Chatbot para empresas: entenda o que é e quais os ganhos para o seu negócio

Chatbot
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O uso do chatbot para empresas está cada vez mais crescente, considerando a facilidade de integração em múltiplos canais de comunicação para otimizar e agilizar o atendimento, sempre em busca de melhorar a experiência dos clientes.

O fato é que o comportamento do consumidor e a transformação digital mudaram a forma de relacionamento com o cliente, por isso, o chatbot é uma tendência que chegou para ficar ao cair no gosto das empresas modernas.

Neste post você vai saber o que é e como funciona o chatbot. Continue lendo e entenda as vantagens de implementar a ferramenta para beneficiar o seu negócio e em quais canais é possível integrar o software!

O que é chatbot?

O chatbot é um software programado para se comunicar com as pessoas e orientá-las para a ação, de acordo com os serviços prestados pela empresa. Com respostas automáticas baseadas nas principais interações dos clientes, a ferramenta oferece praticidade.

Se há alguns anos alguém dissesse que era possível interagir com uma solução tecnológica como se fosse uma pessoa, seria difícil de acreditar e imaginar resultados tão significativos e eficientes.

É uma solução inteligente criada para resolver as dúvidas mais frequentes ou dialogar com os clientes de forma interativa, porém automatizada, sem a necessidade de intervenção humana.

Como a ferramenta funciona?

A base de desenvolvimento do chatbot é a IA – inteligência artificial – que usa características da interação entre pessoas para humanizar o atendimento executado pelo programa e minimizar a estranheza de conversar com um robô.

O objetivo é automatizar as atividades mais repetitivas da empresa. Na área da saúde, por exemplo, o chatbot pode ser usado para dar informações gerais sobre horários e procedimentos, agendamento online e solicitação de resultado de exames.

As demandas simples, que são comuns à maioria dos clientes, podem ser absorvidas pela ferramenta e liberar a equipe para outras tarefas ou usar o atendimento humano somente em casos mais complexos.

É fundamental direcionar o uso adequado do chatbot para que o público, sobretudo o mais velho e com pouca intimidade com a tecnologia, não se sinta “abandonado”. Por isso, mantenha a equipe humana a postos com disponibilidade, sempre que o cliente quiser falar com um atendente.

Quais são as vantagens de implementar o chatbot para empresas?

As vantagens de implementar uma ferramenta de chatbot na empresa estão vinculadas à qualidade do atendimento e satisfação do cliente. As pessoas já não têm tempo ou paciência para enfrentar as filas de espera no atendimento telefônico.

Os usuários buscam facilidades para o dia a dia e as empresas que prestam serviços, independentemente do segmento, são aptas a utilizar o chatbot. Veja alguns dos benefícios que a solução pode oferecer ao seu negócio!

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Com o chatbot, a distância entre o público e a empresa é minimizada pela capacidade de interação e envolvimento que a ferramenta proporciona. As mensagens são diretas e podem ser personalizadas para criar proximidade e empatia.

Se você deseja manter seus clientes atualizados sobre as novidades da sua empresa, é possível utilizar o chatbot para divulgar estratégias e ações de marketing. A ferramenta pode ser usada ainda como pesquisa de satisfação para saber como foi a experiência do cliente.

Mais agilidade no atendimento

Um atendimento ágil, personalizado e prático passa a ocupar um lugar cativo no coração dos clientes com rotina acelerada. Ninguém gosta de esperar um longo tempo para ser atendido e, dependendo da demanda da empresa, as centrais telefônicas não conseguem dar vazão às chamadas.

O chatbot evita que a pessoa desligue antes de ser atendida ou permite que seja possível identificar as chamadas perdidas para retomar o contato em breve. Esse processo é bem mais rápido que uma conversa com o agente humano.

A ferramenta é focada em solução de problemas. Com as interações pré-programadas, o cliente é direcionado de modo sutil e nenhuma das partes perde tempo com aquilo que não é importante.

Aceleração de vendas

Como melhorar as vendas por meio do chatbot? Muitas empresas já o utilizam e talvez a ferramenta não seja reconhecida por grande parte dos usuários. Empresas de telefonia, internet, locomoção de passageiros, educação e saúde podem ter bons resultados de vendas via chat.

Você pode, inclusive, acompanhar de perto, por meio dos dados, o número de conversões resultantes das interações pelo chatbot. As respostas são mais rápidas para que o cliente não tenha tempo de desistir do serviço ou produto que procura.

Redução de custos operacionais

Uma das vantagens mais atraentes do chatbot é que ele não tem jornada de trabalho, ou seja, funciona 24h por dia, 7 dias por semana. Isso quer dizer que os custos operacionais e com mão de obra podem ser minimizados.

Você não precisa de um espaço físico amplo para manter o chatbot operando com eficiência. As interações mais complexas podem ser conduzidas por uma equipe humana reduzida, sem comprometer a qualidade do atendimento.

Em quais canais o chatbot pode ser utilizado?

É interessante pensar em como o chatbot para empresas pode ser incorporado a outros canais de atendimento. Com a inteligência do software é possível agregar valor aos serviços prestados por meio dos aplicativos de mensagens, sites e plataformas digitais.

Os mais comuns são WhatsApp, Messenger do Facebook, Voz, E-mail e Chat Web. A tecnologia permite a integração de todos esses canais em um sistema de atendimento, propiciando melhor gerenciamento de processos e pessoas.

Com isso, os clientes podem iniciar o contato por um canal e dar continuidade por outro sem perder informações ou ter que começar tudo do zero. O ganho de eficiência e agilidade, proporcionado pela conectividade, é um divisor no modo de interação e atendimento.

O chatbot para empresas chegou com uma proposta inovadora e revolucionária de mostrar que é possível manter a qualidade da prestação de serviços, mesmo sem o contato direto com um agente humano — é a tecnologia automatizando as relações sem perder a humanidade.

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