5 dicas de como atender os clientes da geração millennials

Clientes Da Geração Millennials
6 minutos para ler

Os clientes da geração millennials são digitais, sempre conectados e, naturalmente, exigentes quanto à qualidade no atendimento. São pessoas que nasceram dentro do avanço da era tecnológica e estão em uma constante busca por novidades.

Para conseguir atrair e reter esse tipo de cliente, é fundamental adequar sua empresa à linguagem e aos hábitos desse público. Isso quer dizer que as soluções tecnológicas e o pensamento digital devem fazer parte da cultura e do atendimento. 

O objetivo deste post é apresentar a geração millennials e descrever suas principais características. Continue lendo para saber o que eles mais prezam em um bom atendimento e implemente as 5 dicas que trouxemos para oferecer qualidade a esse grupo de clientes!

O que é a geração millennials?

As pessoas que fazem parte da geração millennials, também chamada de geração Z, são aquelas que nasceram entre os anos 80 e meados dos anos 90. Dentro desse período, formou-se um contexto digital de ambiente favorável à conectividade e imediatismo. 

Quem pertence à geração millennials está sempre em busca de algo, desde um propósito até a satisfação para ter suas expectativas correspondidas por uma ou mais marcas. É uma geração impaciente, que não se contenta com um mau atendimento, por exemplo.

Quais as principais características da geração millennials?

É a geração do engajamento e participação ativa nas questões mais importantes, como sociais, culturais e políticas. Ela exerce influência sobre as relações de consumo, sobretudo, quando pode interagir e expressar sua opinião nas mídias disponíveis. 

Com alto poder de interagir e se comunicar devido à facilidade de utilização de ferramentas, como smartphones, tablets e notebooks, as empresas precisam desenvolver estratégias de atendimento para oferecer uma experiência diferenciada no atendimento aos millennials. 

É essencial ter um atendimento personalizado para cada tipo de cliente, a fim de garantir a satisfação com o serviço prestado. Os millennials se adaptaram às novas tecnologias e esperam que as marcas com que desejam se relacionar façam o mesmo.

O surgimento das redes sociais Facebook e Twitter, assim como da gigante Google, fez fortalecer a ideia de que, para conquistar o cliente, as empresas precisariam adaptar a estrutura e os processos internos para receber um público intenso e bem-informado.

As principais características dos clientes da geração millennials são:

  • estão sempre conectados na web;
  • são intensamente dinâmicos;
  • têm uma rotina altamente acelerada e intensa; 
  • são totalmente bem-informados;
  • prezam pelo conforto;
  • buscam facilidades,
  • são imediatistas;
  • utilizam diversos canais para interagirem;
  • são influentes;
  • valorizam a autonomia de escolha;
  • são questionadores, curiosos e abertos às tendências;
  • buscam respostas rápidas e soluções imediatas.

O que os millennials prezam em um bom atendimento?

Os millennials não gostam de rodeios, filas de espera ou dificuldades para concluir um atendimento. Logo, se você deseja conquistar esse público, deve entender que são pessoas com um nível de tolerância baixo, pois não esperam por soluções, vão em busca por si próprios. 

É um público que espera por uma experiência agradável e, quando encontra, tende a valorizar e referenciar a qualidade do atendimento para outras pessoas. São abertos a indicar os serviços ou produtos, por isso a importância de se atualizar regularmente e moldar a empresa para receber os millennials.

Como atender bem os clientes da geração millennials?

Os clientes da geração millennials são fáceis de serem identificados. Seu comportamento e estilo mostram que pertencem a um grupo de pessoas que deseja se sentir importante e ter um atendimento exclusivo e prioritário. 

Veja nossas 5 dicas de como atender os millennials e conquistar de vez a preferência desse público tão exigente!

1. Seja humanizado

O atendimento humanizado não deve se restringir apenas ao cliente da geração millennials, mas pelo fato de estar sempre conectado, bem-informado e na constante busca do melhor, ele exige mais esforço para trabalhar a empatia e entender seu lugar de cliente imediatista.

No atendimento humanizado, o cliente precisa ser ouvido atentamente, ter a certeza de que foi compreendido e que seus problemas são importantes o suficiente para a empresa tomar providências imediatas e encontrar soluções efetivas.

2. Ofereça agilidade e eficiência

Como estamos falando de um público impaciente e sempre em busca de quem corresponda às suas expectativas, ofereça agilidade. Se você deseja reter os clientes da geração millennials na sua empresa, reestruture os processos de atendimento e prepare a equipe para se antecipar aos problemas, propondo soluções rápidas e seguras.

3. Faça uso da automatização

Com a automatização, a equipe de atendentes terá acesso às informações de modo automático, de acordo com os registros em sistema. O tempo de resposta será mais rápido, o que agrada a um cliente millennial.

Em um segundo atendimento, algumas informações não serão mais necessárias, o que poupa o tempo do consumidor e torna o atendimento mais dinâmico, prático e rápido — tudo o que os clientes da geração millennials buscam para a sua vida.

4. Ofereça autoatendimento

Não há nada melhor para um millennial do que ter autonomia sobre suas próprias demandas. Como estão muito familiarizados com as soluções tecnológicas, interagir e seguir as orientações de um robô não será um problema, pelo contrário, dará flexibilidade para quem tem uma rotina atribulada e cheia de compromissos.

5. Disponibilize o atendimento em diversos canais

A experiência omnichannel agrada muito aos clientes da geração millennials. Acostumados a utilizar a tecnologia para resolver suas principais questões, ter disponíveis diversos canais de atendimento dará mais liberdade de escolha, inclusive quando eles desejarem variar o tipo de canal.

Com os canais integrados, o cliente pode começar o atendimento pelo WhatsApp, dar continuidade via chat web e finalizar na central telefônica. Para um público que adora a conectividade, esse é um diferencial que pode surpreender e fidelizar esse tipo de cliente.

É extremamente importante que a plataforma da sua empresa seja eficiente e dê total condição de um atendimento de qualidade. Caso contrário, você perderá um cliente millennial. Tenha o cuidado de implementar uma solução que integre os canais sem oferecer riscos de erros antes, durante e depois do atendimento.

Os clientes da geração millennials não serão difíceis de agradar se a sua empresa e equipe estiverem prontas para implementar soluções tecnológicas inovadoras. Prepare o seu negócio para revolucionar o mercado e encantar de vez esse público tão importante!

Gostou do post? Que tal aproveitar a visita em nosso blog para saber qual é o futuro do atendimento e como adequar sua empresa para não perder competitividade?

Você também pode gostar

Deixe um comentário