Como direcionar o seu call center para vendas

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O comportamento do consumidor mudou e, junto com ele, as formas de atendimento e interação com o cliente. Por isso, mais do que ser um canal de comunicação, direcionar o call center para vendas pode gerar melhores resultados. 

As ferramentas tecnológicas estão repletas de funcionalidades que favorecem o setor e as equipes em seu fluxo de atendimento. O processo de vendas começa com uma boa abordagem e busca por soluções para resolver as dores, problemas e necessidades do público. 

Foi pensando nisso que trouxemos, neste post, um panorama sobre a importância do call center e de como ele pode agregar valor aos planos de venda. Continue lendo e veja como um sistema inteligente e personalizado pode ajudar nesse desafio!

Qual a importância do setor de call center?

Grosso modo, o call center nada mais é do que uma central de atendimento que serve para conectar a empresa e os clientes. Com operações ativas, receptivas ou mistas, o setor é responsável por realizar um filtro e direcionar o público de acordo com suas necessidades. 

Antes do surgimento das soluções digitais, o telefone era o principal meio de contato entre o consumidor e os mais diversos tipos de negócios. Nesse cenário, é possível imaginar longas filas de espera, um tempo médio de atendimento superior ao desejado e, sobretudo, a insatisfação do cliente.

Com o tempo e a evolução das ferramentas tecnológicas, o call center aprimorou o atendimento e agora é visto como uma área imprescindível. O bom e velho telefone permanece, mas a ele foram incorporadas outras funcionalidades que permitem um atendimento mais ágil e eficiente.

Para entrar em contato com os clientes, receber chamadas ou operar em via de mão dupla, muitas atividades se tornaram automatizadas. Um bom atendimento é aquele que não só resolve problemas, mas oferece uma experiência diferenciada, aumentando o potencial de fidelidade.

O call center atual tem um papel essencial no relacionamento com o público e na consolidação de uma empresa no mercado. Isso porque as impressões do consumidor ou cliente são determinantes para que ele se torne promotor ou detrator da marca.

Dessa forma, a venda começa muito antes da decisão de fazer qualquer tipo de negócio com a empresa, independentemente do ramo ou segmento. É durante o atendimento e de como ele se desenvolve que a confiança é gerada e fortalecida, criando laços mais fortes.

Como a tecnologia pode absorver demandas e guiar o call center para vendas?

A tecnologia tornou o call center mais versátil e dinâmico, sobretudo, devido aos sistemas personalizados de atendimento. As demandas que antes exigiam mais dedicação dos atendentes já podem ser absorvidas pelas funcionalidades específicas. 

Prova disso é o autoatendimento promovido pelo voicebot e chatbot, que ajudam a aliviar a pressão e melhorar a satisfação do cliente. Com isso, o time de atendimento fica mais livre e pode ser melhor aproveitado para vender e não apenas realizar atendimentos.

Na oportunidade de dar atenção e ouvir em detalhes tudo o que o cliente precisa, o atendente consegue visualizar soluções adequadas. Ser pontual nas resoluções de problemas gera um sentimento positivo e preferência pela empresa.

Mas como usar efetivamente o call center para vendas? Essa é uma dúvida de muitos empreendedores e gestores que não sabem ao certo como otimizar as vendas com a ajuda da central de atendimento.

A resposta é simples, ainda mais, quando exemplificada por um sistema como a plataforma multicanal Escallo. Suas características e funcionalidades confirmam o quanto direcionar o call center para vendas pode impulsionar a produtividade e o lucro.

Entre os diversos recursos de um software de atendimento utilizados em um call center, o Escallo prioriza aqueles que podem ser implementados em qualquer tipo de negócio. Assim, segmentos como o da saúde, educação, varejo e provedores de internet se beneficiam com as possibilidades de aumento das vendas. 

Veja alguns desses recursos!

