Aprenda como engajar sua equipe de atendimento e melhorar a satisfação dos seus clientes

Engajar colaboradores
4 minutos para ler
gestão de atendimento

Vamos conversar sobre como engajar os colaboradores da sua equipe de atendimento?

Uma base de colaboradores engajados com a empresa em que atuam alcança resultados mais satisfatórios e contribui para um clima organizacional harmonioso. Quando o assunto é central de agendamento, sabemos que a rotina dos funcionários pode tornar-se estressante sem a iniciativa dos gestores em promover um bom ambiente de trabalho.

Por isso, é importante que aqueles que realizam o atendimento ao cliente estejam envolvidos com as ações da organização. Os benefícios são vários, como aumento da produtividade, redução de turnover e maior satisfação do público.

Se você quer aprender como engajar colaboradores de sua equipe de atendimento e atingir as expectativas dos clientes, continue a leitura deste post!

Reconheça e recompense os melhores do time

Reconhecer a competência e o esforço individual de cada colaborador é fundamental e contribui para o aumento da motivação deles em atingir metas. Nesse sentido, estabelecer objetivos reais e que são realmente vantajosos para o atendente é uma maneira de demonstrar que o valoriza.

Fixe metas que sejam realísticas e que possam oferecer bônus ou recompensas úteis. Uma situação que observamos com frequência nas organizações é a definição de objetivos quase impossíveis de serem alcançados e com um retorno pouco vantajoso na perspectiva do colaborador.

Para recompensar os melhores do time, opte por indicadores que ajudam a identificar quais foram os atendentes com um desempenho mais satisfatório.

Dê suporte necessário à rotina de atendimento

Fornecer suporte à equipe de atendimento é crucial se você busca por bons resultados em sua central de agendamento. Uma forma de fazer isso é simplificar as tarefas que demandam muito tempo dos colaboradores, investindo em tecnologia e automatização.

Com recursos tecnológicos você pode otimizar os processos e melhorar a rapidez no atendimento ao cliente, além de facilitar o dia a dia de trabalho dos atendentes.

O bom funcionamento dessas ações depende, em grande parte, da oferta de treinamentos e capacitações que a empresa disponibiliza aos funcionários. Portanto, promova palestras e cursos que ajudam o time em suas atividades diárias.

Mantenha uma comunicação transparente

O sucesso de uma empresa está diretamente relacionado ao modelo de comunicação que ela utiliza com as equipes. Dessa maneira, manter um diálogo transparente é o melhor caminho para aumentar o engajamento dos colaboradores e promove uma cultura organizacional em que todos trocam informações e compartilham ideias.

Além disso, os gestores precisam alinhar as expectativas da empresa com o time, para que eles possam contribuir com sugestões e feedbacks associados à rotina de trabalho. Quando ocorre este tipo de comunicação, fica mais fácil organizar as prioridades da central de agendamento e garantir resultados mais eficientes.

Invista em tecnologia e inovação

A tecnologia é uma grande aliada das organizações e pode tornar-se uma ferramenta útil também para a sua equipe de atendimento. Com a URA (Unidade de Resposta Audível) você pode ter funções semelhantes a um menu em que o cliente é direcionado para o setor adequado ou pessoa responsável rapidamente.

Assim, o público oferece as informações necessárias durante a utilização do serviço, e a partir disso, é encaminhado para o atendente. Logo, o uso da tecnologia facilita a comunicação com os clientes e otimiza os processos da organização.

Dê feedbacks eficientes

A cultura do feedback é importante para o crescimento dos profissionais e faz toda a diferença nos resultados de sua empresa. Entretanto, não basta apontar os erros dos colaboradores e indicar o que eles precisam melhorar e cobrar o alcance de metas frequentemente.

Para atingir um feedback eficiente é preciso ir além disso. Afinal, os atendentes têm dificuldades em sua rotina de trabalho e o gestor precisa entender quais são elas e como isso pode ser solucionado para tornar o ambiente mais agradável.

Então, é essencial que o supervisor entenda a realidade dos funcionários antes de apontar falhas. Além disso, buscar alternativas que melhoram os resultados também é um fator relevante.

Saber como engajar colaboradores pode aumentar o potencial de sua empresa e por isso é cada vez mais importante investir em estratégias que sejam focadas na satisfação do funcionário. Caso contrário, a rotatividade dos profissionais será alta e os lucros da organização também serão prejudicados.

Já que você tem interesse no assunto, leia também sobre como estruturar sua central de agendamento no contact center!

Praticas para gerenciar sua clínica
Você também pode gostar