Como a Inteligência Artificial tem revolucionado o atendimento ao cliente!

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O uso da Inteligência Artificial no atendimento ao cliente trouxe para a área maior agilidade de comunicação e interação com o público. Além disso, abriu possibilidade para um atendimento no formato 7 dias por semana, 24 horas por dia.

Essa é uma realidade que já faz parte da rotina de muitas empresas que aderiram aos recursos tecnológicos para oferecer melhor experiência a seus clientes. O chatbot, por exemplo, é uma oportunidade de inovar no atendimento e se destacar da concorrência.

Neste post, vamos entender sobre as vantagens de relacionar as aplicações da Inteligência Artificial ao atendimento ao cliente. Continue lendo e veja o quanto sua empresa tem a ganhar ao oferecer essa facilidade ao público!

O que é e como funciona a Inteligência Artificial?

Esse é um segmento da ciência da computação desenvolvido para ter a capacidade de simular as ações humanas. Com isso, comportamentos de raciocínio, coleta e processamento de dados são absorvidos, gerenciados e replicados por softwares inteligentes.

Também chamada de IA, a Inteligência Artificial é uma forma inovadora da computação de aprimorar as funcionalidades das máquinas e habilitá-las para que tenham competências cognitivas.

Assim, por meio das interações, os mecanismos e softwares conseguem tomar decisões, propor soluções e resolver problemas como se fossem um agente humano. Mesmo tarefas complexas podem ser executadas a partir das técnicas baseadas no conceito da Inteligência Artificial.

Qual o impacto da Inteligência Artificial no atendimento ao cliente?

Assim como a tecnologia, as pessoas também evoluíram e tiveram seu comportamento alterado pela transformação digital. Com a Inteligência Artificial, o ambiente online se tornou mais dinâmico e ágil.

No suporte, embora o atendimento telefônico ainda seja um dos principais meios de comunicação, outras formas de interação foram adicionadas. A IA tem um papel fundamental nesse processo, desenvolvendo assistentes virtuais ou robôs – chatbot – com capacidade para absorver demandas da área de atendimento.

A ideia não é substituir a mão de obra humana em totalidade, mas ser um recurso adicional para interagir com o público por meio da rede social, via chat do site ou aplicativo, de modo efetivo e prático.

Com a chegada da IA no atendimento, a jornada do cliente pode ser facilitada, o que melhora a experiência que ele tem com a empresa. Além de evoluir a qualidade dos serviços, uma aplicação com esse nível de inteligência permite um conhecimento mais profundo do perfil do público.

Internamente, tanto as demandas quanto os processos podem ter melhor gerenciamento, considerando os dados gerados durante cada atendimento. Assim, a equipe consegue organizar a operação e identificar as prioridades.

Quais são as vantagens de contar com a IA no setor de atendimento?

Se pudermos resumir em uma palavra os benefícios que a Inteligência Artificial traz para o setor de atendimento, certamente é inovação. A partir daí, as vantagens se desdobram em percepções do dia a dia, quando a empresa passa a ter resultados mais expressivos.

Veja alguns dos principais ganhos de contar como uma estratégia baseada em IA na sua empresa!

Mais agilidade no atendimento

Seja por meio do chatbot ou rede social, o cliente tem mais autonomia no contato com a empresa. Dessa forma, ele pode escolher o melhor horário no formato 24/7, que significa ter um canal disponível a qualquer hora do dia ou da noite.

Com o autoatendimento, o cliente pode escolher, entre as opções disponíveis, aquelas mais efetivas para resolver seus problemas. Sem perder tempo nas conversas com o atendente, em alguns minutos o atendimento pode ser encerrado, deixando o cliente satisfeito.

Automatização

Para maior eficiência  e produtividade do setor de atendimento ao cliente, a automatização no contact center tem um papel fundamental. Com as aplicações da Inteligência Artificial, as informações, perguntas, processos e operações ocorrem com rapidez e objetividade.

Redução de custos

Os custos são preocupação constante dos gestores e uma das vantagens de utilizar a IA é que as despesas da operação podem ser reduzidas. Com o autoatendimento, mesmo que a demanda aumente, a equipe pode ser mantida.

A capacidade de absorver demandas, sem a necessidade de novas contratações, é um dos pontos de benefícios. Sem contar que o registro das conversas é armazenado em um sistema, o que elimina os gastos com papel e impressão, por exemplo.

Omnicanalidade

A estratégia omnichannel, cada vez mais presente em todos os segmentos do mercado, defende a ideia do atendimento multicanal, ou seja, de estar presente em todos os meios de comunicação com o cliente.

É preciso se adaptar, e a Inteligência Artificial fortalece essa iniciativa ao oferecer um recurso com capacidade para atender diversos públicos, sobretudo aqueles formados por consumidores digitais e imediatistas.

Cruzamento de dados e informações

Uma das características da IA é coletar, armazenar e aproveitar dados para gerar informações que sejam úteis no desenvolvimento da relação com os clientes. Ao cruzar esses dados, é possível identificar traços do perfil e necessidade do público que ajudam a melhorar as estratégias de atendimento.

As informações podem ser usadas para entender melhor o comportamento e preferências dos consumidores. São características importantes que servem de base para a personalização do atendimento.

Redução da fila de espera

A espera por atendimento é um problema que pode ser mais fácil de administrar com a disponibilidade de mais canais de interação. Além de reduzir as filas, as soluções inteligentes, no cruzamento de dados, possibilitam distribuir as demandas conforme as necessidades dos clientes.

Como você pôde ver, são muitas as vantagens de contar com a Inteligência Artificial no atendimento ao cliente, tendo como uma das estratégias diferenciadas do negócio. Além de gerar proximidade e acolhimento, é uma forma de se mostrar disponível integralmente no pré e pós-venda, o que pode colocar sua empresa em vantagem competitiva.

Gostou do post? Que tal aproveitar a visita para saber como um software de atendimento para contact center pode revolucionar o seu negócio!

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