais populares e gerar conteúdos interessantes pode chamar a atenção, estimular a interação e potencializar a conversão.

Integrar os canais de atendimento

Além da tradicional central telefônica, procure ampliar os canais de atendimento da sua empresa, incluindo canais como chat web e WhatsApp. Essa é uma forma de se mostrar integralmente disponível para interagir com o consumidor digital.

Com uma plataforma multicanal é possível criar essa integração, inclusive, mantendo o histórico de cada contato. Lembre-se que o consumidor digital tem pressa e pouca paciência para processos morosos. Assim, tenha ferramentas adequadas de atendimento e uma equipe preparada para atender com agilidade, sem perder a qualidade.

O consumidor digital representa o futuro e a inovação, exigindo das empresas mudanças significativas em seus processos e na forma de se relacionar com o seu público. Se você deseja sair à frente da concorrência, não perca tempo e implemente já essas dicas.

Se você gostou do post e está disposto a buscar soluções para atrair o seu público, aproveite a visita e saiba como escolher a melhor plataforma de atendimento ao cliente para a sua empresa!

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