Aprenda agora como reduzir os custos de atendimento ao cliente

Sumário

Afinal, como reduzir os custos de atendimento ao cliente? Essa é uma dúvida que muitos empresários têm, tendo em vista que, se essa atividade não for bem conduzida, os gastos podem ser muito elevados.

Não há dúvidas de que esse trabalho é um verdadeiro desafio, sendo necessário buscar soluções para que tudo seja feito da melhor maneira possível. É sobre isso que falaremos neste artigo.

A ideia é que você possa fazer a redução de custos em sua clínica médica, no e-commerce, na central de atendimento  e em outros estabelecimentos. As dicas que daremos são válidas para qualquer tipo de negócio.

A seguir, apresentaremos algumas dicas práticas para que você entenda como reduzir os custos de atendimento ao cliente, sem que se perca qualidade. Pelo contrário, o processo será otimizado e trará ainda mais resultados positivos para o contact center. Continue a leitura!

Mapeie e otimize os processos de atendimento

O primeiro passo para reduzir os custos de atendimento ao cliente é fazer um mapeamento de processos. Para isso, tudo precisa ser registrado, abrangendo todas as etapas que o usuário percorre quando precisa ser atendido pela sua empresa.

Em um contato telefônico, por exemplo, caso se utilize o atendimento que mescla interações humanas e de robôs, o usuário poderá ter acesso, inicialmente, a uma gravação que o direciona para diferentes ramais. Apenas em um segundo momento ele falará diretamente com o atendente da empresa.

Tudo isso precisa ser mapeado para analisar as etapas que poderiam ser suprimidas e para tornar o atendimento mais otimizado e, consequentemente, mais eficiente.

Esse processo precisa ser feito em todos os canais de atendimento de que a empresa dispõe, tais como telefone, WhatsApp, Facebook Messenger, e-mail e outros. Assim, podem ser tomadas decisões específicas para cada um deles, gerando resultados positivos em todas as situações necessárias.

Capacite a equipe de atendimento

A redução de custos com atendimento ao cliente também acontece quando são realizados treinamentos com a equipe do contact center. Isso porque os atendentes precisam saber utilizar os recursos disponíveis da melhor forma possível, sempre priorizando a qualidade dos serviços oferecidos.

A capacitação da equipe pode ser feita por meio de cursos e treinamentos específicos, para que determinadas demandas sejam atendidas. Na etapa anterior, quando foi feito o mapeamento dos processos de atendimento, por exemplo, podem ter sido identificados gargalos que serão corrigidos aqui.

Integre os canais

A integração de canais também é algo importante e que deve ser considerado quando falamos em como reduzir os custos de atendimento ao cliente. Isso porque, hoje em dia, existem inúmeras maneiras de uma pessoa entrar em contato com uma empresa.

Por isso, é importante que seja feita uma integração para que nenhum canal seja esquecido. Lembre-se de que reduzir custos também significa atender bem ao cliente. Se uma pessoa não é respondida, isso significa perda de dinheiro, já que ela pode procurar os serviços de um concorrente.

De tal maneira, é demasiadamente relevante que você tenha uma plataforma de integração. Existem soluções tecnológicas que fazem com que isso seja feito com facilidade. De tal maneira, os atendentes poderão utilizar o mesmo espaço para responder a mensagens enviadas por e-mail e por WhatsApp, por exemplo.

É interessante destacar, ainda, que essas plataformas mantêm um registro de todos os contatos feitos pelos clientes, independentemente do canal utilizado para isso. Assim, é possível ter um histórico que pode ser acessado em ocasiões futuras.

Vamos imaginar que uma pessoa enviou uma solicitação para a sua empresa pelo WhatsApp, por exemplo. Ela foi respondida e disse que retornaria no dia seguinte. No entanto, no outro dia, em vez de usar o mensageiro eletrônico, ela optou por fazer uma ligação telefônica.

O operador que fizer o atendimento da chamada não terá prejuízo, tendo em vista que poderá consultar o histórico da interação anterior e, rapidamente, saber do que se trata a conversa. Assim, o atendimento se torna mais ágil e rápido, gerando não apenas satisfação para o cliente, mas também redução de custos.

Invista no autoatendimento

Cada vez mais, as empresas estão utilizando o autoatendimento para ter mais resultados positivos nos negócios. Afinal, o uso de tecnologias que proporcionam isso otimiza muito os custos, já que o trabalho humano, em muitos casos, pode ser substituído.

Antigamente, era comum que as grandes empresas tivessem uma telefonista, por exemplo, que recebia as ligações telefônicas e repassava para os ramais de cada setor. Hoje em dia, são poucas as companhias que ainda utilizam esse modelo de trabalho.

Uma gravação pode fazer o atendimento inicial e informar os números que direcionam o usuário para o departamento com o qual ele deseja falar. Isso facilita muito a otimização de custos para a organização.

O investimento no autoatendimento também pode ser feito nos mensageiros eletrônicos. A Inteligência Artificial, como chatbots, pode ser utilizada para que as pessoas sejam atendidas prontamente, independentemente da hora do dia em que fizerem contato com a companhia.

Monitore o atendimento por meio de indicadores

É impossível falar sobre como reduzir os custos de atendimento ao cliente sem falar sobre indicadores. É recomendável que você acompanhe quanto tempo demoram as ligações, a quantidade de chamados abertos e fechados, quantos usuários cada operador atende por dia e muito mais.

Por meio desses indicadores, que precisam ser constantemente monitorados, é possível saber se existem alguns pontos que podem ser otimizados na companhia. De tal maneira, caso isso ocorra, será muito mais fácil fazer correções pontuais, que resultam em menos gastos para a organização.

Se você é gestor de uma empresa, precisa enxergar a redução de custos no atendimento como benéfica para o seu negócio. Isso porque, dessa maneira, será possível aprimorar cada vez mais as estratégias e conquistar mais resultados positivos.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para que você aprenda como reduzir os custos de atendimento ao cliente. Coloque as nossas dicas em prática e colete bons resultados no estabelecimento que gerencia.

Agora, também curta a nossa página no Facebook para que você possa acompanhar mais novidades interessantes como essas no seu feed de notícias!

Plataforma Escallo
Veja também:
Blog Futurotec | Conteúdos criativos e exclusivos Saiba tudo sobre governança, tecnologia, criatividade e outros assuntos do meio corporativo no nosso Blog.
Você também pode gostar

Sumário

Compartilhe

Não perca nenhuma novidade! Assine nossa newsletter.
Não mandaremos spam!
REVOLUCIONE SEU ATENDIMENTO

Sumário

Obrigado 👏🏻 por assinar 🎉 nossa newsletter! 🥳