Conheça os benefícios de usar chatbots na educação

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O uso dos chatbots na educação tem revolucionado o setor de atendimento e melhorado cada vez mais o relacionamento dos alunos com a instituição. Considerando aspectos como praticidade e autonomia, é uma solução que só traz benefícios para essa área.

Em tempos de comunicação virtual e uso de sistemas para facilitar a interação com o público, utilizar uma ferramenta automatizada como o chatbot pode ser a chave do sucesso para a sua instituição de ensino.

O objetivo deste post é mostrar a eficiência dos chatbots na educação e como a ferramenta pode favorecer um negócio. Continue lendo e veja também as principais funcionalidades e quais são os benefícios de usar a solução na área educacional!

Chatbots na educação: atendimento ágil e prático

A tecnologia se tornou aliada das empresas nos mais diversos segmentos. São diversas soluções usadas como instrumento e recurso de apoio às áreas na prestação de serviços, sendo cada vez mais eficientes aos clientes.

Assim são os chatbots que, na educação, podem absorver grande demanda e equilibrar o fluxo de atendimento, evitando as filas de espera e insatisfação dos alunos por mau atendimento. Da gestão ao atendimento, a automatização promove ganhos em termos de agilidade.

Em meio a tantas manobras da concorrência para atrair e reter alunos, é essencial inovar e oferecer algo diferenciado. Com o chatbot, certamente sua instituição terá processos mais otimizados, fluxo de trabalho dinâmico e equipe de atendimento motivada.

Aplicação do chatbot na instituição de ensino

O vínculo entre uma instituição de ensino e o aluno é, relativamente, longo. Por isso, no dia a dia, a experiência na resolução de burocracias deve ser agradável. Com uma boa implementação, o chatbot pode ser usado para esclarecimentos de dúvidas simples, informações sobre a instituição ou alguma campanha focada.

Com as parametrizações e funcionalidades adequadas, é uma ferramenta que pode, inclusive, ajudar nos períodos de mais sobrecarga, como o de matrículas. A automatização de tarefas que não necessitam de atendentes vai liberar a equipe para total dedicação ao atendimento.

O aluno pode, por exemplo, entrar em contato pelo atendimento do WhatsApp e, lá, ter a opção de segunda via de boleto. Basta que ele digite a opção correspondente para receber o arquivo do documento — tudo sem a necessidade de ter um atendente disponível.

No caso de uma campanha para rematrícula, a instituição pode planejar a ação de envio de mensagens para todos os alunos, com informações importantes e atrativas, como descontos, prazo para pagamento, entre outros.

Benefícios da utilização do chatbot na educação

O tempo exerce uma grande influência na qualidade do atendimento e nas decisões de um cliente. Esse é um bom motivo para que uma instituição de ensino opte por utilizar o chatbot entre as ferramentas de atendimento.

Alguns benefícios obtidos com a implementação dos chatbots na educação têm a ver com a otimização do tempo que reduz, além dos esforços, os custos com um número grande de pessoas na equipe. Veja as principais vantagens dessa prática!

Agilidade no atendimento

Um atendimento ágil e prático, concentrado nas solicitações e problemas do cliente, melhora a prestação de serviços significativamente. As interações simples, transferidas para o chatbot, podem fazer com que os alunos cada vez mais utilizem esse canal de comunicação.

Sem esperar pelo atendimento de um agente humano, o próprio aluno terá autonomia para escolher opções que vão desde informações à solicitação de segunda via de boleto — tudo muito rápido para não tomar o tempo que o aluno gastaria estudando, por exemplo.

Fidelização

Saber que é possível utilizar um canal além da central telefônica para entrar em contato com a instituição pode deixar alguns alunos, sobretudo aqueles que preferem o meio digital, mais confortáveis para falar na instituição.

O público da educação, no geral, é antenado e está sempre conectado à virtualidade. Embora os chatbots sejam uma novidade para a escola, é um recurso que oferece familiaridade quando usado em ambientes como sites e WhatsApp. Ao final, sua instituição terá um público participativo e fidelizado.

Atendimento 24h

A rotina de estudos, trabalho ou outras atividades pode tomar boa parte da agenda de um aluno. Com isso, nem sempre ele terá disponibilidade ao longo do dia para falar na instituição em que estuda.

Esse é mais um dos benefícios do uso de chatbots na educação. O aluno não terá restrição de horário para sanar suas dúvidas ou abrir determinadas solicitações. No formato 24 horas, 7 dias por semana, o atendimento sem pausa é uma revolução positiva em um mundo de horas passando a toda velocidade.

Existem diversos outros motivos para você considerar a implantação dos chatbots na educação, e os argumentos que trouxemos neste post já demonstram a eficácia de uma solução moderna, econômica e acessível a todos os alunos.

Se você gostou de saber que existe uma forma de aperfeiçoar o atendimento, aproveite a visita para conhecer os 5 erros que devem ser evitados na sua estratégia de uso de chatbot!

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