Como aplicar os conceitos da indústria 4.0 no atendimento ao cliente

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A indústria 4.0 está revolucionando o mercado com diversas alternativas tecnológicas que podem ser aplicadas em muitas áreas. No atendimento ao cliente, o trabalho manual dá lugar à automatização com importante geração de dados para análise.

De acordo com o Relatório de Tendências Tecnológicas 2023, elaborado pelo Future Today Institute, as empresas devem se preparar para as possíveis oportunidades que englobam, entre outras, Inteligência Artificial (IA), Web3, Metaverso, 6G e ChatGPT.

Neste post, você confere o que é o conceito da indústria 4.0 e seus impactos no mundo corporativo. Continue lendo e veja como o atendimento ao cliente pode se beneficiar das inovações tecnológicas trazidas pela Quarta Revolução Industrial!

O que é a indústria 4.0?

Também chamada de Quarta Revolução Industrial, a indústria 4.0 reúne automação e tecnologia da informação. Senso assim, essencialmente voltada para a produção, seus conceitos podem ser também aplicados no setor de serviços.

Aqui, a geração, coleta, tratamento e análise de dados serão cada vez mais difundidos e utilizados. A informação é preciosa, sobretudo, para os gestores em sua tomada de decisão, que precisa ser rápida e consistente, considerando a velocidade do mercado.

O quarto estágio traz a automação como foco central, prometendo uma entrega ainda mais eficiente e ágil. Muitas atividades que já são absorvidas por tecnologias e aplicações, na indústria 4.0 a tendência é de um arranque potente em relação à automação e autonomia tecnológica na rotina de trabalho.

Quais são os impactos previstos pela indústria 4.0?

A ideia de substituição da mão de obra humana pode assustar no primeiro momento, no entanto, a proposta é de junção. Enquanto os equipamentos e tecnologias absorvem determinados tipos de tarefas, sobra mais tempo para que os indivíduos se dediquem a outras igualmente importantes.

Para entender melhor o conceito, vale lembrar o caminho percorrido pela indústria em cada fase:

  • 1ª Revolução Industrial — trabalho operacional, braçal e orgânico;
  • 2ª Revolução Industrial — introdução modesta de máquinas e criação das linhas de montagem em cadeia;
  • 3ª Revolução Industrial — introdução da internet e dos recursos tecnológicos para automação e autonomia de processos;
  • 4ª Revolução Industrial — consolidação e soberania tecnológica com uso de diversas tecnologias e aplicações, conectando e integrando mundo real e virtual.

A versão quatro da Revolução Industrial promove uma transformação digital que evolui a passos largos. Seus conceitos agregam valor a produtos e serviços para oferecer excelência e promover uma experiência diferenciada para o cliente.

Com isso, a indústria 4.0 está mudando o modo com que as empresas se relacionam com os serviços, processos, colaboradores e clientes. Dessa forma, a indústria 4.0 só faz acompanhar a evolução de um comportamento ditado pela própria sociedade.

O consumidor está cada vez mais digital e exigente, buscando facilidades no seu dia a dia. Com a chegada dos smartphones e dos aplicativos, as pessoas conseguem resolver muitos dos seus problemas com apenas alguns cliques.

Essas facilidades são permitidas por tecnologias desenvolvidas que servem não só à indústria, mas a empresas de diversos segmentos. Para atender às necessidades dos consumidores e corresponder às expectativas dos clientes, é preciso modernizar a prestação de serviços.

Como incorporar tecnologias de automação no atendimento ao cliente?

Antes de tudo, o atendimento ao cliente nunca precisou de tanta atenção como nos últimos tempos, seja pelo avanço tecnológico, seja pelas alterações na Nova Lei do SAC, seja pela aplicação das regras rígidas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A indústria 4.0 dá impulso às melhorias do setor de atendimento ao cliente, desde a otimização dos processos até a autonomia online. Assim, com a automação, as empresas já podem pensar em ferramentas que possibilitem a implantação de serviços digitais.

O chatbot, usado em sites e aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, é uma dessas ferramentas. Dessa forma, a Inteligência Artificial consegue absorver demandas de atendimento e se manter disponível 24h por dia, 7 dias por semana.

Dessa forma, o cliente tem mais liberdade para entrar em contato a qualquer hora do dia, sem as barreiras do horário comercial. Enquanto isso, um sistema especializado gera dados que, por uma versão cloud computing, o gestor pode acessar de qualquer ponto com internet.

Sem contar na interconectividade de dispositivos, possível graças à Internet das Coisas, conceito que amplifica o uso de rede. Nela, a comunicação e transferência de dados ocorrem de modo ágil, fornecendo base de consulta, análise e decisão em tempo real.

Com a possibilidade de ter soluções na palma da mão, o cliente atual espera muito mais das empresas do que apenas acesso aos serviços. Ele espera ser surpreendido com inovação e modernidade, personalização e agilidade, pois não quer perder tempo com esperas e burocracias.

Transformação digital

Vivemos uma nova era, em que a virtualidade é uma realidade que não pode ser negligenciada. As pessoas se acostumaram a comprar pela internet, fazer escolhas pelo autoatendimento e passaram a gostar de tomar decisões por si mesmas.

Um agendamento, a solicitação de um serviço ou a busca por uma informação específica. Esses são alguns dos pontos em que a comunicação direta do autoatendimento favorece a relação com o cliente.

A transformação digital se fortalece possibilitando às empresas e gestores se anteciparem aos problemas. Os dados fornecem informações que, transformadas em indicadores, mostram o que deve ser aprimorado e o que precisa ser melhorado.

Com a indústria 4.0 e tecnologias tão avançadas, o uso de softwares especializados e de aplicações personalizadas é fundamental para quem deseja se manter no mercado. Não se trata de substituir pessoas, mas de investir em otimização para garantir a sintonia no fluxo de atendimento da equipe e seus relativos processos.

Gostou do post? Então, aproveite para conferir 5 ações importantes para melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa em 2023!

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