Descubra agora como diminuir o turnover e reter talentos na empresa

Diminuir turnover e reter talentos
4 minutos para ler

Vamos conversar sobre como diminuir o turnover e reter talentos na sua empresa? A rotatividade de colaboradores é uma das principais preocupações das empresas, por isso a retenção de talentos é considerada um desafio para muitos gestores.

Nesse cenário, o turnover é um índice que tem grande importância na hora de entender como estão as demissões dentro da organização. Quando essa taxa é alta, observamos uma série de prejuízos para o ambiente de trabalho, como baixa produtividade e dificuldade em manter o engajamento das equipes.

Sendo assim, aplicar estratégias que ajudam a diminuir o turnover é importante para garantir melhores resultados. Quer saber como diminuir o turnover e reter talentos em sua empresa? Continue a leitura deste post!

Melhore a comunicação interna

Se você tem o objetivo de reter talentos, então é preciso investir em uma comunicação eficiente. Ela tem de ser positiva para todos os times da empresa, pois isso contribui para um ambiente harmonioso, em que os profissionais trabalham em conjunto.

Promova um diálogo aberto entre todos os colaboradores, usando ferramentas e recursos que facilitam e agilizam a troca de informações. Como você poderá saber os gaps da empresa se não conversa com quem está trabalhando todos os dias naquela atividade? A comunicação, além de aproximar as pessoas, auxilia no gerenciamento geral da empresa.

Uma boa comunicação interna não quer dizer enviar vários e-mails ao longo do dia ou exigir que todos façam isso. Sendo assim, aposte em canais que sejam compatíveis com a cultura da organização e que contribuam com a evolução dos processos.

Os meios que podem ser utilizados são vários: sistemas de intranet, softwares, murais e newsletters internas são apenas algumas ideias de ferramentas que auxiliam na comunicação corporativa.

Ofereça benefícios

A oferta de benefícios é uma forma eficiente de reter talentos, porque além de demonstrar que a organização valoriza as pessoas, é um diferencial perante a concorrência. Contudo, é essencial que os gestores estudem o que realmente tem valor para os colaboradores e que, na percepção deles, é visto como um benefício que os demais concorrentes não oferecem.

Sabemos que grande parte das empresas já fornece planos de saúde, vale-transporte ou vale-alimentação. Nesse contexto, nem sempre tais benefícios serão suficientes para diminuir a rotatividade no time. Por isso, estudar quais são os diferenciais em que vale a pena investir dentro da realidade da empresa é fundamental.

O que é importante para os seus colaboradores? Descontos em academias, vale-cultura, plano odontológico e vale-presente são algumas das opções que você pode analisar e ofertar às pessoas que trabalham com você.

Estruture um plano de carreira

A recompensa à dedicação e competência dos colaboradores é um dos pontos que alavancam a retenção de talentos, já que os profissionais buscam avançar na carreira e ter reconhecimento na empresa em que atuam. Dessa forma, as organizações que contam com um plano de carreira estruturado conseguem ter bons resultados.

Tenha um plano de carreira objetivo e que ajude o profissional a ter um panorama das oportunidades de crescimento que a empresa possibilita, além do que precisa ser realizado para alcançar determinada função.

Como foi visto, os gestores da organização precisam saber como diminuir o turnover e reter talentos para construir um ambiente de trabalho mais harmonioso e positivo para todos.

Melhorar a comunicação interna e a oferta de benefícios são algumas ações que ajudam a proporcionar um local mais atrativo, em que os colaboradores se sintam valorizados.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe o post em suas redes sociais para que outras pessoas também fiquem por dentro dessas dicas!

Plataforma Escallo
Você também pode gostar

5 thoughts on “Descubra agora como diminuir o turnover e reter talentos na empresa

  1. Simply wish to say your article is as surprising. The clearness to your post is simply nice and that i could assume you are a professional in this subject. Well with your permission allow me to clutch your feed to keep updated with drawing close post. Thanks 1,000,000 and please carry on the gratifying work.

Deixe um comentário