Agendamento automático

Imagine o ganho de tempo e de autonomia para o cliente poder agendar seus horários sem a necessidade de um agente humano. Com esse tipo de call center, a agenda se mantém aberta e disponível a qualquer hora do dia ou da noite. 

Além da experiência agradável de não ter de esperar para ser atendido, em um contato com intervenção humana a conversa será mais produtiva. Como resultado, o atendente terá foco nos produtos, serviços e soluções da empresa e maior riqueza de detalhes a oferecer para o cliente.

Confirmação automática de agenda

Mais um serviço de call center para otimizar o fluxo de trabalho da equipe e liberar os agentes para atividades mais importantes. Apesar de ser um ganho maior para a empresa no que diz respeito ao controle efetivo da agenda, é uma funcionalidade que impacta a qualidade do atendimento.

Priorização de atendimentos

As vendas são consequência da satisfação e da fidelização dos clientes, o que valida uma função que seleciona os atendimentos mais rentáveis. Por meio da configuração de um menu inteligente para a URA telefônica ou WhatsApp, é possível definir por conforme a ordem de rentabilidade as demandas que serão priorizadas na fila de atendimento.

Atendimento personalizado

A personalização é um dos diferenciais mais competitivos da atualidade, ou seja, de nada adianta ter apenas um produto ou serviço de qualidade. É preciso mostrar ao cliente o quanto ele é importante. A identificação automática daqueles já cadastrados reforçam esse compromisso.

Chamar o cliente pelo nome já no primeiro contato e evitar que ele repita as mesmas informações sempre que fizer contato reduz o TMA e aumenta a produtividade. O cliente sempre se lembrará desse atendimento proativo e dificilmente vai migrar para outra empresa.

Pesquisa de satisfação tipo NPS (Net Promoter Score)

Medir a satisfação dos clientes em relação aos serviços e atendimento prestado pela sua empresa ao final de cada atendimento (chat ou telefone) e mensurar o contentamento não só mapeia as demandas mais críticas, como evita o risco de perda de clientes.

Recuperação automática de chamadas

O retorno automático para os contatos de ligações perdidas reduz a ociosidade do atendente, melhora a imagem da empresa e surpreende o cliente. Pode não parecer, mas um call center para vendas é aquele que se empenha ao máximo para fixar uma imagem positiva da marca na memória do público.

Monitoramento da operação em tempo real 

A tela de monitoramento em tempo real do Escallo traz a visibilidade das filas de atendimento de todos os canais disponíveis. Essa é uma funcionalidade revolucionária, já que mostra dados importantes por demandas, de acordo com as necessidades e tipo de negócio. 

Uma gestão à vista que permite ao gestor fazer intervenções em tempo hábil, incluindo, alterando ou revendo as estratégias de atendimento. A partir dessa função gerencial o call center para vendas terá um direcionamento mais apropriado e comercialmente efetivo. 

O Escallo é uma plataforma de atendimento multicanal que engloba, em apenas uma tela, todos os principais canais de interação com o seu cliente, desde o telefone até redes sociais, WhatsApp, chat no site e no Google Meu Negócio. 

Nesse sentido, ao passo que reduz custos, potencializa o lucro por meio de um call center ativo e rentável. Vale lembrar que existem projetos de lei e regras para a realização do contato ativo, por isso é importante ter outros meios de contato.

Com um sistema capacitado para oferecer um call center tão robusto e alinhado, sua empresa fica em conformidade com a LGPD e a Lei do SAC. Perceba que o call center para vendas não precisa ser engessado ou recorrer a uma investida comercial agressiva — aliando tecnologia especializada, equipe engajada e gestão atenta, sua empresa pode dar um salto em rentabilidade financeira.

Por fim, se você gostou deste post e visualizou seu call center mais eficiente do que nunca, entre em contato com a gente agora mesmo e solicite uma demo completa do Escallo. Podemos deixar a plataforma com a cara e necessidade da sua empresa!

Entre em contato com a gente para conhecer o Escallo, a nossa plataforma de atendimento multicanal!

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